Portugaltunas - Tunas de Portugal

R T
responde a Joaquim Mauricio:

Antes de mais, Bem Vindo, meu caro!

Tens muita coisa no Youtube, questão de vasculhar com algum critério.

Em todo o caso, ó Véspera, ajuda aí o nosso amigo!!!!!!!!

Abraços!

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

Tiago Nogueira

O meu primeiro conselho é... muda de instrumento, pah, pandeireta?????

Ok. Estou a brincar. Agora mais a sério:
A tua tuna não tem pandeiretas? Eles devem ter um estilo próprio por onde talvez devas começar.
Se a tua tuna não tem ainda pandeiretas, talvez devas ver um pouco de várias tunas de vários pontos do país, porque o estilo varia um bocado de cidade para cidade e de Tuna para Tuna.
Se não souberes que tunas procurar, talvez valha a pena veres as que têm ganho prémios nos últimos festivais. Não é um atestado completo de competência, mas pelo menos essas tunas têm pandeiretas com toda a certeza.
Não vou opinar sobre quais considero as melhores, pois não seria correcto para com os restantes.
Depois de teres uma ideia do estilo com que te identificas, talvez seja mais fácil dar outras achegas.

Abraço e bom trabalho!

Adémia (TMUC)

P.S.: ainda vais a tempo de mudar para outro instrumento :) eh eh eh (brincadeira!!!)

[responder a "Tiago Nogueira"] [denunciar abusos]

Maia TAUTAD

Vai procurando mesmo no utube :) fazes downloads dos videos (txiu ninguém sabe) e corres em slowmotion e vês que movimentos podes retirar para fazeres uma coreografia que se encaixe nas musicas da tua tuna. Deixo alguns nomes dos quais podes retirar alguns bons videos (sem desprezo a todas as outras! =)

Hinoportuna, TAFEP, TUIST, TUCP-Porto, Copituna, Desertuna, TEUP. Se a tua tuna for mista procura pela Escstunis ou pela Enftuna :)

Cumprimentos.

[responder a "Maia TAUTAD"] [denunciar abusos]

Véspera
responde a R T:

Ajudo pois, mas com certeza não serei o mais disponível nem o mais adequado para umas dicas.

O que te posso dizer que, para mim, a pandeireta é um instrumento de percussão. Mais do que tudo, marca tempo e ritmo.

Há uns tempos (anos ?) escrevi um artigo algures sobre isso.. nem sei se o tenho perdido pelos bytes lá de casa... No entanto encontrei um site que me citou com os seguintes parágrafos:

"
O uso da pandeireta foi sempre, historicamente, e até ao século XV com o aparecimento das primeiras Tunas em Espanha, usado só por pessoas do sexo feminino, chamadas cantareiras ou pandereteiras.

Hoje em dia a pandeireta está associada aos Grupos de Cantares Tradicionais ou às Tunas, onde o seu uso se distingue de uma forma extremamente notória: nos Grupos de Cantares Tradicionais a pandeireta não tem, normalmente, a pele, ao contrário das Tunas. Estas últimas usam a pandeireta como uma forma de dançar, saltar e pular, trazendo muito mais alegria e energia às suas actuações.

Como em todos os lugares, o estilo com que se dança, salta ou pula com a pandeireta, difere muito de tuna para tuna. Umas têm um estilo muito bailado clássico, outras um estilo quase dança russa, outras um estilo acrobático e ginasta, outras estilo quase teatral. Contudo o seu objectivo é, além de ajudar a tuna no ritmo e tempo certos, divertir, dar alegria e energia à tuna e ao público.
"

De qualquer das formas fica com isto na cabeça: pandeireta é tempo e ritmo, é o canal entre a tua tuna e o público (dá alegria ao público, mas muito mais importante - e por vezes esquecido! - dá energia positiva à tua própria tuna!

Passos? Estão quase todos inventados! É como um abecedário, as letras existes, só tens de juntá-las para formar palavras e frases.

Procura no youtube! Hoje em dia há tanta coisa...

Cheers
Véspera

[responder a "Véspera "] [denunciar abusos]

Ricardo_ Felps

Boa Tarde

Falo por experiencia própria de quem nao tinha naipe na tuna em que entrei há 16 meses.

Procurei muitos esquemas na internet, percebi quais eram os que funcionavam melhor com as musicas da minha Tuna. E criei os meus próprios movimentos (obvio que também tenho movimentos mais gerais que outras Tunas ja utilizavam antes de nós).

Frisando aquilo que o Véspera disse, Pandeireta é percussão, mas nunca esquecendo que é tempo e ritmo (com a postura incluída).

Tenho a honra de ter aprendido muito com o Véspera, o que me deu um enorme impulso a mim e ao meu naipe, que no espaço de 4 meses, passaram de 1 pandeireta para 7 pandeiretas.

Aconselho vivamente: TUIST .

Saudações

Ricardo Felps Leal
Luz&Tuna

[responder a "Ricardo_ Felps "] [denunciar abusos]

Parceiros