Portugaltunas - Tunas de Portugal

IX FiTUALLE - Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé
{local} /5 ( votos)

IX FiTUALLE - Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé

Este festival conta já com oito edições que decorreram entre os anos de 2000 e 2018. Deram origem a um CD e a quatro DVD. Regressa novamente neste ano de 2019 para a sua 9.ª edição com o Cine-Teatro Louletano a receber quatro tunas a concurso, numa noite que se espera de muita música, boa disposição e espírito académico.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé é uma tuna onde os elementos pertencentes são exclusivamente do sexo masculino, respeitando assim a velha tradição do trovadorismo estudantil. Este projeto teve início em meados de novembro de 1999 com algumas ideias formadas por parte de elementos da TUNAAF – Tuna Académica Dom Afonso III. Essas ideias foram finalmente concretizadas numa reunião levada a cabo por cinco estudantes: Carlos Viegas, Emiliano Silva, Hugo Lopes, João Rodrigues e Júlio Guerreiro. Esse encontro realizou-se no dia 1 de dezembro de 1999, data de fundação da TUALLE, num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé, onde em tempos o conhecido poeta Aleixo declamava os seus poemas, o Café Calcinha. Desta reunião nasceu o Concílio Magno, entidade fundadora da Tuna.

Contando com a preciosa ajuda do amigo Jorge Semião, começaram os ensaios e no dia 19 de março de 2000 a TUALLE teve a sua primeira atuação oficial, em Vilamoura. Desde aí a Tuna tem apresentado vários espetáculos em reputados festivais nas mais diversas regiões de Portugal, desde o Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o seu espírito académico e através da música, leva a todos os recantos a alegria e boa disposição algarvias, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé.

Duração: 3h30
Preço único: 5 €
Público-alvo: Público em geral

https://www.facebook.com/cineteatrolouletano/

Parceiros