Portugaltunas - Tunas de Portugal

Maia TAUTAD
responde a O Novessetum:

Com muita pena minha não pude estar neste FITU. Mas este é daqueles momentos que vai andar na história da TUP e dos FITU's durante muitas decadas.

Cumprimentos.

[responder a "Maia TAUTAD"] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a André Pereira:

"O Gato deve estar a falar da actuação da sua 'alma mater'... digo eu ;)"

André, EU? Deus me livre de tal insinuação...hehe

Apenas me referia às tripinhas à moda do Porto que degustei no "Tripeiro"...

Abraços

[responder a "Gato Preto"] [denunciar abusos]

O Novessetum
responde a Gato Preto:

Acho que toda a gente sabia que a tua "alma mater" eram as tripas... bem boas por sinal.

Tu gostas mais do Porto que chocolate!!!

[responder a "O Novessetum"] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a O Novessetum:

Tirando aquela ETAR azul e branca a seguir ao Freixo e os aleijados que andam de capa e bengala com a carneirada atrás, até que é uma terreola bacana.
E tem aquelas placas maravilhosas a dizer A1 - Sul.

Abraço

p.s. - Os barquinhos amarelos que zarpam do Coliseu e atracam no Mondego também são muito bonitos. Menos para um certo historiador que habita na Beira Alta...

EUC_Capacete
responde a O Novessetum:

Tive que fugir do Porto a tempo, antes que fosse detido por posse ilegal e consumo de Francesinhas do "Santiago"!

[responder a "EUC_Capacete "] [denunciar abusos]

O Novessetum
responde a EUC_Capacete :

Ouvi dizer que os mexicanos, por não gostarem da gastronomia do Porto, trouxeram eles próprios comida local!!!

O Novessetum
responde a Gato Preto:

A ETAR a que te referes tem desempenhado bem a sua função: todo o esgoto que lá entra das terreolas circundantes num raio de 600 km, por vezes até mais, sai de lá limpinho e pronto a ser despejado no rio Douro, que se encarregará de os levar daqui para as suas terrinhas, desprovidos de materia orgânica fecal. Aconselho esta limpeza pelo menos 1 vez por ano. Outros há mais imundos, que necessitam de tal tratamento com mais regularidade!!!

EUC_Capacete
responde a O Novessetum:

Se entenderes gastronomia por uma espécie de malaguetas/ pimentos trouxeram e não foi pouco. Meti meia na sopa e já estava a ferver. Ficaram na nossa pousada (vieram com as famílias) e não eram só impecáveis: deram um espectáculo soberbo!

[responder a "EUC_Capacete "] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a O Novessetum:

De facto tocam e cantam bastante bem, é indiscutível. A qualidade artística é assinalável independentemente do seu repertório fazer lembrar a sua comida a qual sabe sempre ao mesmo...
Curiosamente o facto de se submeterem a concurso foi para mim uma surpresa. Não é costume nas Tunas de Veteranos, pelo menos pela Península. Aliás nem sei se terá sido intenção do OUP quando declarou o convite, manter uma Quarentuna a concurso...
O que é facto é que se os homens desejaram o concurso, a organização pouco ou nada pode fazer. O facto é que ainda valorizou ainda mais o Festival e a sua competitividade.

Aproveito ainda para destacar uma Tuna que nunca engana, a Tuna do Distrito de Granada. Sempre em altíssimo nível. Um solista impressionante e a tradicional musicalidade de plectro a níveis pouco acessíveis.

Depois, claro a velha TUP.

Considerar que apesar da EUC ter o programa mais completo (enormes pandeiretas), mais variado e eclético, ter apresentado a peça instrumental mais difícil de executar, e o Grande Prémio estar muito bem entregue (eu sei-me suspeito), nenhuma Tuna a concurso atingiu o brilhantismo da TUP.

Este momento com a Srª Dona Simone foi de facto um momento gigante, mas o resto da actuação da Universitária foi de um destaque impressionante. Das centenas de vezes que tive o privilégio de testemunhar as prestações da TUP, esta foi das que mais gostei.

Não terá a ver com algumas substituições operadas nos instrumentistas, nomeadamente ao nível dos bandolins....? Hehehehe...

Abraço

p.s. - o trabalho de limpeza que a ETAR proporciona, começa num restaurante em Matosinhos e acaba numa Taberna da Ribeira. Os funcionários até vestem de preto (não, não são da Briosa), usam apito e bandeirolas...

O Novessetum
responde a Gato Preto:

A fasquia é cada vez mais alta.
Um caloiro que entre agora na Universitária (ou em qualquer outra Tuna), entra num nível muito superior no qual eu entrei há quase 20 anos, e tu há quase 50. O combóio já vai embalado a uma velocidade considerável. Ou apanha ou fica no apeadeiro.
Eu cumpri quando lá estive activamente, pelo menos dei o meu melhor empenho. Deu para ganhar uns Festunas pelo menos!!! heheheheh

Mas é uma alegria enorme ao ver que houve uma evolução musical... deixa-me com a sensação de dever cumprido. Espero que a evolução continue no mesmo sentido.

Parceiros