Portugaltunas - Tunas de Portugal

César Champredonde

Origem das Tunas

Boas pessoal

Venho por este meio perguntar-vos se sabem de algum livro/site onde me possa informar acerca das origens das tunas, a importância das tunas numa faculdade, a importância das serenatas...

Estou farto de procurar, mas essa busca tem sido pouco frutífera :

Saudações académicos

César "Capitão Gregório" Champredonde

[ordenar tópicos dos mais recentes para os mais antigos ] [voltar aos tópicos principais] [responder a "César Champredonde"] [mostrar fórum em arvore] [denunciar abusos]

J.Pierre Silva
responde a César Champredonde:

Obviamente que ao escrever "origem das tunas" no google aparecem alguns resultados, mas a esmagadora maioria dos sites(para não dizer todos) apresentam dados errados, ficcionados ou meros mitos, a começar pelo caso do site da TMP (primeiro resultado a surgir), com a lenda do Califa.

[responder a "J.Pierre Silva"] [denunciar abusos]

Pedro Henrique Aparício

Olá César;

Há uns tempos, um dos fundadores do Grupo de Serenatas da FMH - André "chinês" Cunha, fez um artigo sobre isso que foi apresentado no 5º ENT (salvo erro).

Há de facto muita gente interessada, acredito que a publicação do nosso amigo "Pena" virá preencher a lacuna que muita gente nota.

Boa caça à informação, quando tiveres coisas aproveita e partilha - todos ficamos mais ricos.

[responder a "Pedro Henrique Aparício"] [denunciar abusos]

J.Pierre Silva
responde a Pedro Henrique Aparício:

Só 2 achegas:

1ª - O "Chinês" apresentou uma palestra sobre o desenvolvimento od fenómeno tunante de Lisboa desde o boom da década de 80. Um belíssimo trabalho, sem dúvida, mas que não se reporta `origem das tunas.

2ª - A obra que está para sair (está, neste momento, nos últimos retoques) não é "minha", mas um trabalho em co-autoria. Para além de mim, os ilustres Ricardo Tavares (Sabanda), Eduardo Coelho 8Conquistador) e João Paulo Sousa (JPS, TunoGasto).
Dizer que, muito provavelmente, mesmo estando pronta antes do verão,a obra só deverá estar nas estantes após o reinício do ano lectivo, dado ser uma altura mais activa e propícia do ponto de vista tunante e académico.

Forte abraço

Pedro Henrique Aparício
responde a J.Pierre Silva:

Amigo Pierre!

Gabo-te a necessidade da correcção e o habitual trato característico de "o seu a seu dono", mais gente houvesse assim e menos confusões teríamos no mundo (tunante e extra-tunante).

De facto o Chinês apresentou essa recolha da academia Lisboa, mas tenho ideia de ele ter também recolhido material sobre as origens (se calhar era só sobre a origem em Lisboa).

Confesso que não tenho presente essa informação, mas posso sempre reaviva-la com uma telefonadela ao amigo Chinês!

Abraços

[responder a "Pedro Henrique Aparício"] [denunciar abusos]

J.Pierre Silva
responde a Pedro Henrique Aparício:

Sempre às ordens, caro amigo.
Sobre a origem das tunas em Lisboa, o Chinês não investigou, mas descansa que na obra em causa muitas novidades haverá nesse particular, com material inédito quer documental, quer fotográfico.

Abraço

Phanie *Pirua*

Pois primeiro uma disculpa pelo meu portugues (espanhol e minha lingua natal) "origem das tunas" para as tunas em america, como em espanha ha um livro muito importante, donde falam do origem das tunas, a importancia, as serenatas, as praxes, o traje, etc... o nome e "LIBRO DEL BUEN TUNAR" e mais que uma "biblia" para nos!... mas eu tive a oportunidade de ficar em portugal e conhecer tunas, a tuna madrinha de minha tuna e de portugal, entao nos tambem temos muitas coisas da tradicao portuguesa... acho que em portugal a tradicao e mais por a academia... a universidade. seu traje, as tradicoes (praxes, queima das fitas, semana do caloiro...) portugal em tunas e "unico" simplesmente espectacular e um fenomeno!... eu gostava muito de escrever das tradicoes das tunas.. e mais em portugal.. mas nao ha melhor autor que um tuno portugues... boa sorte na pesquica... beijinhos desde peru..

Saudacoes tunantes!

Stephanie
Pexu
Tuna Feminina do direito USMP
Lima Peru

[responder a "Phanie *Pirua*"] [denunciar abusos]

Parceiros