Portugaltunas - Tunas de Portugal

Tuna Universitária do Minho
5/5 (3 votos)

Tuna Universitária do Minho

Portugal / Braga > Tunas

A Tuna Universitária do Minho foi fundada no ano de mil novecentos e noventa por vinte jovens trovadores. Natural da mui nobre e augusta Cidade de Braga, os seus objectivos passam pelo bem saber cantar e tocar, não esquecendo o elogio às belas discípulas de Vénus e a manutenção das velhas e irreverentes tradições académicas.


Desde a sua estreia nas Monumentais Festas do Enterro da Gata de mil novecentos e noventa, tem sido com grande orgulho a grande Embaixatriz Académica da Universidade do Minho, levando a alegria e deixando a saudade por todas as terras e locais por onde já passou.


A Tuna Universitária do Minho enverga o trajo académico da Universidade do Minho, com pequenas alterações aprovadas pelo código de praxe da academia minhota. Estas alterações, que são o uso de meias vermelhas e o uso de um «bico» também vermelho sobre os ombros, já nos valeram a alcunha de «vermelhinhos», conferindo à Tuna uma identidade muito própria.

Integrada na ARCUM - Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, tem, ao longo da sua história, percorrido, sozinha ou com os restantes grupos da ARCUM, todo o território nacional, continental e insular, bem como alguns dos locais mais privilegiados do mundo. A Tuna Universitária do Minho é organizadora do FITU BRACARA AVGVSTA - Festival Internacional de Tunas Universitárias, festival este que é já uma referência no panorama dos festivais de tunas nacionais, sendo também um dos maiores eventos culturais da Cidade de Braga.

Sendo a Tuna mais antiga da academia minhota, temos a honra de ter como tunas afilhadas a Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho, a Tuna Académica do Externato Infante D. Henrique, a Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho e a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa. Desde Maio de 1993, a Tuna Universitária do Minho está irmanada com a Tuna de Direito de Oviedo e desde Abril de 2001 com a Tuna de Medicina do Porto.
A Tuna Universitária do Minho comemorou em Maio de 2000 o seu décimo aniversário. Esta comemoração foi assinalada com o lançamento do C.D. duplo "Tuna Universitária do Minho" composto por 31 músicas que marcaram o percurso da Tuna desde a sua fundação.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/universitariadominho

Site oficial: http://www.tum.com.pt
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros