Portugaltunas - Tunas de Portugal

Tuna Académica da Universidade dos Açores
5/5 (2 votos)

Tuna Académica da Universidade dos Açores

Portugal / Ilha De São Miguel > Tunas Mistas


Influenciados pelo anticiclone dos Açores e inspirados pela misticidade da Atlântida, um grupo de alunos da mui nobre Universidade dos Açores, enamorados pela tradição musical e poética das gentes destas ilhas e amantes da vida boémia, fundou, a 6 de dezembro de 1993, a TAUA - Tuna Académica da Universidade dos Açores.


Fruto desse entusiasmo e espírito académico, a 23 de abril de 1994, eram realizados o batismo e a primeira apresentação ao público aquando da VII Semana Académica da Universidade dos Açores.
 
O batismo da TAUA ocorre segundo a Praxe Académica Portuguesa, apadrinhada pela TAISCTE (Tuna Académica do ISCTE-IUL) afirmando os laços de amizade e admiração mútuos, que existem e perduram. A bênção da tuna, com missa na Igreja Matriz de São Sebastião, acontece a 5 de novembro de 1995 tendo como padrinho o então Magnífico Reitor da Universidade dos Açores, Prof. Doutor António Machado Pires.
 
A 20 de fevereiro de 1998 são aprovados os primeiros estatutos e regulamento interno da TAUA.
 
 
Sendo a segunda tuna mais antiga da Universidade dos Açores e a primeira existente na cidade de Ponta Delgada foi, pois, precursora do movimento musical académico que entretanto se gerou. Inicia-se a partir da sua fundação um trajeto de sucesso marcado por diversas atuações e digressões em festivais nacionais e internacionais, pelas ilhas dos Açores, continente Português,  Alemanha, Bélgica, Holanda e Canadá.
Em 2010, a TAUA organiza a primeira edição do seu festival, o "Inventio - Festival Internacional de Tunas".
 
A TAUA possui dois registos discográficos. O primeiro álbum foi editado em 1996, intitulado "A Descoberta", e o segundo intitulado "Mérito", editado em 2017. Os seus temas, quer sejam originais ou adaptações, possuem uma identidade musical própria e inspiram-se na insularidade e na vida académica.

 

Ao longo do tempo a TAUA teve o privilégio de apadrinhar, em abril de 1994, a TUMa (Tuna Universitária da Madeira) e em março de 1998 a Luso-Can Tuna, a única tuna existente na América do Norte.
 
A TAUA projeta-se pela sua presença no meio universitário, transmitindo não só a música, mas principalmente a forma de viver o espírito académico, que sempre a caracterizou. Honra o traje que enverga e dignifica o nome da Universidade dos Açores aqui e além Atlântico, "Sempre a Cantar", regendo-se sempre pelo lema: "Qui habet aures audiendi, audiat!" - "Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!".

 

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/tunaacademicadauniversidadedosacores

Facebook: http://www.facebook.com/pages/TAUA-Tuna-Acad%C3%A9mica-da-Universidade-dos-A%C3%A7ores/214103301938330
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros