Portugaltunas - Tunas de Portugal

Grupo Académico Seistetos
0/5 (0 votos)

Grupo Académico Seistetos

Portugal / Évora > Tunas

Grupo Académico Seistetos
Honesta Açorda Com Muito Bacalhau Misturado


Corria o ano da graça de 1992 algures em Março (entre 1 e 31, não se sabe bem quando!), quando Mário Moita “Xico da Moita”, Nuno Tirapicos “Tira Tira”, Jorge Pena “Chili”, Paulo Gomes “Brasileiro”, José Manuel “Zéii”, Daniel Aurélio “El Batatinha” e Paulo Fernandes “Sprite”, decidiram abrir uma filial da SATA em Évora, ou seja, formar um grupo musical que permitisse participar na Queima das Fitas na Ilha Terceira. Dada a espectacularidade em cima de palco e principalmente fora dele, decidiram “sobriamente” continuar o projecto.
No mês de Maio do mesmo ano, na Queima das Fitas da U.É. estrearam-se oficialmente na noite de tunas, sendo apadrinhados pelo Sr. Prof. Doutor Jorge Araújo e pela Sr.ª Dr.ª Maria dos Céus Ramos, sendo respectivamente reitor da Universidade de Évora e Secretário de Estado da Juventude na altura.
O Grupo Académico Seistetos (G.A.S.) deve o seu nome aos mesmos componentes do grupo, pois inicialmente eram seis. Sendo cinco de Eng.ª Zootécnica e um de Eng.ª Agrícola, numa das longas noites de “estudo afincado” surgiu então o nome, Seis (seis elementos) tetos (de tetos da vaca), que assim se manteve e manterá ligado à própria história da Universidade.
O carácter deste grupo manifesta-se pelo elevado espírito académico associado ao convívio báquico, não dando especial ênfase à parte do “honesto estudo”, exortando a parte da “longa experiência misturado”. A musicalidade deste grupo funde-se com a música popular portuguesa associado à rábula estudantil. Do cancioneiro deste grupo fazem parte algumas das músicas mais conhecidas na Universidade e no Alentejo.
O G.A.S. já percorreu Portugal nas suas actuações em encontros de Tunas e Queimas da Fitas (de Angra do Heroísmo, Beja, Coimbra, Lisboa, Loulé, Portalegre, etc.). Além fronteiras destacou-se nas actuações em Espanha, Paris, Bruxelas e Amesterdão. Mais recentemente, no dia 27 de Março de 2002, o G.A.S. concretizou um velho sonho, a gravação do primeiro trabalho “Anda cá k’eu nã talêjo”.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/seistetos

Site oficial: http://www.seistetos.uevora.pt
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros