Portugaltunas - Tunas de Portugal

Grupo de Serenatas da FMH
0/5 (0 votos)

Grupo de Serenatas da FMH

Portugal / Lisboa > Tunas


Em Abril de 1986, surge a primeira tuna de Lisboa no período de renascimento das tunas académicas: a Tuna do Instituto Superior de Educação Física (I.S.E.F.). Era uma tuna mista, que não envergava o traje académico, e organizou, em Abril de 1988, o primeiro evento internacional de tunas da academia lisboeta (no período de renascimento), o Encontro Internacional de Tunas de Cascais.

Nos finais da década, este grupo dá origem à Tuna Maria. Esta tuna é a primeira tuna feminina a surgir em Lisboa e uma das primeiras em Portugal, trajando de castanho, tendo-se extinguido no início dos anos 90.

Alguns dos elementos desta tuna integraram o núcleo de fundadores da Tuna Académica da Faculdade de Motricidade Humana (T.A.F.M.H.), a qual surgiu em 1991, pela mão de alunos do 3.º Ano e da Associação de Estudantes (A.E.F.M.H.). Esta tuna mista usava traje académico, tendo dinamizado, durante dois anos, uma escola de música de instrumentos tradicionais.

Este grupo funcionou até finais de 1996, dando lugar ao Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana (GSFMH), fundado em Novembro do mesmo ano por alguns elementos da anterior tuna, que deste modo asseguraram a continuação da tradição musical académica na FMH.

A Noite de Tunas de Oeiras, organizada pelo GSFMH em parceria com o Município de Oeiras, foi realizada pela primeira vez em Maio de 1995, tendo decorrido ininterruptamente até aos dias de hoje. Saiba mais sobre o evento em www.fmh.utl.pt/serenatas/nto.

O GSFMH foi e é claramente influenciado pelos seus ascendentes. A história do seu surgimento, aqui apresentada, é a justa homenagem a todos os que, criando referências, fazem perdurar a memória.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/gruposerenatasfmh

Site oficial: http://www.fmh.utl.pt/serenatas
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros