Portugaltunas - Tunas de Portugal

Tuna de Medicina da Universidade do Minho
0/5 (0 votos)

Tuna de Medicina da Universidade do Minho

Portugal / Braga > Tunas Mistas

O sonho de criar a Tuna de Medicina da Universidade do Minho (TMUM) tem tanto tempo quanto a existência do curso na Mui Nobre Academia Minhota. Ao longo dos anos, foram diversas as tentativas de formar uma tuna mista capaz de revelar que o estudante de Medicina vai além do conhecimento da fisiologia do corpo humano.

Em Novembro de 2009 ocorreu, finalmente, a derradeira tentativa de dar asas a este iluminado projecto, com um ensaio ao qual compareceram mais de trinta destemidos e destemidas.

Nos anos seguintes, a TMUM foi crescendo, com calma e sem medo e foi-se enraizando no panorama cultural riquíssimo da Universidade do Minho, abrindo caminho para o aparecimento de novas tunas nos anos seguintes. Novos elementos foram-se juntando, muitos vindos de outros cursos e mostraram que não é preciso sermos futuros médicos para enchermos a alma de quem nos ouve.

No final do ano de 2013, após reunião “regada”, o cabido de cardeais, órgão máximo da praxe minhota, aprovou as alterações ao traje por nós propostas, tornando-nos assim um grupo cultural da Universidade do Minho por completo. Ao já tão orgulhosamente envergado traje da academia minhota, juntaram-se duas peças singulares: a “Afrodite” uma fita amarela, no macho do braço esquerdo do casaco, que marca a subida de Enfermo (caloiro) a Curandeiro e o “Hermes”, peça de veludo, que cobre o ombro esquerdo e que marca a subida para o último grau hierárquico da TMUM, o Doutuno.

Em 2014, apenas 5 anos após a fundação, veio a realização dum outro sonho, a realização do primeiro Festival de Tunas Mistas de Braga, a qual foi dado o nome MOMENTMUM. A terceira edição do MOMENTMUM, em Abril de 2016, fica marcada por ser a primeira a ser realizada naquele que, para nós, sempre foi o palco perfeito, o magnífico palco do Theatro Circo.

Depois de encantarmos meio Portugal, no verão de 2016, pela primeira vez, são cantadas as primeiras músicas em solo Espanhol, com o olhar fixo em aventuras maiores.

Cantando e encantado pelas ruas e vielas da nossa amada cidade de Braga prometemos continuar “curando” a nossa gente dessa “doença” que se chama: vida.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/tunademedicinadauniversidadedominho

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros