Portugaltunas - Tunas de Portugal

h P

Os relatos de festivais, certames concursos, etc e tais

Boas.

Tenho verificado que cada vez há mais resumos de eventos extremamente limitados só a noticiar resultados e prémios...

Não será isto uma descredibilização do meio?

Não será isto extremamente limitado?

Não porá isto em causa o trabalho de grupos que trabalham para apresentar cada vez melhores espectáculos, elevando a cultura tunante?

Não estaremos a limitar o meio a um mero jogo de ganhar/perder taças, ferros, vidros, paus, canecas, pratos, troféus, e outras bugigangas tais?

Não será mais importante falar da musica, do espectáculo, do ambiente, do convívio?

Sei perfeitamente que estas questões de prémios, ganhar perder já estão mais que debatidas por aqui. Não é a isso que me estou a referir...

Estou é a chamar a atenção às opções editoriais (se é que me é permitido!) da administração do portal - pois com este tipo de noticias, poderá deturpar-se (e deturpa-se muito com toda a certeza!) muito daquilo que são na realidade os eventos de tunas.

Sei que há pouca gente para escrever, fazer reportagens, que as organizações não enviam noticias, etc...pois! É a vida...

Quem realmente de facto está interessado no movimento trabalha para ele;

Quem não está, envia:

"por ora os resultados"

O mesmo se poderá dizer a quem publica.

Peço desculpa...

[ordenar tópicos dos mais recentes para os mais antigos ] [voltar aos tópicos principais] [responder a "h P"] [mostrar fórum em arvore] [denunciar abusos]

R T
responde a h P:

Ilustre HP, boa tarde e por partes:

"Estou é a chamar a atenção às opções editoriais (se é que me é permitido!) da administração do portal - pois com este tipo de noticias, poderá deturpar-se (e deturpa-se muito com toda a certeza!) muito daquilo que são na realidade os eventos de tunas." (fim de citação)

R: Não se trata de opções editoriais aqui, trata-se da informação que nos é enviada; ora, não tendo o PTunas o dom da ubiquidade, facilmente se depreende que alguma da informação que nos chega é aquela aque te referes. Bom, entre nada referir e referir o que nos mandam, optamos por esta última. Se nos enviarem mais material de facto para lá das premiações será publicado, simples.

"Sei que há pouca gente para escrever, fazer reportagens, que as organizações não enviam noticias, etc...pois! É a vida..." (fim de citação)

R: Acabaste de responder às tuas próprias questões, tão simples quanto isto. Mas mesmo assim aidna há uns "irredutiveís Gauleses" que remam contra a maré, a troco de nada.

"Quem realmente de facto está interessado no movimento trabalha para ele;
Quem não está, envia: "por ora os resultados" (fim de citação)

R: Não poderia estar mais de acordo.

"O mesmo se poderá dizer a quem publica." (fim de citação)

R: Aqui já estou em desacordo total contigo, meu caro. Publicamos - e uma vez mais partindo do óbvio presuposto que o PTunas não possuí o dom da ubiquidade - aquilo que nos fazem chegar pelas vias normais. Quando o PTunas faz a cobertura dos eventos - dos que pode e para tal tem meios, pois a mais não é obrigado - não assistes a uma mera descrição da premiação, basta leres as 15 reportagens feitas entre, p.ex. Outubro e Dezembro de 2009. Nos eventos restantes publicamos o que nos enviam para publicar, o que nos desobriga de todo como calcularás.

"Peço desculpa..." (fim de citação).

R: Não tens de quê e até te agradeço o "reparo" que seguramente não é dirigido ao PortugalTunas como se comprovará com inteligente propriedade. Fazemos todos os fins de semana em que há eventos um esforço que, desconhecido da maioria de vós, prepara previamente os meios que temos para poder-se chegar mais além; mas o importante aqui será, antes, o resultado do que fazemos, que é informação disponivel para todos. Não somos profissionais e nem sequer pretendemos se-lo, apenas e tão só contamos com o nosso entusiasmo, dos Colaboradores e de alguns "carolas" que nos enviam material informativo, o qual agradecemos desde já, como foi p.ex. o teu caso recentemente - e muito bem, agradecendo!

Por isso, entre nada publicar - e já nem quero falar das pueris ciumeiras... - e colocar o que se consegue apurar, preferimos colocar. Agora, se a malta quer mais e melhor, pois que nos envie esse mais e melhor, tão simples quanto isto. O teu post acaba, de certa forma, por dar ainda mais validade a este "serviço público" tunante de iniciativa privada, note-se, o que muito nos congratula; de facto devem ser as Tunas, elas mesmas, a credibilizarem-se, não nos compete a nós enquanto orgão de informação online substituirmo-nos a elas nessas matérias, como é por demais óbvio.
Credibilizem-se, pois, que cá estamos para publicitar essa credibilização.

Abraços e espero ter sido esclarecedor!

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

h P
responde a R T:

Boas...

Devo admitir que com este "desabafo" poderei ter ferido susceptibilidades de gente que muito trabalha em torno do meio, gastando muito do seu tempo, sem nunca pedir nada a ninguém...a administração do portal, por exemplo, na qual te incluis! Não queria, nem quero!

Peço desculpa por isso...

Esta minha chamada de atenção irá mais para a gente que na ância de noticiar "qualquer coisa", envia somente os referidos "resultados", sendo que prejudicam na minha opinião, o trabalho das organizações, o trabalho das tunas, e a credibilidade do próprio meio!

Se as organizações não enviam é porque não estarão interessadas, mas isso porventura serão outras contas...

Fica o desabafo.

Abraço para ti RT e vemo-nos um dia destes por aí...

[responder a "h P"] [denunciar abusos]

R T
responde a h P:

De todo, meu caro, não feriste susceptibilidade alguma, muito pelo oposto, se reparares bem.

Eu, pessoalmente, não poderia estar mais de acordo contigo quanto à questão substantiva, tomaramos nós que as coisas nos chegassem com mais matéria de facto e não com uma mera menção de premiação. Estamos mais do que de acordo, meu caro.

Agora, enquanto não nos chegarem as carrinhas GMC com emissão de sinal TV por satélite que encomendamos nos EUA e enquanto não procedermos à contratação prevista de 400 jornalistas de topo (excedentes da CNN, Fox e ABC) não temos mais remédio senão cozermo-nos com as linhas que temos. Tão simples quanto isto. Daí a pertinência do teu post.

Abraços!!!!!

Véspera
responde a h P:

Estamos todos de acordo.

E mais sublinho, quando alguém das organizações (como o fizeste recentemente - ontem?) nos envia informação, rapidamente substituímos o "por ora os prémios".

Não estamos em todo o lado. Mas algumas vezes até estamos em muitos sítios... mas com nossas próprias tunas. Neste caso deixa de fazer sentido publicarmos seja o que for. Já dizia o outro que "ninguém é bom juiz em causa própria", e a imparcialidade é algo que tentamos sempre seguir.

Não faltam colaboradores, redactores, escritores, poetas... falta-nos sim gente com espírito colaborativo e informativo. Não no Ptunas, mas sim nas Tunas. É a minha opinião; vale o que vale :)

Abraços e obrigado pelos teus reparos HP :)

[responder a "Véspera "] [denunciar abusos]

Joana Rangel
responde a h P:

Boas tardes,

Eu colaboro desde 2003 com o PT, tendo passado ha uns 2 ou 3 anos a Administradora.
Desde sempre enviei e fiz reportagens de eventos para os quais estava ou nao escalada, muitas vezes o fiz por minha iniciativa, apenas porque me apeteceu.

E de há uns tempos para cá tenho denotado por parte de algumas organizações (e estou a generalizar sem nenhum caso em particular), que me vez de fazerem o procedimento normal, que é enviar um e-mail a convidar colaboradores para a reportagem, esperarem que alguém lá apareça, como se fosse obrigação aparecer para fazer a dita reportagem. Assim como é comum "-ah estás cá?! vens fazer a reportagem?"

Pessoalmente, gosto muito de tunas, mas confesso que passados todos estes anos, me dirijo mais aos festivais para estar com os amigos do que para ver as tunas em palco. Tornando-se dificil por isso quando não vou a "trabalho" elaborar uma reportagem.

Com isto quero dizer: As organizações que pretendem que seja efectuada reportagem do evento não se acanhem de mandar um e-mail, com a devida antecedencia, para geral@portugaltunas.com a convidar o PT a ir elaborar a reportagem, pois entre nós, administração, colaboradores e amigos lá arranjaremos alguém.

Mas por favor nunca se esqueçam que nos fazemos isto apenas por amor à arte, e como todos temos as nossas profissões, tuna e familia e nem sempre conseguimos estar em todo o lado por obra e graça do espirito-santo! Para podermos estar em todo o lado contamos com as pessoas que nos apoiam e que sempre que quiserem podem enviar a sua reportagem, a sua notícia.

Beijos e abraços

Joana Rangel

PS: Colaborem connosco, não tenham medo!

[responder a "Joana Rangel"] [denunciar abusos]

Menina Kati
responde a h P:

Boas

Não sou colaboradora do Ptunas, mas de vez em quando faço algumas reportagens ou ponho os reultados, quando presencio um festival e sei que não está lá ninguém do Ptunas para fazer a reportagem, ou quando me pedem para o fazer, como já aconteceu.
Quando posso, faço a reportagem completa, porque acho que deve ser feita e que o mais importante não são só os resultados.
Acontece muitas vezes só colocar os resultados (como aconteceu agora com o CAPOTE), porque estava a concurso e não vi, com é óbvio, o festival completo, para conseguir fazer uma reportagem completa.

Saudações do coração das Beiras

[responder a "Menina Kati"] [denunciar abusos]

Denise Panamá
responde a h P:

Olá hP, para quem sabe, estas cenas das reportagens não é tão fácil quanto isso, porque 1º tem que se tentar ser o mais exacto possível com os temas que as Tunas interpretam, correr atrás delas por vezes, depois tentar ser objectivo e evitar interpretações pessoais, pois depois há mal-entendidos, em seguida tempo para poder participar pelo menos no evento espectáculo todo e depois tempo para redigi-lo (a minha última reportagem entre telefonemas pelo meio para últimas confirmações e saltos a outros sites, durou mais de 3 horas!!). Depois há a questão das Tunas organizadoras quererem uma reportagem completa e requisitarem alguém para isso, e ao fazé-lo recebé-lo como puderem e não fazer frete(não aconteceu comigo, mas é possível que já tenha acontecido com outros) e conseguir arranjar um sítio para que se possa fazer a reportagem bem(tipo, ficar de pé ou no meio das escadas é complicado para se estar a escrever ao mesmo tempo - também não me aconteceu, mas pode acontecer).
E por fim, aguentar a vontade de ir pro convívio com o pessoal durante as actuações, esse é um dos maiores senão. Mas nada como experimentar...

[responder a "Denise Panamá"] [denunciar abusos]

Ricardo Freitas Bonito
responde a Joana Rangel:

Cara Joana,

posso dizer-te que já enviei pedidos por e-mail para o Portugaltunas, convidando para estarem presentes no nosso festival, com condições exactamente iguais às que são dadas aos restantes tunos, e não obtive qualquer resposta. Obviamente que não posso pedir/exigir que o Portugaltunas esteja presente em todos os festivais, mas pelo menos uma resposta deve dar-se às pessoas, por uma questão de respeito.
Por outro lado, fala-se de uma falta de colaboradores, e posso também dizer-te que demonstrei disponibilidade para fazer reportagens, numa altura em que o Portugaltunas colocou um post à procura de colaboradores e também nunca houve um contacto.
Coloco-te apenas estas 2 questões aqui, porque é importante verem o que poderá estar a falhar em termos de comunicação, porque muitas vezes não há reportagens não por falta de colaboradores mas sim por falta de resposta da vossa parte.
Existem algumas reportagens que são feitas porque são os próprios organizadores dos festivais a escreverem ou com pedidos que são feitos pessoalmente a tunos que colaboraram regularnmente com o PT.

[responder a "Ricardo Freitas Bonito"] [denunciar abusos]

R T
responde a Ricardo Freitas Bonito:

Caro Ricardo:

Obviamente que poderá haver lapsos de comunicação e concordo contigo que se deverá dar resposta, estaremos atentos a isso seguramente e se resposta não houve não foi seguramente por desrespeito seja a quem seja.

Quanto à disponibilidade que demonstras para colaborar, é a mesma bem vinda e seguramente que teremos todo o gosto em ter-te como Colaborador credenciado para o efeito, o que agradecemos desde já. Quando colocamos o post a pedir colaboradores - no ano passado - também deixamos um mail de constacto para o efeito; não me recordo de ter algum mail teu - no caso - mas de qualquer forma regista-se a tua disponibilidade para colaborar e constarás na lista de colaboradores do PTunas (peço-te somente que envies um mail então informando da tua disponibilidade e quais as áreas de cobertura que eventualmente possas cobrir, para geral@portugaltunas.com).

Vamos estar mais atentos a eventuais lapsos comunicativos; como disse antes, só não comete erros quem nada faz. Mas fica o pertinente alerta que deixas, seguramente, o qual agradecemos.

Abraço!

R T
responde a R T:

E obviamente que extendemos o convite a todos os que queiram colaborar, pedindo somente que procedam como acima se indica.

Obrigado a todos!

Parceiros