Portugaltunas - Tunas de Portugal

TAUTAD - Tuna Académica da UTAD
5/5 (1 votos)

TAUTAD - Tuna Académica da UTAD

Portugal / Vila Real > Tunas Mistas

A Tuna Académica da UTAD é uma Tuna mista que surgiu em Maio de 1983, quando alguns jovens alunos desta Universidade (na altura ainda Instituto Politécnico) se reuniram, tendo em comum o gosto pela música e pelo convívio.

Desde logo se optou por um reportório de música popular, essencialmente Transmontano, que provinha do Cancioneiro do Rio d'Onor, característica ainda hoje marcante nesta Tuna. A recolha era feita pelos próprios elementos que, para tal, se deslocavam ás aldeias dos vários Concelhos Transmontanos e pediam às pessoas mais idosas que lhes cantassem as musicas da sua terra. Exemplo disso é a famigerada música "Mulher Gorda", que foi recolhida na zona de Alijó. Neste reportório contam-se ainda músicas recolhidas na zona de Miranda do Douro, cantadas em dialecto Mirandês, e ainda músicas típicas da região do Douro.

Numa fase posterior começou a conjugar-se as músicas populares com letras de cariz universitário (leia-se, académico), uma vez que o Ambiente Académico começava a fervilhar nesta cidade. Esta mistura do popular e académico resulta numa perfeita simbiose, ainda aliada à cultura, na qual consiste a riqueza desta Tuna.

A TAUTAD esteve presente no estrangeiro (Luxemburgo) e em momentos marcantes para o meio tunante como no 1º aniversário da Infantuna Cidade de Viseu ou no 1º festival internacional de tunas em Coimbra. Para além da música (e dos copos), o traje é também vincadamente transmontano, já que é inspirado no traje de gala mirandês.

Neste momento a Tuna conta com 37 membros divididos entre Tunos, Caretos e Pré-caretos.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/tautad

Site oficial: http://tautad.blogspot.com/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros