Portugaltunas - Tunas de Portugal

J.Pierre Silva
responde a Sir Giga:

Interessante, de facto, pelo testemunho, já que a foto, em si, não é novidade, tendo já aparecido, inclusive, no site da Câmaa Municipal de Évora (penso que ainda por lá se encontra).

 

[responder a "J.Pierre Silva"] [denunciar abusos]

Véspera
responde a Sir Giga:

E o mais engraçado é que o que está relatado, ainda hoje em dia se passa. Exactamente assim.

Há apenas um lapso temporal: é referido que a Tuna do Liceu foi fundada no 1º de Dezembro de 1902. É apenas meia verdade. Em verdade, a data de fundação da actual Tuna do Liceu Nacional de Évora data de 2 de Fevereiro de 1902 - ainda que haja referências em anos anteriores a este movimento académico. O 1º de Dezembro sempre foi celebrado pelos alunos do Liceu de Évora que se reviam na Tuna do seu Liceu. Os anos foram passando e hoje apenas a Tuna do Liceu de Évora - e os seus antigos Tunos e ex-alunos do antigo Liceu - festeja o 1º de Dezembro em Évora. Por serem os únicos da academia a fazê-lo, entre os anos 40/50, começou-se a celebrar a data de aniversário da Tuna do Liceu no 1º de Dezembro. Assim, juntou-se o seu aniversário à celebração do 1º de Dezembro.



PS: Curiosidade: ainda hoje o Presidente do Conselho Directivo da Escola dá "tolerância de ponto" às aulas da manhã a todos os alunos e tunos que participam na Récita de Gala :)

PS: Curiosidade 2: as fitas que o autor refere na pandeireta, não são as fitas que vemos hoje nas tunas universitárias deste país; são fitas que eram oferecidas aos tunos/alunos como a celebração do 1º de Dezembro e de mais um ano lectivo. Têm, ainda hoje em dia, o mesmo papel que as fitas que se trocam entre os finalistas da universidades portuguesas.

PS: Curiosidade 3: O Hino da Restauração e o Hino do Liceu (Hino Académico) ainda hoje se toca, exactamente com o mesmo arranjo musical de antigamente.

PS: Curiosidade 4: Tenho tanto orgulho da tuna a que pertenci de 91 a 98 :D

 

[responder a "Véspera "] [denunciar abusos]

Véspera
responde a Véspera :

Só +1 curiosidade para os historiadores deste portal, tenho em casa alguns exemplares únicos do jornal "O Corvo" :) Bem arquivados, longe da humidade.

 

[responder a "Véspera "] [denunciar abusos]

J.Pierre Silva
responde a Véspera :

O que agradecíamos, mesmo, e com enorme urgência, eram fotos antigas da Tuna, do 1º quartel do séc. XX e, depois, uma ou outra entre 1985 e 1995.

 

[responder a "J.Pierre Silva"] [denunciar abusos]

Parceiros