Tum’Acanénica
Tum’Acanénica

Tum’Acanénica

Portugal / Leiria > Tunas Mistas

A Tum’Acanénica, a “Tuna das Canecas”, é a Tuna Mista da ESE Leiria. Nasceu em Maio de 1995, quando na ESEL e na própria Academia Leiriense florescia um movimento para a criação de Tunas. Tendo como data da sua fundação o dia 13 de Maio do ano de 1995, apenas se apresentou perante a Academia um ano depois, na V Semana Académica de Leiria.

Sob o olhar atento e protecção do Deus Baco, a Tum’Acanénica tem por emblema as suas canecas, apenas usadas pelos Tunos, e o seu garrafão. Os Caloiros da Tuna bebem, irmamente, da Caneca Furada a qual partilham até serem Tunos. Os Caloiros, designados Vinhateiros, representam com os seus trajes aqueles que regam, tratam, colhem, pisam, bebem e veneram a videira e o seu líquido sagrado, o vinho.

A 27 de Outubro, durante a realização do 2º Festival de Tunas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Tum’Acanénica teve a honra e o privilégio de se irmanar com a AugusTuna – Tuna Mista da Universidade do Minho. A 12 de Abril de 2003, a Tum’Acanénica viveu um dos momentos mais significativos da sua existência ao irmanar-se com a Tuna de Veteranos de la Coruña, uma das Tunas mais respeitadas e conceituadas em Espanha e em Portugal, e ao baptizar como Tuno da Tum’Acanénica o Napoleon, membro da Tuna de Veteranos de la Coruña e um “ícone” entre as Tunas de todo o Mundo.

D.Dinis, o Rei Trovador, com o seu espírito inovador e poético, alimenta e serve de inspiração e modelo à Tum’Acanénica, que o tem como patrono. Como forma de homenagear D.Dinis e lembrar a sua alma e obra trovadoresca, a Tum’Acanénica realiza desde 1998 o Real Festival de Tunas Académicas, Real FesTA, no qual o prémio mais importante é o Prémio D.Dinis atribuído à melhor serenata.

Site oficial: http://tumacanenica.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/tumacanenica
Instagram: https://www.instagram.com/tumacanenica/

Se estes dados estão incorretos, contacta-nos para atualizar.