Vou contar um breve episódio, para tentar colher a vossa opinião sobre o mesmo. Gostaria ainda que me contassem como reagiriam se tal tivesse acontecido convosco e que me contassem histórias caricatas que vos tenham acontecido durante este, o mais belo (na minha opinião) dos actos "tunantes"/trovadorescos.
Estava eu com dois amigos na 5ªfeira cerca das 3h30min a iniciar uma Serenata com Fados e Guitarradas de Coimbra à janela de uma rapariga que entretanto dormia quando: após as cortinas ambicionadas se começarem a abrir e a luz a acender e já passados os primeiros cerca de 50 segundos de uma guitarrada - Canto do Amanhecer de Carlos Paredes - sai do prédio uma outra rapariga, a quem a Serenata não era dedicada que interrompe a música em alta voz, dizendo que não podíamos estar ali àquela hora porque era muito tarde, que devíamos ter vindo mais cedo, que até era a favor de serenatas, mas ia ter um exame às 9h30 e por isso, para nos irmos embora... (isto apesar da serenata não ser para ela e ela o saber...)
Gostava de saber a vossa opinião (antes mesmo de aqui colocar a minha) e sugestões sobre o que fariam (dependendo do vosso papel - quem faz a serenata, ou pessoa que já recebeu ou gostaria que lhe fizessem uma) para depois vos contar como acabou a história... eheheheh
Pois eu cantaria mais uma musiquinha mas essa de embalar para adormecer a donzela e depois dirigir-me-ia até á janela da pessoa certa e então cantaria até que a voz me doesse, ou não! Ainda mais, voltaria no dia seguinte á "janela errada" com uma serenata como pedido de desculpas mas um pouco mais cedo! Tou curioso para saber o que tu realmente fizeste! Um abraço pra ti e os Parabéns pela tentativa falhada, ou não!
ainda bem que a moça era a favor das serenatas...imagino se não fosse! As serenatas são assim mesmo, aguentem-se! So tenho pena que aqui em Lisboa não haja historias dessas (pelo menos ue não tenho conheciemnto) era sinal que havia serenatas a altas horas da madrugada!
a liberdade de um acaba, quando a do outro começa.
A moça tem todo o direito de "refilar" de a irem incomodar às tantas da manhã. Até poderia ser pior, como ter chamado a policia! Se tivesse sido mais cedo, de certo não diria nada!
Mas agora para se redimirem poderiam ir fazer-lhe uma serenata (um pouco mais cedo). Ficava mt bem e já que ela gosta tanto!!
Acima de tudo temos de nos saber respeitar uns aos outros.
Isso para mim é só IMBEIJA !!!! Dôr de cotovelo por não ter sido ela... Porque com uma boa serenata de fundo (desde que o cantor não seja da mesma fôrma do que o bardo dos gauleses !!) até o sonho fica mais agradável proporcionando um acordar agradável e risonho...
Aconteceu, já por mais de uma vez, de haver vizinhos que não simpatizavam propriamente com serenatas, e que vociferavam a alta voz no final. Regra geral, e dentro dos limites da decência, borrifamo-nos literalmente neles. hehehehe
Já me aconteceu de receber mesmo a visita de agentes da PSP, que se mostraram mais receptivos à ideia de estarmos a fazer uma serenata às tantas da manhã do que o estupor da vizinha que os chamou.
Lá está, nem toda a gente gosta. E, como a Joana disse, muita gente até gostaria mas não tem. hehehehehehe Como não estamos a cometer nenhum crime - embora estejamos a violar o horário em que deve vigorar o silêncio, segundo a lei - acho que não tem mal nenhum que façamos a serenata. Se a vizinha não gostar, que não se preocupe, pois meia-hora depois já pode ouvir o tele-shopping em paz. Se a estudante tem exame na manhã seguinte, já deveria ter o estudo em dia. ;)
Quando muito, diz-se amavelmente que "falta só um bocadinho, tenha calma!". Não nos podemos esquecer de que nós é que estamos em falta, ao não cumprirmos o horário de silêncio. Assim sendo, temos de ser compreensivos, pois a razão não está propriamente do nosso lado.
Sem prejuízo de, hoje, tal não existir por ter sido revogado, ao que sei, no Porto, existe (existiu) uma postura camarária que diz que a título musical e somente, se pode quebrar o tal horário de silêncio. E isso incluí serenatas (não rock, como calculas..). Não posso precisar tal no tempo nem em termos jurídicos - não sei se O Conquistador poderá acrescentar algo a isto - mas sei que em tempos, tal postura camarária existia e serviu, ocasionalmente, para dialogar com a polícia quando algumas situações mais deagradáveis ocorreram por parte de vizinhos que a chamaram. Lembro que serenatas, na penumbra da noite, são algo completamente distinto de se fazer ruído, embora legalmente seja sempre de dúbia interpretação e por tal, poderá originar situações mais chatas para os Tunos.
Não sabia dessa postura camarária, mas já nos aconteceu no Porto a serenata ser interrompida pela PSP o que acabou por correr bem porque, com o nosso melhor ar de donzelas, começámos de imediato a fazer serenata aos agentes que nos vinham interromper e eles foram até muito simpáticos...vantagens do sexo feminino, não?
A questão não é ter ou deixar de não ter. Mas na minha opinião nada mais bonito que um apaixonado e um bando de loucos se prestarem a este tipo de gestos seja para quem for. Vejo nesse acto a tradição estudantil viva e uma prova de que há tunas não vivem só para festivais!
Exacto! Mas por essa linha de ideias em Lisboa muito pouca gente as deve merecer...pois poucos são os relatos de conheço de serenatas a altas horas. Quase q sei de mais serenatas em coimbra e no porto do q em lisboa...
Se assim é sinto-me bafejada pela sorte, pois já fui (juntamente com outras colegas) brindada por uma serenata aquando de uma estadia em Lisboa! É certo que já lá vão alguns anos mas que não era cedinho não era! ;)
E, quanto a mim, espero sinceramente poder continuar a fazer serenatas pelo país fora e não só. Não é que me dê mais ou menos gozo do que estar num palco a actuar para um público mais extenso, é simplesmente diferente. E, a meu ver, muito mais especial.
Apenas sei que qualquer manifestação organizada de cariz musical precisa de uma autorização camarária, caso se dê depois das 22h e antes das 10h, salvo erro.
Como é óbvio, não vamos exigir o pré-requisito de o apaixonado pedir uma serenata à tuna já devidamente munido de autorização camarária hehehehehehe de modo que uma tal disposição seria uma grande vantagem, pelo menos para mandar um caloirito apresentá-la aos agentes da autoridade enquanto o resto da tuna acabava a serenata. hehehehe
Vou ver se descubro um dia destes qualquer coisa acerca disso.
Para mim não há hora para serenatas, mas às 3h e 30m, estou a imaginar a borracheira, digo isto porque também já participei em serenatas fora-de -horas, mas a borracheira já ia mais alta que a lua. Nós na nossa tuna temos a tradição de fazer as serenatas à meia-noite. Em que penso ser a hora ideal, nem é tarde nem é cedo. Apesar de nem ser 5 min, é sempre chato acordar a meio da noite, agora para quem está a estudar, triste do estudante que 3 minutos o faz reprovar no exame. Agora a estoria pode estar mal contada, e o som não ser só o da melodia de uma serenata.
A minha opinião é q jovem rapariga que tinha exame tem razão em não estar com vontade para ouvir serenatas ás 3:30 da manhã.... mas... uma serenata é sempre uam serenata, e como já foi dito, momentos destes não acontecem todos os dias...... há menos mulheres a merecer.. :) (joking) :D
Penso que a jovem do exame podia sim, ir falar com os jovens tunantes e pedir-lhes que quando acabassem de tocar, fossem para outro lugar.....
Podiam sempre fazer um teste, na noite seguinte deslocavam-se de novo ao local e repetiam o momento, pois a probabilidade de ter exame também no dia seguinte era baixa. Assim iriam ver se a jovem falava verdade ou era apenas uma alminha com inveja.......
...Mas ela era fix??? :) Talvez também merecesse uma serenatinta.....
Caríssimo, lamento mas tenho de discordar!! Serenata não tem hora, nem local!!!
Não gosta! Paciência!!! Nós fazemos muitas serenatas em Alfama às 2,3,4h da manhã e tb há pessoas que se queixam. Mas por regra acabam sempre por ouvir a serenata e ninguém falta ao respeito a ninguém.
Claro que temos sempre respeito pelo sono dos outros e não andamos a fazer barulho por aí, mas normalmente as pessoas acabam por incorporar o espírito da "coisa", nem que seja pela duração da música!!
Bem, a única serenata que fiz, não foi assim tão tarde, senão não tinha tunos, mas era altamente compreensivel, época de exames, a malta tem de estudar e mais nada! Foi na minha residencia de estudantes, antes da meia noite, logo, hora em que se pode "fazer barulho", e foi giro toda a gente à janela a ver, tirando o episodio triste de um "animal" que não me curte ter mandado uma boca em plena serenata, ao que a comtemplada imediatamente o mandou calar, o que é sempre bonito, . Ver se faço uma um dia destes em território mais "hóstil" para contar como foi... E a horas mais hóstis! lol
..fazendo um "reward" desde 1990 até hoje, vejamos...a garrafa mandada no fim da serenata que acerta em cheio nos dentes do contrabaixista, com a devida recolha do mesmo junto ao 1º dentista amigo..a serenata feita a meninas de profissão liberal duvidosa (de quem ninguem duvidava..) nas montras de uma cidade holandesa, a serenata feita a uma num prédio que acabou em casa de outras do mesmo prédio, sempre com cavalheirismo deva-se realçar...ehehe...as várias com a Tuna da PSP a chegar sempre a meio, curiosamente, outra em que 1º veio a Donzela e no fim ficou á janela a mãe da mesma...enfim, o maravilhoso mundo das Serenatas em todos os seus capítulos..a última tem um mês mais coisa menos coisa, a próxima..nunca se sabe; nem quando, como e muito menos a quem. Como se faz? Simples, haja Tuna!
"Estavamos a tocar uma serenata às 3 e 30 e mandaram-nos calar! Alguém que tinha um exame às 9 e 30, e que ainda por cima, nem tinha nada que ver com a serenata (mas tinha de levar com ela na mesma..)" ????
Sim senhor.
É assim, a vida boémia tem destas coisas.. Ora se tem o maior dos sucessos em serenatas tardias e deliciosas (também as conheço) ou então vem alguém que nos chama a atenção, quando estamos de facto "a mais" e a incomodar e talvez a ser mal-educados.
Uma das duas..
Não te ofendas porém, pois não é esse "perigo" um dos interesses?
Amigo Bago, não tarda nada temos Tunas a rodos a fazer serenatas às duas da tarde ou coisa que o valha...é como dizes, a hora tardia faz parte do encanto, logicamente!
Podes sempre deixar o teu contacto para te fazermos uma Serenata...!! Quem sabe... Ou então se não quiseres deixar aqui o contacto dirige-te à nossa página em www.tusofona.com e lá combinamos!
Porque não?? A raparigas do ISEL acho que nunca cantámos...
Não me esqueço da cara de felicidade de uma "linda donzela", no caso a dona de uma residencial que, quando a tuna partiu, lhe foi feita uma serenata, da rua para a sua janela... às duas da tarde! E ainda nos ofereceu um saco de 5kg de rebuçados. hehehehehehehehe
Ok, ok.. Compreendo que para alguns a serenata "só se possa" fazer de noite... Enfim..
Mas não é por isso que à tarde (ou até de manhã.. Já experimentaram sequer???) não se cantem e toquem serenatas com tanto sentido como à noite..
Tudo bem, a tradição refere as serenatas na penumbra da noite.. E a experiência refere serenatas a qualquer hora do dia; cada qual com um encanto peculiar (e irreproduzível!..)
Cantem rapaziada! Só não chateiem ninguém, que não vale a pena..
Haja "serenatas" e "respeitinho".. de resto, cada um é que sabe.
Em primeiro lugar estás aqui a misturar dois "protocolos" diferentes. E não é o mesmo sendo fado ou sendo a tuna, até pelas diferenças entre o carácter muito mais intimista da primeira. Ademais a maioria dos nossos companheiros que frequentam este lugar não sabem nem nunca saberão o sabor do que isso significa.
No caso concreto: - podias ter tentado induzi-la em que a serenata também estava "encomendada" para ela; - podias convencê-la que as serenatas na véspera dos exames dão sorte e têm um efeito calmante e que ter a sorte de lhe ter acontecido isso era o mesmo que ter encontrado um trevo de quatro folhas. Mas que interromper a serenata dava azar e tinhas muita pena pela nota que iria ter; - que não sabiam as horas e como o relógio estava estragado te comprometias a acompanhá-la no dia seguinte até à entrada do exame, e , de passagem, deixavas a "cebola" no relojoeiro a consertar.
Meu caro, apesar de teres prometido contar o final da história (e vamos lá ver qual é), parece que não leste a cartilha. hehehehehehehehehe
É evidente que se pode fazer a qualquer hora, estamos num estado de Direito. Quanto à experiência dizer que é a qualquer hora, enfim..depende da experiência de cada um, de cada local, etc, cá pelo burgo a experiência é mesmo à noite, se calhar nós é que estamos errados..ehehehe..por fim, e sem prejuízo para o decorrer habitual do espírito de contradição sempre animador, tenho de concordar, pode-se fazer serenatas à hora que se quiser, poder pode, como se pode andar nú na rua ou conduzir em contramão na autoestrada ou até colocar um artista a 1º Ministro sem ir a votos (um toque de actualidade ao post..eheheh). Pode-se fazer tudo, lá poder pode...quanto ao resto...enfim, por isso uns têm credibilidade, outros não...
Uma vez mais, touché, caro TunoGasto. Agora venham lá esses "neo-tradicionalistas" com o seu espírito de contradição primário dizer umas coisas engraçadas sobre a matéria ..ehehehehe
Já li algumas das sugestões para o desfecho deste episódio em que se dizia que se deveria tentar argumentar com a rapariga que nos interrompeu mas, neste caso, optamos mesmo por não lhe dirigir a palavra e afastarmo-nos para conferenciar um pouco.
Após breve conversa em que pesamos os pros e os contras, decidimos regressar e em sinal de respeito ao exame do dia seguinte, mas atendendo também que estavamos ali para fazer uma serenata a outra pessoa, tocamos um bocadinho mais longe da janela, de modo a fazer menos barulho, e encurtamos o repertório da serenata para dois breves fados - Fado dos Beijos e O Meu Desejo (celebrizados na voz de Luiz Goes e que aconselho vivamente a todos os frequentadores do forum que ainda não conhecem).
Claro que, voltamos noutro dia em que a mesma não pudesse alegar novo exame, e desta vez fizemos a serenata bem mais à vontade e sem qualquer tipo de queixa, até porque a dita tinha ido de fim-de-semana. :PP
Concordo com o TunoGasto no sentido de Serenatas de Fado de Coimbra serem diferentes das de Tunas. Ambas valem à sua maneira. Sendo o Fado de Coimbra mais intimista, quando a Serenata é feita por uma Tuna, existe um espírito de companheirismo muito mais amplo... um entusiasmo diferente, enquanto que com Fado, acaba por ser mais intenso e emocionalmente exaustivo.
