Portugaltunas - Tunas de Portugal

Gato Preto

A PrimaDonna e a Infantuna

Ser anfitrião, convidar e receber os outros não pode ser obrigação mas sim vocação. Ninguém empurra ninguém para a organização de eventos que pressupõe a dádiva e carolice. Ainda assim as coisas devem-se fazer com brio. Se não, não vale mesmo a pena.

Vem este tópico a propósito do que vindo do nada, algo pode dar cabo do esforço, empenho e dedicação de um conjunto de pessoas que tudo fizeram, dando o seu melhor para proporcionar aos seus convidados o máximo de bem estar e conforto. Conceber as diferenças e reconhecer as opções é igualmente demonstração de respeito e saber receber.

Foi nestes princípios que assentou a realização do XXI FESTUNA.

Foi um deste princípios que foi dramaticamente violado pela iniciativa individual de alguém que por mais que tenha feito ou por mais que seja constantemente citado como referência, não está acometido de poder discricionário de opinar publicamente acerca das opções e modus operandi de uma qualquer Tuna que não a sua, arrastando em termos mediáticos todo um grupo que não se revê nem de perto nem de longe neste tipo de atitude.

Ser referência não é para quem procede com arrogância e acinte.
Quem transforma o individual no colectivo demonstra falta de espírito de grupo e pior, de quem já está à maior neste jogo onde cada um desempenha o seu papel sem ser mais ou menos que o seu companheiro do lado.
Diferentes, sim. Primadonna, não.

Quantas vezes inclusivamente neste Forum amiúde são citados este ou aquele como de super-heróis se tratassem. Exemplos vivos da postura e fontes inesgotáveis da água benta onde qualquer pinga que nos chega quase nos beatifica.
Pois alguns são ídolos com pés de barro.

Pessoalmente classifico, o fim de semana de 24 de Setembro em Coimbra, de espantoso. A qualidade exibida para inicio de "saison" foi notável. A organização e o envolvimento da EUC, assinalável e o espectáculo de uma beleza invulgar.

Dos resultados, dizer que, e não sendo jurado, há-de ter sido um berbicacho a sua atribuição tal foi o equilíbrio demonstrado.
Como as outras a Infantuna exibiu-se a um nível superior, aliás como vem sendo hábito. Não ganhou é certo, mas o Grande Prémio ficar-lhe-ia muito bem entregue. Sem mácula e ao seu estilo, lá foi evoluindo no cenário executando um programa de grau de dificuldade elevado e arrancando para uma fantástica prestação como prova a adesão do público do TAGV.
Deu o litro, o seu melhor. Defendeu o bom nome do Festival e demonstrou a razão do convite. Em troca recebeu uma verdadeira patada de um dos seus autores musicais, o qual teve o desplante de se arvorar em tribuno aproveitando um senado que não lhe passou procuração.

Como membro veterano da EUC, aproveito o ensejo para agradecer a todas as Tunas a participação empenhada neste FESTUNA, particularizando no caso da Infantuna Cidade de Viseu que merece publicamente este desagravo.

Este FESTUNA foi um dos melhores panos que já presenciei. A Primadonna, a nódoa.

Paulo Cunha Martins (EUC)

 

[ordenar tópicos dos mais recentes para os mais antigos ] [voltar aos tópicos principais] [responder a "Gato Preto"] [mostrar fórum em arvore] [denunciar abusos]

Gato Preto
responde a Gato Preto:

Um pequeno esclarecimento adicional,

Não se deduza que quando se alude a "um dos seus autores musicais" se está a referir um elemento da Infantuna. De todo. E isso é que torna mais triste este episódio.

Abraços

 

[responder a "Gato Preto"] [denunciar abusos]

O Novessetum
responde a Gato Preto:

E que prazer foi rever Coimbra... mesmo com uma batina justa com quase 20 anos de idade (é curioso como ficamos mais musculados a partir dos 30).

O Festuna foi (é) grande, como o é a tuna que o organiza.

Obrigado pelo acolhimento. Espero daqui a 10 anos poder voltar e regressar novamente ao Porto com a satisfação de ter matado outros 10 anos de saudade.

Quando ao resto... nem dei por nada.

Abraço.

 

[responder a "O Novessetum"] [denunciar abusos]

Menina Kati
responde a Gato Preto:

Boas!


Foi, sem dúvida, ridículo, o comentário efectuado em palco que levou a esta situação! Ridículo, por ser uma falta de respeito para com quem trabalhou para a realização do evento, e quem foi convidado. Esta situação torna-se caricata pelo simples facto da pessoa em questão, ter apontado o dedo a um aspecto, pelo qual a sua própria tuna também peca! Se tivesse caladinho e entretido a beber um fino é que tinha juízo!
Por aquilo que todos percebemos, foi um comentário individual que não pôs em causa a tuna completa, dadas as circunstâncias e da forma como foi feito!
Portanto, Gato preto: em nada tem de vos pesar nos ombros!

Foi de uma organização excelente! Continuem EUC, para o ano espero poder lá estar novamente!

Saudações do Coração das Beiras

 

[responder a "Menina Kati"] [denunciar abusos]

Parceiros