Curtas & Boas
28-11-2018
- Tuno até morrer ou Tuno com prazo de validade?
"Ser Tuno não é um estatuto que adquirimos, é uma forma de se estar na Vida" é a máxima das máximas, e é para sempre.
- Tuna do garrafão ou do ensaio ?
A Tuna é Tuna em qualquer sentido, é algo superior a tudo, é a Mãe da nossa comunhão enquanto Tunos, que pertencemos às bases, aos ensaios, aos disparates, nos copos... é estarmos sempre juntos essencialmente.
- Festival ou Encontro?
Enquanto conceito prefiro o Encontro, afastando assim o fator competição que define o Festival. Em qualquer um, o convívio e a festa prevalece sempre no encontro entre Tunas e Tunos fora dos palcos.
- Mulher Gorda ou Primavera de Vivaldi?
A música é sempre o fator de união entre todos Tunos e todas as Tunas, seja ela qual for, dentro ou fora de palco.
- Passacalles ou Serenatas?
São momentos e experiências diferentes, mas que se complementam... em quantos passacalles não se parou para se fazer uma serenata? Se tiver de escolher um, serenatas sempre.
- Tuna que é tuna vira camas do avesso ou deita-se nas que faz?
Deita-se nas que faz, como forma de dizer que se assume o que se faz, representamos instituições, há estórias sempre mal contadas das Tunas, e como em tudo, há os bons e os maus, mas na maioria, somos uma comunidade que sabe estar e sabe fazer, e Bem, essencialmente Música.
- Mais vale 5 minutos de má fama do que esperar 5.000 para ter da boa?
Fama? O que é a Fama? Não conheço esse conceito enquanto Tuno.
- Quem não aparece está morto ou nem por isso?
Quem não aparece só perde por isso, desvalorizo completamente essa questão. Quem aparece, seja em que altura ou tempo for é sempre bem-recebido, porque faz parte daquilo que outros hoje gozam e vivem. Para se cá estar, outros fizeram o caminho com o que tinham na altura de meios e do tempo que viveram. Respeito muito os que hierarquicamente me são superiores e me souberam passar aquilo que hoje de uma forma diferente tento passar aos outros... e assim vamos estando em Tuna e sendo Tunos.
André "Simões" - Tuno da Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto desde 1998 e TAIPCA desde 2001.