Portugaltunas - Tunas de Portugal

Tuna Feminina do ISEL
0/5 (0 votos)

Tuna Feminina do ISEL

Portugal / Lisboa > Tunas Femininas

A FORMAÇÃO...

Corria o ano da graça de 1994, quando por alturas do mês de Maio um grupo de corajosas futuras Engenheiras, inconformadas com a falta de animação que assombrava o Reino do Glorioso Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), se uniram, pegaram nas guitarras e partiram à conquista do mundo. Eram elas, As nossas amabilíssimas Fundadoras!

Além de um curso de Engenharia (que ansiavam concluir!), elas tinham em comum amizades e um grande gosto pela música e Tradições Académicas.

Como quase todas as tunas, a Tuna Feminina do I.S.E.L. (TFISEL) teve a sua génese à volta da mesa de um bar, mas não de um bar qualquer!? Foi no saudoso "Bar do Sr. António", o bar das grandes tertúlias iselianas! Quem, desses tempos, não recorda as grandes cantorias às 8:00 da manhã ?!?!?!...

OS OBJECTIVOS...

Mas, uma Tuna não vive só de tertúlias, o seu objectivo primordial é divulgar e promover a música académica, que encontra as suas raízes na música popular portuguesa. Como tal, há muito que as tunas deixaram de ser simples movimentos académicos, representativos de uma instituição, e tornaram-se entidades que preservam a cultura popular nacional, mantendo vivas as nossas mais ancestrais tradições.

Contudo a TFISEL é para nós, uma actividade extra-curricular igual a tantas outras: há quem opte pelo desporto, nós preferimos a música... Se assim não fosse, com a elevada carga horária que temos, quer a nível de aulas e quer de trabalhos pós aulas, que recordações guardaríamos nós do tempo de estudantes? Apenas um "canudo" para o qual olharíamos e recordávamos as noites em claro passadas a estudar ou as tardes de Verão trancadas na biblioteca! Assim havemos de recordar, também, as noites de copos e guitarradas que nos ajudaram a sobreviver aos anos do curso e que criaram laços de amizade que nos permitiram apoiar as nossas colegas "Tuninhas" nos momentos mais difíceis.

OS INSTRUMENTOS...

Aliados à música tradicional surgem nas tunas os mais variados instrumentos populares, podendo mesmo afirmar-se que alguns foram recuperados tendo sido salvos do esquecimento, entre eles estão os cavaquinhos, bandolins, guitarras, violas braguesas, flautas, adufes, bombos, ferrinhos, castanholas, pandeiretas e outros mais eruditos como o contrabaixo e a flauta transversal.

Desde a sua formação a Tuna Feminina do I.S.E.L. tem sido convidada a participar em Encontros e Festivais de Tunas (tendo arrebatado alguns prémios!), Bençãos de Pastas e Baptismos de Caloiros; actos de beneficiência; a animar colóquios, exposições, conferências, feiras e festas? Sempre a representar o Instituto e o bom Espírito Académico Alfacinha!

Agora devido à passagem dos cursos de bacharelatos para licenciaturas, agradecemos, desde já, a oportunidadede continuarmos "Companheiras de folia /Sempre prontas a cantar / Moscatel é uma alegria / Vamos lá todas brindar", por mais um tempinho a viver a alegria da Vida Académica tunística. E acima de tudo continuar representar o ISEL!

« Ó ISEL!... Ó ISEL!...

Orgulho-me de ti!...

Orgulho-me de ti!...

Passando ou chumbando!...

Chumbando ou chumbando!!!!!!....

Ó ISEL és o melhor que há!!!

Ó ISEL és o melhor que há!!!

Engenharia: ISEL!

Há dúvidas ?!!!...Não!!!

Então...encontramo-nos por aí!!!»

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/tunafemininaisel

Site oficial: http://www.alunos.isel.ipl.pt/tunafeminina
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros