Portugaltunas - Tunas de Portugal

Bruno Serra
responde a Filipe Sousa:

Para Criar uma Tuna, é preciso gente, apoio logístico e força de vontade...
Se tens gente e força de vontade, apoio logístico consegues facilmente através de entidades, tanto municipais, de freguesia ou académicas (outra tuna, escola, associação académica, outros...). A Tuna em questão, que podereis chamar de padrinhos, não tem e não deve ser, da mesma escola...

[responder a "Bruno Serra"] [denunciar abusos]

Sir Giga
responde a Filipe Sousa:

Para criar uma tuna, precisas primeiro do "Impresso 33" que podes comprar em qualquer papelaria (1€). É um documento azul e o duplicado em branco que, depois de preenchido, entregas na secretaria da faculdade.

Atenção que, no momento da entrega, tens também ter os comprovativos de:

a) Aprovação do Concilium Veteranorum para constituição da tuna

b) Autorização do Governo Civil, na forma do anexo b) do "Impresso 35" (2€)

c) Estatutos aprovados e reconhecidos notarialmente

d) Vacinas em dia

e) Documento atestando da sanidade mental de todos os elementos da tuna

f) Orientação sexual de todos aprovada e certificada pela Congregação para a Causa do Antimariquismo do Vaticano.

g) Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP) do ensaiador

h) Declaração sob compromisso de honra de nunca tocar a "Mulher Gorda", independentemente do grau de alcoolização

Depois de um ano probatório, o portugaltunas enviará uma Troika constituída pelo RT, o Jean-Pierre, o Gato Preto, o Conquistador, o JPS e o Novessetum, que avaliarão a tuna, aferindo se estão aptos para o juramento de bandeira.

Ou então borrifas-te para isso tudo, estudas sobre o assunto, inteiras-te do que é (e de como é) uma tuna a sério, vais a alguns festivais, falas com outros tunos e juntas uns amigos que gostem de música, academismo, tunas e voilá!

Ainda assim, acho que o cumprimento da alínea h) não fazia mal a niguém...

[responder a "Sir Giga"] [denunciar abusos]

Sir Giga
responde a Maia TAUTAD:

Isto sim era uma troika que devia tomar de assalto o país tunante e pôr as coisas nos eixos! :D

Quando à "Mulher Gorda", essa, a mim, não me convém nada!!! :P

[responder a "Sir Giga"] [denunciar abusos]

R T
responde a Sir Giga:

Eheheh! Só mesmo o Sir Giga para me fazer rir a uma segunda-feira de manhã....looll!

Mas deixa-me só fazer dois pequeníssimos reparos, meu caro, não vá alguém levar-te a sério (!!):

- O PortugalTunas não envia "troikas", triunviratos, quartetos, sextetos ou whatever. O PortugalTunas é e só um orgão de informação.

- Pela parte que me toca nunca faria parte de coisa alguma com a missão que anuncias acima: É que o Bom Senso não se impõe, ou se tem ou...não se tem.

Quanto à lista que anuncias acima e para lá do impresso 33, dizer que o ponto b) parece-me bem, já o a) parece-me manifesto excesso de zelo. Já o c) dá jeito e cada vez mais, o d) é naquela, o e) ninguém te passa excepto se tiveres, das duas uma, uma Tuna de Médicos ou então um ou dois médicos na Tuna pelo menos, o f) e o h) deveriam ser obrigatórios e finalmente o g) é naquela também.....

O melhor será ver e ouvir....just....e depois as coisas fluem...ou não!

Abraços!

[responder a "R T"] [denunciar abusos]

J.Pierre Silva
responde a Sir Giga:

Ó caro Giga, isto nem com o corpo d eintervenção, quanto mais com uns simplóruios que nada entendem disto como nós. hehehehee

Já estou como diz o Sabanda: estas coisas não se impõem (mesmo se às vezes dá vontade de o fazer à estalada, hehehehe).

Não assustes o people que ainda fica a pensar que provimos do antigos quadros da PIDE-DGS ou que somos aqueles comunas que comem crianças, hehehehe.

Já o resto me parece lindamente, se bem que te esqueceste do certificado de conformidade por Junta Médica e da adesão obrigatória a um PPR. Também a declaração dos rendimentos fiscais de toda a família até à 3ª geração é condição sine qua non. hehehehe

Quando, nesta altura, após 25 anos de caminho tunante (pós reabilitação da Tuna em Portugal) alguém pergunta como fazer para criar uma, o conselho que dou é simples: fique quietinho, informe-se, leia, veja tunas, vá a certames e encontros, vá a uns ensaios de tunas que lhe fiquem mais próximas.
Faça isso, de preferência com mais uns quantos que partilhem dessa vontade.

Depois disso (e leva tempo), e se houver requisitos mínimos musicais (e um leque de intrumentos mínimo), então quiçá pensar em alguma coisa (que deve começar de modo informal).

Seja como for, criar por criar me parece, nesta altura, inconsequente, quando há tunas que podem absorver quem queira vir a ser tuno.

[responder a "J.Pierre Silva"] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a Sir Giga:

Fundamental:

- Garantia bancária que assegure o repasto à Troika;

O repasto deverá incluir:

1. Aguardente Velha e Charuto para o J.Pierre, o mais velho possível;
2. Papel e lápis para o Conquistador fazer as contas e correspondências;
3. Álbum de bébés com fotografias de cada elemento da Tuna e correspondente árvore genealógica até à sétima geração, para o R.T. se ir entretendo;
4. Toalha de mesa, guardanapos azuis às riscas e arroz Chau-Chau para o Novassetum;
5. Uma cadeira vazia com um retrato do JPS;
6. Dois pratos para mim, que eu além da minha, como também a refeição do JPS;

- 70 Guias virgens para cada elemento da Troika, sendo que as do Giga deverão ser todas gordas;

Abraços

p.s. - se entretanto já tiverem comprado uma guitarra, tragam...

[responder a "Gato Preto"] [denunciar abusos]

R T
responde a Gato Preto:

É sempre assim, calha-me sempre o trabalho de facto!!!!

Ó Gato, arranja-me lá uma coisinha mais "leve" para fazer, sei lá, ouvir os "sindicatos" tunantes.....:)))))))

Abraços!

J.Pierre Silva
responde a Gato Preto:

Ora assim é que é falar. Um charuto e uma boa aguardente velha aguçam o engenho. Com isso, e na presença de bons amigos, já é o o céu, hehehe.
Essa da foto do JPS está bem vista, sim senhor, lol.

Essa das 70 donzelas...... é mais troikatroika.

[responder a "J.Pierre Silva"] [denunciar abusos]

O Conquistador
responde a Filipe Sousa:

Boas:

reparo que escreveste: "JÁ NÃO existe tuna" - o que significa que em tempos existiu.

O primeiro passo será, nesse caso, entrar em contacto com os elementos dessa extinta tuna: há-de alguém ter a bandeira, por exemplo.

Além disso, poderão dar-te conselhos sobre o repertório que tocavam, ter letras e acordes, etc. que possam facultar-te.

Esse será, a meu ver, o SEGUNDO passo.

O PRIMEIRO, e como aqui já foi referido é ter um «núcleo duro» de pessoas que queiram ir contigo para a frente - isso é o fundamental.

Arranjado o núcleo duro e contactados os elementos da extinta tuna, segue-se um período de contactos com tunas em actividade, que pode passar por iniciativas como as que o J. Pierre (e outros) enumerou: idas a festivais/certames, ENT, assistir aos ensaios de outras tunas, etc.

Como pano de fundo, deverias ter sempre esta pergunta:

"Que pretendo eu da/com a tuna?"

Abraço e

BOA MÚSICA!

[responder a "O Conquistador"] [denunciar abusos]

O Conquistador
responde a Gato Preto:

Ó Gato...

papel e lápis para EU fazer as contas?

Lá ia o jantar à bancarrota! Aí eram necessárias três tristes Troikas! Era um défice que nem te digo!

EU a fazer contas????? - LOL!

«É de Letras, é de Letras, o-lé, o-lé, o-láááááá!!!!!!»

Gato Preto
responde a O Conquistador:

Letras, promissórias, etc...

Não, meu caro, o meu acerto é meramente epistemológico. E aí ninguém te bate. As propriedades comutativa, associativa e quejandos são a tua esgrima. A capacidade sintética é toda tua. A prova da interdisciplinariedade.

Não é por ser um personagem de Ciências que deixarei de ser um humanista!Caramba!

Se A+B-C=y, logo...Conquistador resolve...hehehe...

E se fosse à bancarrota, estava na moda...viria a nova Tuna e pagaria...

Quanto ao mais, não consigo atingir a tua disponibilidade para pregar a estes Cristãos Novos sobre "como se ABRE uma Tuna"... é que, sem perdigão digo, vão brincar com a 5ª pata do cavalo do Gary Cooper.

Aquele forte abraço!

Vincent "25" "25"
responde a Filipe Sousa:

Caro Filipe,
Já não há muito a dizer sobre isto. Os sábios conselhos que já aqui foram dados são mais do que suficiente. Pessoalmente acho que te deves focar inicialmente na dica que te deu o Conquistador: Tens que ter um "núcleo duro" que partilhe da mesma vontade que tu. Na minha opinião, sem isso, podes ficar por aqui... Se cumprires esta condição poderás então seguires o conselho do J. Pierre: Quanto mais virem, quanto mais interagirem, mais rapidamente e facilmente conseguirão atingir o vosso objectivo.
Já agora, caro Sir Giga, mal vi este iten colocado no fórum, tive logo um feeling que ias ser dos primeiros a responder... Porque será? Afinal sábios conselhos nunca fizeram mal a ninguém...

[responder a "Vincent "25" "25""] [denunciar abusos]

R T
responde a Gato Preto:

Bom, chamado que foi à liça Gary Cooper e o seu cavalo, sem prejuízo de Mr. Ed poder eventualmente reclamar fama mais perene, alguns considerandos e em nome da Bi-Troika acima citada, são-me neste momento pertinentes citar, à laia de conclusão mas sem carácter vinculativo para o próximo Governo, devo referir:

A Scritti Polliti Tuneril actual é extremamente dubia: abrir uma tuna pode ser encarada por várias ópticas (a chamada multióptica) sendo que algumas delas poderão ser interpretadas liminarmente, com custos reais para os intervenientes em questão, mormente virema ter prazer (já que gozo é outra coisa...) nesse mesma acção. Poder-se-á abrir uma tuna igualmente na "Empresa Na Hora" desde que tenha capital social de pelo menos 5.000 euros. Poder-se-á abrir uma tuna ao meio sendo certo que a prática em algumas é e desde sempre efectiva, como se constata no terreno.

Certo certo é que, tudo o que se abre, fecha. E fechar uma tuna é que se revela, por oposição, como sendo algo extremamente raro, preferindo-se deixar o nome e respectivo registo activo para que vá perdurando no tempo mas que não no espaço. Uma espécie de empresa-fantasma, digamos assim, onde da mesma só resta o nome. Seria pertinente perceber-se porque razão não se fecham de facto tunas e, ao invés, se querem abrir tantas.

É um mercado desregulado, essencialmente. A intervenção da Bi-Troika aqui é, como se afigura evidente, meramente consultiva, não deixando, contudo, de frisar que para conversações de fundo e respectiva produção de efeitos, esta Bi-Troika está apenas disponivel e só à mesa do D.O.C. em pleno Douro e com o anfitrião Rui Paula a confeccionar o repasto, sendo que onerados serão todos aqueles que neste país querem abrir e fechar tunas e nos consultam para tal efeito, à taxa legal de dez caixas de Barca Velha 1968.

Para Despacho, posterior publicação em D.R. e respectivos efeitos gastronómico/legais.

P´la Bi-Troika (sem Gary Cooper)

R T
responde a Filipe Sousa:

Adenda ao Despacho da Bi-Troika:

"ou vinte caixas de Chorpus".

