Portugaltunas - Tunas de Portugal

Helder Mauricio

Solidariedade - Madeira

Olá a todos,

Recorro ao Fórum do Portugaltunas para apelar à colaboração do máximo de pessoas para com as vítimas do Temporal na Madeira, pois existem muitos desalojados que saíram de casa só com a roupa que traziam no corpo, assim com um pequeno gesto, poderemos minimizar a tristeza de quem está a sofrer.

Como o poderemos fazer?
Existem várias formas, por exemplo as TV’s e algumas Rádios têm a decorrer campanhas de angariação de fundos, bastará para tal um simples telefonema, regra geral de €0.60 + IVA (TOTAL: €0.72) não indico aqui os números pois não quero me enganar, mas basta estar atento aos canais televisivos.

Para quem preferir sempre pode se deslocar a um balcão do BANIF, BES, BBVA MILLENIUM, creio que há mais bancos onde se pode depositar verbas para as Vitimas da Madeira. Nesses bancos bastara perguntar qual a conta para a as ajudas para a Madeira e efectuar o depósito,

Para quem pretender enviar Produtos e de acordo com uma noticia de hoje do Jornal da Madeira: “ Os CTT disponibilizaram, desde ontem, um serviço “GRATUITO” em toda a sua rede para “aceitação de bens essenciais com destino à Madeira”. Neste sentido, as pessoas podem “dirigir-se a uma das 900 Estações de Correios do país, pedir uma CAIXA SOLIDÁRIA GRATUITA, enchê-la com os bens para o envio e escrever no espaço do destinatário a palavra MADEIRA. Não é preciso selo nem dados adicionais de endereçamento”, informa um comunicado dos CTT enviado ao JM.
Os bens enviados através dos CTT de forma solidária destinam-se à Cáritas diocesana, instituição que a este propósito também já explicou quais os produtos de maior necessidade, nomeadamente roupas de cama, roupa em geral, produtos de higiene, comida para bebé e produtos imperecíveis. “

Acresço que no caso dos produtos e também noutra noticia do jornal da Madeira, e dado que já há roupas em quantidades suficientes a CARITAS especifica que necessita de: alimentos, roupas interiores e meias de senhor, senhora, e criança; leite de farmácia, todo o tipo de produtos de higiene pessoal, escovas de dentes e de cabelos, pasta de dentes, biberões, chuchas, água, leite, mantas, lençóis, almofadas e toalhas.

Espero que com a ajuda de todos, mesmo que seja pouco, iremos minimizar o sofrimentos destas vítimas.

Abraço

[ordenar tópicos dos mais recentes para os mais antigos ] [voltar aos tópicos principais] [responder a "Helder Mauricio"] [mostrar fórum em arvore] [denunciar abusos]

Joana Rangel
responde a Helder Mauricio:

Vou ver o que posso fazer.
Para já transmiti o teu post à Associação de Estudantes do ISEL a ver se se organizam umas caixas solidárias.

Tudo a correr pelo melhor

Joana

[responder a "Joana Rangel"] [denunciar abusos]

Helder Mauricio
responde a Joana Rangel:

ola Joana,
Isso é muito bom, toda a ajuda é sempre benefica para quem está a precisar.
Um Bem haja.
Helder Mauricio

[responder a "Helder Mauricio"] [denunciar abusos]

Helder Mauricio

Olá a todos,

Volto para deixar algumas notas a todos os que pretendam ajudar.

1) Como não tenho forma de confirmar se em todas as agências dos CTT estarão disponíveis as CAIXAS SOLIDÁRIAS, sugiro que os colegas que pretendam ou possam ajudar se informem primeiro nas agências próximas das vossas zonas, da disponibilidade e das características das mesmas, como por exemplo tamanho e peso máximo.

2) Outra nota, há pouco ouvi na rádio que a CÁRITAS tem maior necessidade de produtos de higiene pessoal para ambos os sexos, quer adulto como criança, para tal basta pensarmos nos artigos que necessitamos, que podem ser desde pastas e escovas de dentes, cremes para barbear, gel banho, como até mesmo pensos higiénicos e artigos semelhantes, no fundo basta pensarmos no que necessitamos. Estas vitimas estão a recomeçar as suas vidas do nada, inclusive até são necessários artigos de limpeza. Também continuam a ser necessárias mantas, cobertores, lençóis e roupa interior para ambos os sexos quer adulto como criança. Em termos de alimentação há falta de arroz, massa, enlatados e produtos alimentares que não seja preciso confeccionar.
Em caso de dúvida devem contactar a CARITAS da MADEIRA, deixo aqui o contacto:
Cáritas Diocesana de FUNCHAL , Telefone: 291743331, Fax: 291745714,
E-mail: caritasfunchal@netmadeira.com

Para quem preferir também pode aceder ao site: www.caritas.pt e os contactar em caso de dúvida.

3) Para quem preferir também podem canalizar os apoios através da AMI ou da CRUZ VERMELHA.

Abraço e obrigado a todos.

Muitos mesmo que com pouco, faremos muito.

Saudações
Hélder Maurício

Catarina Straussina

Olá,

Por alturas do Tsunami na Ásia, lembro-me bem que se falou no Portugaltunas em formas de ajudar as vítimas. Certamente alguns tunos sabem do que estou a falar... e penso que deve haver registo disso neste fórum...
Na Madeira, organizou-se o "Tunas Solidárias". Para aqueles que não sabem do que estou a falar, foi em suma, um espectáculo realizado pelas várias tunas da Madeira, com apresentação do grupo de teatro UMa Lata, e o dinheiro angariado foi encaminhado para aqueles que precisavam de apoio...
Se não estou em erro, outras tunas portuguesas também actuaram por Portugal fora recolhendo dinheiro para essas vítimas...
Apesar de infelizmente estar semi-reformada das lides tunantes, lembrei-me de lançar por aqui a ideia de repetir esses pequenos gestos que fazem a diferença mas, desta vez, em favor das vítimas madeirenses.
Lanço então o desafio a todas as tunas mas, desta vez, para ajudar o nosso povo madeirense. Ergam essas vozes e mostrem que mais uma vez as tunas são (e eu sei que são) muito mais do que boémia e música... são SOLIDÁRIAS!

Madeirenses e amigos espalhados pelas tunas façam sentir a vossa voz... "De pouco se faz muito" - Phoebe Gilman (sem dúvida um conto inspirador numa altura destas em que por pouco que se contribua pode significar muito...)

Saudações Madeirenses.
Catarina Gomes

[responder a "Catarina Straussina"] [denunciar abusos]

Swiffer da TUnice :)

ola.

Vi o teu post há uns dias e realmente fiquei com isto na cabeça. Então pus todas as associações aqui de Viana a mexer, incluindo a Hinoportuna e a TUnice.
Estamos a fazer uma colheita de alimentos, roupa e produtos de higiene.
Quando nos for possível mandamos tudo o que for recolhido para a Madeira.
è bom ver Portugal a mexer nestas coisas.
Força para vocês e para a Madeira, obvio.

Cumprimentos

Swiffer

[responder a "Swiffer da TUnice :)"] [denunciar abusos]

Helder Mauricio
responde a Swiffer da TUnice :):

Muito bom, é sempre muito positivo vermos a movimentaçao e organizaço das pessoas para ajudar, muito bom.

Ontem tive a oprotunidade de passar por algumas das zonas que foram fortemente atingidas, vi casas literalemente arrastadas para dentro das ribeiras, vi onde antes existia uma pequena levada hoje é uma autentica ribeira, por onde corre alguma agua, custa perceber como naquele dia correu tanta agua e pedra que veio do cimo da montanha... a zona de que vos falo é a da Serra de Agua, para quem ja esteve na Madeira, digo que é a zona da Poncha, onde existem ou melhor existiam dois bares caracteristicos, pois um deles ficou muito afectado.

Saudaçoes desde a ilha da Madeira até a bela cidade de Viana que tive a oportunidade de conhecer no passado mes de Setembro

Helder Mauricio

Parceiros