Portugaltunas - Tunas de Portugal

Macieira .

Cordas Thomastik - Bandolim

Boas tardes,

Depois ter falado com algumas pessoas no ultimo ENT em Castelo Branco sobre as melhores cordas para e bandolim(Thomastik) eu fui pesquisar as que existiam e encontrei 3 tipos delas (Soft, Medium e Hard). Qual das 3 é que são as melhores? Eu neste momento estou a usar as Rouxinol e requerem muita força para pressionar principalmente o 1º nota da Corda Mi (Fa#) e sei que as Thomastik sao completamente diferentes destas.

Melhores Cumprimentos,
Macieira
Tusófona - Real Tuna Lusófona

[ordenar tópicos dos mais recentes para os mais antigos ] [voltar aos tópicos principais] [responder a "Macieira ."] [mostrar fórum em arvore] [denunciar abusos]

Pintas
responde a Macieira .:

Viva!!

Caro Macieira,

Medium são as ideias... Até porque encontrar as outras é complicado :)

Abraço da terra da Cuca e do CAN!

Pintas
TUA

[responder a "Pintas "] [denunciar abusos]

Pintas
responde a Macieira .:

Viva!!

Caro Macieira,

Medium são as ideias... Até porque encontrar as outras é complicado :)

Abraço da terra da Cuca e do CAN!

Pintas
TUA

[responder a "Pintas "] [denunciar abusos]

Gaudêncio
responde a Macieira .:

Boas!

Também estive no ultimo ENT mas não tinha sequer conhecimento de haver encordoamentos Rouxinol para bandolim, só os uso na guitarra portuguesa! Também não sabia da existência de mais de um tipo de cordas Thomastik, talvez por ignorância minha pois acredito que esteja estampado na embalagem de cada encordoamento 'Soft', 'Medium' ou 'Hard'...

Disseste que as Rouxinol requerem muita força para pressionar, quais são as principais diferenças no som entre essas e as Thomastik?

Já experimentei as Fender que causam um irritante som metálico e de vez em quando uso Dragão para desenrascar, mas a minha eleição são as Thomastik...Parecem-me ser as que produzem melhor som e têm um toque mais amigável aos dedos (infelizmente também são as mais caras!).

Cumprimentos,

Pedro Gaudêncio
Grupo Académico Seistetos

[responder a "Gaudêncio "] [denunciar abusos]

Menina Kati
responde a Macieira .:

Boas!

Na minha opinião as medium são as melhores, mas também só posso comparar com as hard que comprei uma vez no Porto, e acho que são mais duras. Além disso as medium são as únicas que se encontram na grande parte das lojas de música.
Em comparação com as várias marcas que experimentei até agora, incluindo as rouxinol, as melhores que encontrei são mesmo as Thomastik (apesar do preço), pois exercem muito menos pressão sobre o braço do bandolim, e como os bordões são limados, são mais fáceis de tocar e o som é mais suave. Vê-se bem a diferença se experimentarmos num bandolim que não tenha grande som. Mas também temos que ter em atenção a limpeza do instrumento e das cordas, pois se não forem limpas, acabam por perder som como todas as outras.
E já agora aproveito para perguntar o que vocês costumam utilizar para limpar as cordas e a madeira. Eu usava um produto que se utiliza mais frequentemente nas guitarras eléctricas (não me recordo do nome), mas nos últimos anos não o tenho encontrado á venda e já usei outras coisas, mas parece-me que o resultado não é o mesmo.

Sadações do Coração das Beiras

[responder a "Menina Kati"] [denunciar abusos]

Macieira .
responde a Gaudêncio :

Boas,

No ENT não foi falado sobre estas cordas, senão me engano, só falei no primeiro jantar com uma Tunante das Menina da Beira Interior.
A diferença do que tu dizes, é também um som metalizado tão metalizado, que quando não ha cordas de rouxinol vou a uma loja comprar uma corda de guitarra electrica e é so tirar o ferrinho e fica igual á do rouxinol.
Eu cheguei a tocar num "bandolim" com Thomastik mas não tive muita percepção porque estava na oficina no Sr. Adérito de Cantanhede, e oficina dele é muito pequena.

A nivel a limpar, por acaso não tenho esse hábito de o fazer, a unica coisa que faço mas raro, é passar um pano daqueles da PRONTO para tirar a gordura das dedadas da madeira e tirar o verdete das cordas. No Atelier de Bandolins no V ENT (que nós organizámos) eles indicaram no caso de ferrugem usar uma lixa de agua.

Cumprimentos,
Macieira
Tusófona - Real Tuna Lusófona

[responder a "Macieira ."] [denunciar abusos]

Menina Kati
responde a Macieira .:

Foi comigo que falaste no ENT sobre as cordas.
Já agora, eu tive no V Ent e lembro-me dessa história da utilização da lixa de água para o caso de ferrugem, mas acho que isso só serve para limpar o bandolim, quando não é utilizado há muito tempo, e não as cordas. Porque quando começam a ganhar ferrugem, normalmente são trocadas.
Saudações do coração das Beiras

[responder a "Menina Kati"] [denunciar abusos]

Pedro Mendes
responde a Macieira .:

Boas,

A minha experiência em 12 anos de Thomastik para bandolim:
Realmente as melhores cordas para bandolim são as Thomastik Medium, o som é bastante límpido sem aqueles "metálicos" das Rouxinol, e são perfeitas para movimentos rápidos (choro, etc...). São cordas que ao contrário das Rouxinol afinam mais depressa e mantêm essa afinação mais tempo, mas por outro lado perdem potencial em poucos meses. Na minha opinião deves mudar de encordoamento Thomastik de 4 em 4 meses.
Uma particularidade deste tipo de corda quando nova, é que necessita de algumas horas de "esforço"(ou seja a tocar) para atingir o máximo de limpidez no som. Nunca vão fazer grandes projecções de som, mas são óptimas para palco e estúdio.
Existe realmente vários produtos, elaborados especialmente para guitarra electrica que servem para limpar as cordas (eliminam gorduras, sujidade, etc), são bastante vulgares nas lojas de musica e servem perfeitamente para todo o tipo de cordas.
Se a corda tem verdete...lixo..acho que daí não vai sair mais nada de verdadeiramente bom...!
Desvantagem Thomastik...o preço...!

Espero ter ajudado. Cumprimentos

Pedro "Santarém" Mendes
Tuna Académica da Universidade de Évora

[responder a "Pedro Mendes"] [denunciar abusos]

Raul Neto
responde a Macieira .:

Boas tardes pessoal.

Por acaso sabem onde posso comprar destas cordas em Lisboa?

Saudações

TUCA- Tuna Universitária Corsários dos Açores

[responder a "Raul Neto"] [denunciar abusos]

Macieira .
responde a Raul Neto:

Entre-Campos, loja de musica. tens duas lojas, uma da chinesa e outra que não é da chinesa. Vai à que não é da chinesa que eles têm. diz que vens de uma tuna que eles fazem desconto.

[responder a "Macieira ."] [denunciar abusos]

Parceiros