Para rectificação do ulterior Despacho mas essencialmente, ratificação....

P´la Bi-Troika

O Conquistador
responde a Gato Preto:

«Letras, promissórias, etc...

Não, meu caro, o meu acerto é meramente epistemológico. E aí ninguém te bate. As propriedades comutativa, associativa e quejandos são a tua esgrima. A capacidade sintética é toda tua. A prova da interdisciplinariedade.

Não é por ser um personagem de Ciências que deixarei de ser um humanista!Caramba!

Se A+B-C=y, logo...Conquistador resolve...hehehe...»

Fx!!!

O jantar ainda não começou, as virgens ainda não apareceram e o gajo já fala assim? - LOLLLLLLLL

Quando chegar a sobremesa (ou a SUBmesa, pelo andar da carruagem...) nem quero imaginar!

AQUELE ABRAÇO, Grande Amigo!

R T
responde a O Conquistador:

Ó Padrinho, o Gato^Preto ao fim de uma caixa de Barca Velha até canta o "Fado da Desgraçadinha" em Servo-Croata....:)))))Ele e nós...!!! Nem à sobremesa chegamos.......depois quero ver esses conselhos para fundar uma Tuna, quero quero.....!!!!!!!!

Abraços!

Gato Preto
responde a R T:

Como este País anda ainda se fala em CAIXA...ó meus amigos. Venha ela! Com uma garrafinha pelo menos a "Mulher Gorda" e a "Mafrada" saíam...
Com uma caixa...até calçava umas Sanjo e metia uma cartola...
HEhEhehehe...

Abraços

O Conquistador
responde a R T:

Meu Caro:

imagina que éramos legionários em "Astérix entre os Bretões", nas catacumbas do palácio do governador de Londinium a ver qual das pipas continha a poção mágica...

imagina... imagina só... isso é que era aconselhar!

O Novessetum
responde a Filipe Sousa:

1) Tiago, abre a Tuna da maneira que te apetecer, não te esqueças é de fechar à saída.

2) Giga, por favor não envolvas o meu bom nome e reputação com os senhores que referiste.

3) Gato Preto, se ainda existem guias virgens é sinal que estás cada vez mais lento.

4) Giga, continuas com a gravata mal apertada.

5) Tiago, agora a sério: se depender de mim, basta uma notinha de 500€

6) JPS... quem é o JPS?

7) Porra, agora fiquei com fome. Onde é o repasto?

[responder a "O Novessetum"] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a O Novessetum:

Caro Novassetum.

Nunca fui rápido. Sempre preferi um fado a um prémio de pandeireta.

Parabéns pela época desportiva e compra vaselina para a Supertaça Europeia. É que os Barças são como um clister. Entram devagar mas a borra é inevitável.

Se ganhares, pago o repasto. Não o clister.

Grande e fraterno abraço.

p.s. - O JPS é aquele gajo que necessita de um GPS para ser encontrado. Quanto ao mais, encerrar o tópico começa a ser urgente...

João Paulo Sousa
responde a Filipe Sousa:

Tirando o "novato" que abriu o tópico, apetecia-me era mandar-vos a todos (um excesso, relativamernte ao Conquistador) mamar no mesmo sítio onde o Gato Preto já está habituado a fazê-lo e, aliás, já fez questão de citar.

Eu lá tenho culpa que dois cromos me tenhammmandado andar a escarafunchar em tudo quanto é sítio para obter umas fotografias e nem tempo tenha de ir passando por aqui?

Abraço a todos do Coração das Beiras

[responder a "João Paulo Sousa"] [denunciar abusos]

O Conquistador
responde a João Paulo Sousa:

"um excesso, relativamente ao Conquistador"?????????

«Excesso» de quê?

Já andas c'o novo Aquôrdu Hortugrâphyku?

Muito me orgulha, no caso vertente, ser a excepção que confirma a regra!

Por respeito aos mais velhos, acatai as ordens do JPS! »Dura Praxis, sed praxis.»

Abraço e

BOA MÚSICA!

Parceiros