V CITARA
02-05-2011
A Tuna Académica da Universidade de Évora, realizou nos passados dias 29 e 30 de Abril de 2011 em Évora, o V CITARA - "Certame Internacional de Tunas Académicas da Região do Alentejo".
As Tunas a Concurso foram:
-Semper Tesus - Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja (Vencedores do IV CITARA)
-Imperia Neptuna Académica da Cidade da Figueira da Foz
-Estudantina Universitária de Lisboa
-Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior
-Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa
As Tunas Extra-Concurso foram:
TAFUÉ- Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora
TESESJD - Tuna da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus - Évora
TAUÉ - Tuna Académica da Universidade de Évora
O Festival teve início na Sexta-feira, dia 29 de Abril, e devido às más condições climatéricas, foram realizadas as serenatas por parte das Tunas a Concurso no auditório da Universidade de Évora (praticamente lotado); De seguida realizou-se um arraial académico no bar " Cosa Nostra", abrilhantado por um grupo musical de Tributo aos Xutos e Pontapés "Gritos Mudos"; e posteriormente quem aguentou seguiu-se como destino a Discoteca "Praxis" e o pequeno almoço no Mercado Municipal de Évora.
Sábado pela Tarde decorreu o Passacalles pelas ruas do centro histórico de Évora, e por volta das 21h30 teve início o espectáculo na Arena de Évora.
Perante uma Arena d'Évora com uma excelente lotação, a noite para gáudio dos presentes foi um excelente espectáculo, proporcionado por todas as tunas presentes. De salientar a participação especial do CORUÉ - Coro da Universidade de Évora, ao actuar juntamente com a Tuna Académica da Universidade de Évora na sua actuação, particularmente nas Músicas Trova do Sem Pavor e Meu Alentejo.
Como vem sendo hábito nas Edições do CITARA, O V Citara teve a particularidade de ter parte da bilheteira ter uma vertente solidária; Este ano foi obtido o valor de 500 euros, atribuido à associação Pão e Paz (Instituição de Évora).
Após deliberação do Júri os prémios foram distribuídos da seguinte forma:
Melhor Serenata -Estudantina Universitária de Lisboa
Melhor Passe Calles - Tuna Académica de Farmácia de Lisboa
Melhor Pandeireta - Desertuna
Melhor Porta-Estandarte - Semper Tesus
Melhor Solista - Estudantina Universitária de Lisboa
Melhor Instrumental - Desertuna
Tuna + Tuna - Estudantina Universitária de Lisboa
Melhor Tuna - Desertuna
Foi ainda atribuído por Parte do Júri uma mencão honrosa ao Solista dos Semper Tesus - Tuna Académica da Escola Superior Agrária de Beja, pela sua excelente Prestação.
De seguida seguiu-se a festa de encerramento no "Bar Arena", até altas horas da Madrugada.
A Tuna Académica da Universidade de Évora agradece a presença de todos os intervenientes, às guias das Tunas, aos convidados, patrocinadores, público e às Tunas a concurso e extra-concurso do V CITARA.
Um muito obrigado a todos!
Saudações Académicas,
TAUÉ