Portugaltunas - Tunas de Portugal

Estatuna
5/5 (1 votos)

Estatuna

Portugal / Santarém > Tunas Mistas

A ESTATUNA surgiu no ano lectivo de 1999/2000, após o desejo dos primeiros alunos em formar uma tuna que servisse, não só para elevar o nome da escola, como também para levar mais longe o prazer que sentiam pela música. Tendo adquirido nesse mesmo ano alguns instrumentos, o projecto não conheceu muitos avanços. Mesmo assim, nesse ano a tuna organizou o seu primeiro festival de tunas – o I FESTA (Festival de tunas da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes).

No ano seguinte – 2000/2001 – a estrutura da tuna foi completamente alterada, com a estrada de novos alunos que, consequentemente, se tornariam tunos. Com um número bastante apreciável de novos tunos, seriam poucos os do ano anterior que ficariam. Esse ano serviu, essencialmente, para consolidar o núcleo duro da tuna e definir o grupo. No fim desse mesmo ano lectivo realizou-se o II FESTA.

Já em 2001/2002 realizaram-se as primeiras audições para a tuna aproveitando a chegada de novos caloiros. A adesão foi muita e houve pessoas que tiveram que ficar de fora. Depois de apurados os novos tunos ainda se verificaram alguns ajustes dentro da tuna. Foi também um ano em que se investiu muito tempo em ensaios, resultando daí as nossas primeiras aparições públicas a “sério”. Entre outros locais, tocámos em Abrantes, no Entroncamento e em Alcácer do Sal, onde ganhámos o nosso primeiro prémio (Música Mais Original). Realizou-se também o III Festa, onde a população de Abrantes aderiu por completo àquela noite verdadeiramente mágica, onde se ouviram acordes apaixonados pela cidade. Também é de referir que foi durante este ano que todo o inventário instrumental da tuna foi substancialmente aumentado, com a aquisição de mais bandolins, violas, cavaquinhos e, o nosso orgulho, o fantástico “Marsápio” (o nosso contrabaixo de estimação).

Desta forma, pode dizer-se que o ano de 2001/2002 foi o verdadeiro ano de arranque, com a criação de estatutos, com a eleição de uma direcção e a entrada de novos tunos que se juntaram aos tunos fundadores.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/estatuna

Site oficial: http://www.estatuna.ipt.pt
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros