Portugaltunas - Tunas de Portugal

Mondeguinas - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra
5/5 (1 votos)

Mondeguinas - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra

Portugal / Coimbra > Tunas Femininas

As "Mondeguinas" são uma Tuna Feminina da Universidade de Coimbra, constituída por cerca de 30 elementos, que se dedicam à pesquisa e divulgação da música portuguesa.


O grupo formou-se em Maio de 1993, em consequência do desmembramento de um grupo feminino já existente. Apesar das contrariedades e desalento, alguns dos elementos reorganizaram-se e formaram as Mondeguinas.


A diversidade musical é o ponto forte deste grupo, desenvolvendo um trabalho ao nível da música popular portuguesa, música dita erudita, possuindo também temas inéditos.


Do seu currículo constam inúmeros espectáculos na zona de Coimbra, mas também em vários pontos do país (Lisboa, Bragança, Guimarães, Tróia, Algarve, Porto, Aveiro, Santarém, Castelo Branco, Évora, Guarda, Covilhã, Madeira, Açores e tantos outros lugares...).


No ano lectivo 95/96, efectuaram a sua primeira internacionalização com uma série de espectáculos na Bélgica. Aos que se seguiram, em anos posteriores, actuações em Espanha e Itália.


Em Outubro de 1999 e na sua primeira participação no "Festival de Tunas de Barakaldo", em Espanha, conseguiram arrecadar o prémio de Melhor Interpretação Musical de Rua.


Participaram pela primeira vez, em Agosto de 2000, no Festival de Música Popular em França, "Des croches et la Lune".
Em Março de 2002 participaram num outro festival em Vila-Nova-de-Arouça na Galiza, intitulado "Luces de Bohemia".
Em Abril de 2003, deslocaram-se a "Aix-en-Provence" (França), para participarem num intercâmbio cultural levado a cabo pelas Câmaras Municipais das duas cidades geminadas.
Deslocaram-se, em Dezembro de 2005, a "Anshbach" (Alemanha), com a finalidade de representar Portugal numa Gala televisiva de Natal.


Participam todos os anos em Festivais e Encontros realizados em vários pontos do país e não só, tendo arrecadado por várias vezes o Prémio de Melhor Tuna, Segunda Melhor Tuna, Tuna Mais Tuna, Melhor Instrumental, Melhor Interpretação Musical, tendo recebido na sua primeira participação, o prémio de Melhor Serenata no Festival organizado pela Tuna Feminina da Universidade de Aveiro, realizado anualmente nessa cidade.


Todos os anos organizam o "Canto da Sereia", que foi na sua décima primeira edição transformado em Festival. Este evento traz a Coimbra as melhores tunas portuguesas e também congéneres estrangeiras.


Foram também responsáveis pela organização do evento denominado "Sons da Primavera", que engloba uma conferência-debate subordinada ao tema em questão. Em 1997, o tema foi "A Mulher e o seu papel na Música Portuguesa", em 2000 foi "Tunas sem Traje", em 2001 foi dedicado à "Cultura Popular" e em 2002 ao tema "Notas de Coimbra". Em 2004 o tema foi "Canto para Ti".
Depois de três anos de ensaios, pesquisa, convívio, viagens, boémia e muito trabalho as Mondeguinas gravaram o seu primeiro CD. Uma produção que procura espalhar as três vertentes musicais do grupo, preparando-se actualmente para iniciar a gravação de um segundo trabalho. Em 1995 participaram conjuntamente com outros grupos da academia de Coimbra, no CD intitulado "Indiferença", com a música original "Indignação" e em 2002 no CD organizado pela DGAAC intitulado "Vem conhecer a Academia" com duas músicas, uma original e uma outra popular com arranjos próprios.


As Mondeguinas recrutam anualmente elementos nas várias Faculdades de Coimbra, e também nas várias Escolas Superiores e Institutos. Os espectáculos sucedem-se a um ritmo frenético ao longo do ano, abrandando apenas na altura das frequências e nas férias escolares.


Sendo assim, quem as conhece, já sabe que ao ouvirem estas ninfas do Mondego, enfeitadas com os seus eternos malmequeres, poderão contar com convívio, tradição e uma mística muito própria.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/mondeguinastunafemininadauniversidadedecoimbra

Site oficial: http://mondeguinas.no.sapo.pt/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros