Portugaltunas - Tunas de Portugal

ESE’s Tunis – Tuna Académica da Escola Superior de Educação de Beja
5/5 (1 votos)

ESE’s Tunis – Tuna Académica da Escola Superior de Educação de Beja

Portugal / Beja > Tunas

Alentejo rico em tradições. Uma delas o cante e a famosa açorda com pão alentejano. De tradições e cante vivem também as tunas.

Corria o ano de 2011 numa noite quente de Junho, dois amigos (um estudante e outro ex-estudante da ESE) e vários copos de sangria no estomago, decidiram formar uma tuna. Querendo manter a tradição, esses dois amigos decidem unir forças para que a Escola Superior de Educação de Beja voltasse a ter uma tuna.

Em tempos, houve uma tuna mista que acabou por desaparecer... Houve também várias tentativas para levantar essa mesma tuna, mas todas elas falhadas. Parecia haver a necessidade de algo, como por exemplo um nome novo, gente nova, sangue novo, vontade, esforço e dedicação.
Já sóbrios, os dois amigos falaram entre si e com vários colegas da escola para angariar membros para a tuna. Avizinhava-se uma tarefa difícil... Criar uma tuna nova, com gente nova, muitos deles sem nunca terem tido contacto com o mundo musical. Mas o espirito e o objectivo duma tuna passa também por ensinar os interessados a aprenderem um instrumento musical.

Com todo o apoio do Instituto Politécnico de Beja, foi-nos fornecida uma sala de ensaios.
Já com sala, alguns membros, umas guitarras e pandeiretas, tínhamos condições reunidas para levar o projecto avante. Muita gente dizia que seria mais um projecto falhado, outros davam-nos força. Tanta força nos deram que no dia 13 de Junho de 2011 foi oficialmente fundada a ESE's Tunis, a nova Tuna Académica da Escola Superior de Educação.

Pouco a pouco, passando a mensagem de que a ESE já tinha tuna, mais pessoal interessado foi aparecendo, os ensaios foram-se regularizando e um reportório formando.
A primeira actuação foi no dia 17 de Outubro de 2011 na Semana da Recepção ao Caloiro de Beja, com um reportório de 4 músicas e apenas uma meia dúzia de ensaios. De salientar todo o apoio e palavras carinhosas que recebemos antes e depois da actuação por parte das Associações de Estudantes das 4 escolas e por parte das outras 6 tunas existentes em Beja.

Vestidos a rigor com o seu capote alentejano, com espirito de camaradagem e acima de tudo fazendo com que todos os membros se sintam bem e num meio familiar, a ESE's Tunis veio para ficar e levar a bom porto o espirito académico e tradições de Beja.

Viva Beja, Viva as tunas e todo o espirito académico.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/esestunis

Facebook: https://www.facebook.com/ESEs.Tunis

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros