Portugaltunas - Tunas de Portugal

0/5 (0 votos)

Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa

Portugal / Porto > Tunas

Historial da Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa

A Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa, da antiga, sempre leal e mui nobre cidade do Porto, foi fundada a 12 de Outubro de 1994.
Com objectivos vincados, sempre a par com a música tradicional e/ou popular portuguesa, esta tuna conseguiu superar alguns sonhos de outrora, chegando a despertar várias atenções graças á sua jovialidade, alegria e companheirismo que caracterizam a maneira permanente de ser e estar deste grupo.
Apadrinhada pela Tuna Universitária do Minho, a Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa conta actualmente com vinte e tantos mocinhos, charmosos, sérios, solteiros, mas um nadinha mentirosos, que cantam e encantam as donzelas, com as muitas serenatas, dividindo cumplicidade com a Lua e com as ruas da Invicta.
Invicta é a denominação perfeita para o Festival de Tunas Académicas que faltava à academia do Porto, juntando as melhores tunas desta terra à beira-mar plantada. Os dias “Invictos“ são repletos de trovas, risos, e folia.
O Invicta, foi o motivo do lançamento o segundo trabalho discográfico da Tuna Académica da Universidade Fernando Pessoa, registando num duplo CD ao vivo, dois dias de Festival no lendário Teatro Sá da Bandeira. A primeira gravação data de 1995, contando onze temas.
Esta entusiasta Tuna orgulha-se de ter assinalado a presença em quase todos os festivais de tunas mais importantes do País, mas o nosso orgulho balança entre o convívio nas ruas, serenatas a donzelas e entre trovas a céu aberto, percorrendo Portugal continental de lés a lés, bem como as ilhas.
Em Agosto de 1996, os discípulos de Pedro Álvares Cabral lá se aventuraram a cruzar o oceano, até ao Brasil, que visitaram, conquistaram e dominaram desde o Rio Grande do Sul, passando pela Amazónia, Nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo (…), até às instâncias balneares de Pedras Rubras. Em 1997 assinalou a sua presença na região da Bretanha (França), repetiu as façanhas do ano anterior na terra do Samba, e em 2000 partiram em busca dos encantos árabes da Tunísia.
Nestas viagens, além de embaixadores por excelência da música e tradições nacionais, criaram-se raízes tais, que ficarão gravadas no consciente de cada um, ao longo da vida. Para todos aqueles, que fazem do seu curso e da sua Universidade, uma viagem de poucos anos, deixem-nos dar-lhes um conselho:
aproveitem o melhor da vivência académica, pois será dela que terão mais saudades e donde surgirão as histórias para contar aos netos... ou não!!!


-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/taufp

Site oficial: http://taufp.blogspot.com/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros