Interessante, de facto, pelo testemunho, já que a foto, em si, não é novidade, tendo já aparecido, inclusive, no site da Câmaa Municipal de Évora (penso que ainda por lá se encontra).
E o mais engraçado é que o que está relatado, ainda hoje em dia se passa. Exactamente assim.
Há apenas um lapso temporal: é referido que a Tuna do Liceu foi fundada no 1º de Dezembro de 1902. É apenas meia verdade. Em verdade, a data de fundação da actual Tuna do Liceu Nacional de Évora data de 2 de Fevereiro de 1902 - ainda que haja referências em anos anteriores a este movimento académico. O 1º de Dezembro sempre foi celebrado pelos alunos do Liceu de Évora que se reviam na Tuna do seu Liceu. Os anos foram passando e hoje apenas a Tuna do Liceu de Évora - e os seus antigos Tunos e ex-alunos do antigo Liceu - festeja o 1º de Dezembro em Évora. Por serem os únicos da academia a fazê-lo, entre os anos 40/50, começou-se a celebrar a data de aniversário da Tuna do Liceu no 1º de Dezembro. Assim, juntou-se o seu aniversário à celebração do 1º de Dezembro.
PS: Curiosidade: ainda hoje o Presidente do Conselho Directivo da Escola dá "tolerância de ponto" às aulas da manhã a todos os alunos e tunos que participam na Récita de Gala :)
PS: Curiosidade 2: as fitas que o autor refere na pandeireta, não são as fitas que vemos hoje nas tunas universitárias deste país; são fitas que eram oferecidas aos tunos/alunos como a celebração do 1º de Dezembro e de mais um ano lectivo. Têm, ainda hoje em dia, o mesmo papel que as fitas que se trocam entre os finalistas da universidades portuguesas.
PS: Curiosidade 3: O Hino da Restauração e o Hino do Liceu (Hino Académico) ainda hoje se toca, exactamente com o mesmo arranjo musical de antigamente.
PS: Curiosidade 4: Tenho tanto orgulho da tuna a que pertenci de 91 a 98 :D