De qualquer maneira, é sembre bom enfrentar corações renitentes ou de visão toldada na calada da noite e transformá-los em compota... :)
Fizeste-me lembrar uma serenata que fiz com alguns ilustes da tua Tuna, a uma namorada de um certo familiar meu, que já "habitou" lá para os teus lados. Passou-se em Braga. Entramos sorrateiros para o jardim da casa onde morava a dita menina... e silenciosamente começamos com as Ondas do Douro (em Ré, que é como tocamos desde 93) ... eu como único bandolim iniciei o trinado inicial. Não é que quando entram as violas, estas entram todas em Dó? Foi lindo ver a cara de atrapalhação do meu primo, que por acaso até ia solar essa canção. lol
Enfim, desculpem-me o desvaneio, mas não pude deixar de recordar esse momento.
Comparações engraçadas.. Então, porque é que fazer serenatas a qualquer hora não é como "ir comprar pão às sete e meia da manhã para o pequeno almoço da família", ou então "ir passear o cão para a praia"...
É brincadeira, não ligues..
Tem a ver com a relaçao dos estudantes e dos tunos com a noite: É engraçado, divertido, é (apenas) parte das suas vivências, mas, não é, de todo, "obrigatória".
...afinal, são essas pequenas grandes coisas que fazem com que a gente se lembre dessas mesmas serenatas, não só mas também! Mas também te digo que mesmo que tocassem todos a mesma música ehehe por o teu primo a solar é igual a pôr o Santana a Primeiro Ministro....hilariante no limite!! ehehehehe
P.S. - "Meus" lados? negativo, não são nem nunca foram....
..e para o meu amigo "Coimbra" ficar com aquela cara, ele, com o seu ar "blasé" a transbordar calma e compreensão até pela situação mais idiota ehehehe, é porque de facto, teria merecido a pena ver a cena..ehehehehe
Até pensava que era mais... mas era para entrar com o tunogasto ;) Smi desaparecido, é não dar noticias por menos tempo, do que se não desse noticias por muito tempo... e tudo isto depois de ter exame as 10 da manha! lol
Bem..antes de mais, posso-me gabar de ter sido "vitima" (no bom sentido) de uma serenata bem tardia... quais penumbra da noite, qual quê!! No entanto, foi das surpresas mais inesperadas e gratificantes q tive na minha vida! Recordo aquele trinar de cordas, aquelas vozes, enfim, aquele gesto magnifico com frequencia! É, sem duvida, inesquecivel... Principalmente qdo é feito c/sentimento! Sou tunante e talvez por isso, ou nao, vivi aquele momento intensamente! E o melhor da festa é q as vizinhas adoraram a alvorada ao som duma Tuna masculina... Ja perguntaram qdo havia mais!!! Por tudo isto, axo q as serenatas devem ser feitas a horas inesperadas... se n fosse àquela hora, n teria a magica q teve... digo eu!!!
O que eu não disse é que se elas merecerem e pedirem também há a possibilidade de se proceder à serenata... Agora se elas não merecerem...e se pedirem muito (tipo massacre: "oohh! Vá lá, cantem lá uma musiquinha... Nunca ninguém me fez uma serenata!!) ... então cantamos-lhe aquela que reza assim: "És tão feia, mesmo feia, mas assim não me pões os cornos! ..." LOL!!!
Soprou-me um passarinho que o nosso Providência acabou os seus "Doze Trabalhos". Enfim, já é "Shôr Tôr". A partir de agora também já pertence à tuna da bata branca com cartão amarelo (de identificação, claro).
As maiores felicitações e desejos dos maiores sucessos profissionais.
P.S.- Já agora, um conselho: quando chegar a altura da especialização não vás para ginecologia. A partir de certa altura ver aquilo a toda a hora e ainda por cima "doente" deve cansar. E depois quem paga é a mulher lá de casa. lol
Apoiado, Exlm. Tuso!
Acrescento ainda uma coisa: para se fazer uma serenata é preciso que quem as recebe as mereça!!! (como diria alguém nosso conhecido!)