Portugaltunas - Tunas de Portugal

Census Tvnae 2012 continua disponível!
Notícia 5/5 (2 votos)

Census Tvnae 2012 continua disponível!...

Continua disponível o formulário online!...

ler mais

Luis Viegas

Quando é para começar?

Sir Giga

Boa iniciativa

O Conquistador

Bem visto. Já fazia falta!

R T

Espero e desejo que todos e todas as Tunas colaborem. Só assim fará sentido. Até para reforço da nossa imagem institucional geral. O processo será o mais friendly possível, logo, não há sequer qualquer razão para não colaborar. Abraços!

R T

E sim, é uma excelente oportunidade para duas coisas: Sabermos a quantas andamos por um lado, e por outro, para vermos realmente quem é quem.... E para bom entendedor.... Colaborem. Caso oposto, ficam de fora....

J.Pierre Silva

Um Censo que peca apenas por tardio (e que jeito teria dado se tivessemos dados quase desde o boom). Venha o recenseamento, então, pois urge conhecer com números, a nossa comunidade.

Maia TAUTAD

Tenho uma dúvida em relação ao questionário, espero que me ajudem a descodificar a pergunta. A minha dúvida está na pergunta 10, pois a minha tuna é uma secção da Associação Académica da UTAD, com estatutos, planos de actividades e orçamentos redigidos por nós mas apresentados a AAUTAD. Não sei porem se está registada legalmente em diário da republica, mas a AAUTAD penso que sim e sendo nós parte da AAUTAD faz também de nós registados? Obrigado e desculpem a confusão :) Cumprimentos, Maia, TAUTAD.

R T

Sim, Maia, faz. Abraços!

R T

Temos já, em cerca de duas horas, 18 tunas recenseadas. Estimamos a existência em Portugal de aproximadamente 350 tunas estudantis. Se este ritmo se mantivesse em pouco menos de dois dias estariam todas as tunas nacionais recenseadas. Não pedimos tanto mas a este ritmo a coisa promete ficar devidamente composta no que toca ás informações pedidas e seus resultados que serão, obviamente, tratados posteriormente! Continuem a colaborar! Obrigado! E passem palavra, by the way...

Maia TAUTAD

Obrigado RT :) Estou a espera de ordens superiores e já faço isso. Abraço.

R T

Não foi uma insistência por aí além e desde Abril, quando se deu inicio ao Censvs. Agora em período mais tranquilo e com mais tempo para eventualmente se colaborar, volta-se a lembrar a iniciativa, que durará até ao final do ano de 2012. Se a tua Tuna ainda não colaborou, já sabes o que fazer. Se estás na duvida, faz à mesma, sem rpoblema algum. Neste momento metade das tunas nacionais estudantis estão já recenseadas e daqui a pouco daremos conta de algumas conclusões que já se poderão retirar por amostra.

C'a Tuna aos Saltos Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior

Penso que era bom se conseguissem disponibilizar uma lista com as Tunas já presentes visto não recebermos nenhuma confirmação quando preenchemos o formulário e assim não se sabe se realmente já estamos "recenseadas". Só uma ideia. Obrigada

R T

Olá, boa tarde. Não tem mal algum preencherem novamente caso não saibam se tal foi feito. Indiquem p.f. que é esse o válido, que nós tomamos o mesmo como sendo o preferencial. Abraços!

Sir Giga

Só metade das tunas estimadas se registou no Censo? Já seria de esperar muito mais. Isto poderá decorrer de 1) desconhecimento 2)nacional-facilitismo tipo "bah, deixa lá isso" 3) Anticorpos anti-Portugaltunas (não tenham dúvidas que para pelo menos algumas tal será o caso) ou então 4) haver muitas menos tunas activas do que pensávamos... Tenho um questão. Se houver conhecimento da direcção de tunas em actividade, mas que por alguma razão não se tenham registado, serão as mesmas não obstante contabilizadas?

R T

Por partes: 1º) Desde Abril e sem insistir ter metade recenseadas não é mau. Termina a 1ª fase no final do ano, logo, ainda vamos a tempo; 2º) Poderá haver algum "nacional-facilitismo". Já contamos com ele,aliás; 3º) Quem não colaborar não constará; nada podemos fazer quanto a isso nem haverá tratamentos diferenciados por força de tal; 4º) Só poderemos dar a resposta a esta questão no final. O pressuposto é serem os componentes de cada tuna a colaborarem, não terceiros. Se a tuna se extinguiu entretanto pode - tem lá um campo para tal - informar desse preciso facto. Abraços!

R T

Vamos colocar online a listagem das tunas que já colaboraram - seguindo a sugestão dada em cima. Ficamos graciosamente a aguardar que quem não preencheu que o faça, o link está aí na notícia respectiva! Abraços e obrigado!

Aviso
Notícia 0/5 (0 votos)

Aviso ...

Sobre a credenciação de Colaboradores do PTunas...

ler mais

As Tunas que já participaram no Censvs Tvnae 2012!
Notícia 0/5 (0 votos)

As Tunas que já participaram no Censvs Tvnae 201...

A tua não consta? Então preenche o formulário!...

ler mais

R T

O prazo limite para envio de respostas é 31 de Dezembro e para a 1ª fase. Depois daremos seguimento ao Censvs com outras intervenções com vista a ter as conclusões prontas no finaldo 1º semestre de 2013. Até lá, apresentaremos algumas conclusões por amostra.

Sir Giga

Hmmm. olha que a minha (vá, uma das ;D) não está aí e preenchemos. Já agora um "aparte", para um lugar onde tunas hoje em dia é tipo cogumelos, vejo Vila Real pouco representado...

Marta

Giga, o registo da tua outra tuna não aparece na base de dados. Deve ter havido algum erro na submissão, por exemplo, porque não consta. Fui verificar à base de dados original, porque podia ser um erro nosso de eliminação, mas não. Preencham novamente, sff!

Sir Giga

OK.

Maia TAUTAD

Giga, há se calhar cogumelos que ainda lhes falta muito para irem acompanhar uns bons lombinhos.

Faleceu Miguel de Brito
Notícia 5/5 (1 votos)

Faleceu Miguel de Brito "Jardineiro"...

Faleceu Miguel de Brito "Jardineiro"...

ler mais

R T

Estou devastado. Um forte abraço à familia, namorada e amigos. Até sempre, amigo.....

R T

Informo que o velório do Miguel será esta tarde, a partir das 18 horas, na Igreja Paroquial de S. Tomás de Aquino, Rua Virgílo Correia - Lisboa. O funeral será amanhã no Alto de S. João, a partir das 16 horas, onde depois será cremado.

Maia TAUTAD

É uma perda grande. Do pouco que "li" dele parecia um grande lutador pelos seus valores e pela sua tuna. E pelo facto de a TUI e a TAUTAD terem muito em comum, a TAUTAD também demonstrou a sua consternação. Cumprimentos.

J.Pierre Silva

Uma grande perda. Paz à sua alma e solidário abreijo aos familiares e amigos.

Victor Hugo Cunha

Foi das primeiras caras que vi no Grupo Tunas-musicas do Facebook, logo deu para sentir que o Miguel sabia do que falava e que certamente seria uma excelente pessoa. Paz na sua alma em eternas melodias académicas.

SABIAS que…....?
Voxpop 0/5 (0 votos)

SABIAS que…....?...

...A palavra Tuna nada tem a ver com o Rei de Tunes e/ou Tunísia?...

ler mais

José Duarte

lol.

maiTunas - I Festival de Tunas da Maia
Notícia 0/5 (0 votos)

maiTunas - I Festival de Tunas da Maia...

Resultados...

ler mais

Maia TAUTAD

Acrescentando: - Não participação da TAISMAI - O bom som proporcionado mesmo em ambiente livre. - As tunas presentes estiveram muito bem representadas dado a altura de exames e ficou nas pessoas uma boa imagem. Muita gente assistiu até ao fim ao espetáculo.

CIRTAV 2012
Reportagem 5/5 (2 votos)

CIRTAV 2012...

TDUP, a grande vencedora da noite....

ler mais

Guga Ferreira

CARREGA ESTUDANTINA DE BRAGA

J.Pierre Silva

Fotos: https://www.facebook.com/jeanpierre.silva.75#!/pages/Cirtav-Certame-Internacional-do-Real-Tunel-Acad%C3%A9mico-de-Viseu/120088014726465

Filipe Evangelista

Antes de tecer qualquer comentário a este artigo, devo sublinhar que esta é uma posição pessoal e que não traduz nenhuma opinião oficial da Estudantina de Braga. Participei no CIRTAV 2012, e devo dar os parabéns à organização pelo evento, bem como pela imparcialidade nos prémios, cuja atribuição foi completamente justa. Quanto a isto nada a assinalar. No entanto não posso deixar de demonstrar a minha indignação quando li neste artigo algo que, ou aconteceu num festival onde eu não estive, ou eu tenho uma percepção do que é o humor e do que é um contexto de tunas completamente errada: "A ESTUDANTINA DE BRAGA.......PAUTOU-SE NEGATIVAMENTE POR ALGUM "HUMOR" POUCO AJUSTADO AO CONTEXTO E À SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAVAM". Em primeiro lugar questiono-me qual seria a situação em que a Estudantina de Braga se encontrava; num certame de tunas?! um local de convívio, boa disposição e ambiente informal?! Não são as tunas caracterizadas pela boa disposição e IRREVERÊNCIA?! Talvez o sentido de humor dos minhotos seja demasiado peculiar (como foi referido no inicio da atuação do Real Tunel, e isso sim pareceu-me desapropriado; referir perante um publico de várias zonas geográficas do país que os minhotos são mal educados e que os beirões são pessoas de melhor trato). Em segundo lugar questiono-me qual foi a situação, frase ou postura que a Estudantina de Braga terá dito que formou esta opinião no autor deste artigo. Já pensei e pensei, e revi a atuação, e não encontro onde houve humor inapropriado, ou falta de educação. A única situação passível de chocar as mentes mais pudicas foi uma piada sobre o incómodo que é a fase menstrual; piada esta que foi dita previamente num programa de grande audiência na TV pública (5 para a meia noite) e curiosamente nem queixas ao provedor do ouvinte foram feitas a cerca disso. Se calhar agora deveria existir um provedor dos festivais e certames de tunas, que ao que parece iria ter bem mais trabalho. Gostaria portanto, caso possível, que fossem concretos na explicação de que em momento o humor da Estudantina de Braga foi desajustado. Pertenço a tunas vai fazer 11 anos, é a terceira tuna onde me encontro tendo sido magister de 2 delas, mas se calhar ainda tenho de aprender o que se ajusta aos ambientes de festivais... Se não podemos ser irreverentes nestes contextos não sei onde poderemos ser. Para cinzento já temos o dia a dia e a famosa crise. Aproveitemos estes momentos para libertar fantasmas, sermos verdadeiros e deixarmos os preconceitos de lado. Atenciosamente, Filipe Seara

O Conquistador

Eu, por exemplo, não teria contado essa piada, se estivesse na presença da minha mãe, da minha avó, da minha tia, da minha madrinha ou da minha irmã. E quando digo "minha mãe", etc., digo, naturalmente, toda e qualquer mãe, avó, tia, madrinha ou irmã de qualquer outro tuno, por uma simples questão de respeito. Os tunos são irreverentes? Pois sim senhor. Mas são também cavalheiros em todas as situações. Mais: se eu quisesse ficar bem visto perante uma mulher que nunca vi mais gorda, certamente não lhe contaria essa anedota. Como também sou do Minho e crescidinho, pouco ou nada me choca em termos linguísticos. Em termos de humor, sou de uma tolerância total. Achei um piadão à anedota, até por ser sportinguista. Na "tasca", só com a malta, tudo bem. Naquela situação, com senhoras de todas as idades presentes... eu não o faria. Só por isto - e só por essa anedota - é que se pode afirmar, como a autora do artigo, que houve algum humor deslocado. Tu próprio, pela expressão facial e corporal, tiveste a consciência de que talvez tenhas ido um pouco "longe de mais".

O Conquistador

Onde se lê "nunca teria contado", deve ler-se "nunca contaria".

J.Pierre Silva

Assim me parece também. Não houve crime de lesa pátria, todos gostamos de irreverência, mas há certos limites. Não apenas mães, avós ou irmãs estavam presentes, mas filhas. Eu não gostei, de todo, da piada naquele contexto. Se tivesse sido contada no Bóquinhas, até beberia mais um "Sol&Sombra". Em palco, perante o público ......outro cuidado se exige. Penso por isso que a Marta não disse rigorosamente nada que não fosse factual ou sentido por quem estava do lado de cá do palco. Não vejo motivo para qualquer celeuma, até porque este ano nem grafitis houve. lol

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

Parceiros