Portugaltunas - Tunas de Portugal

Cancioneiro Universitário do Campo Alegre, Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (C.U.C.A.)
5/5 (1 votos)

Cancioneiro Universitário do Campo Alegre, Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. (C.U.C.A.)

Portugal / Porto > Tunas

1990, o Ano.
Faculdade de Letras, o local.
Porto, a Cidade.

Homens de Letras, os intervenientes.

Esta é a receita para uma das maiores e mais antigas Tunas do Porto, C.U.C.A.  Cancioneiro Universitário do Campo Alegre  Tuna de Letras do Porto. 
Então como é que foi? pergunta o Caloiro, perdido e ávido de saber. Ele não sabe mas está um passo mais próximo do rumo certo a seguir na sua vida académica. 

Explicar-te-ei!  exalta o excelentíssimo Tuno, sabendo que irá para sempre mudar a vida daquele jovem projecto de homem.

Numa noite, entre o frio de Fevereiro e o orvalho de Março, corria o ano de 1990. Um número infindável de Homens receberam a bênção daqueles que, orgulhosamente, chamamos de Padrinhos, a Tuna Universitária do Porto. Foi a noite do nosso nascimento. Nessa noite nasceu o Cancioneiro Universitário do Campo Alegre - Tuna de Letras do Porto. Desde aí que temos vindo a crescer, a todos os níveis. Com mais de 20 anos de actividade, temos espalhado as sementes (do saber, entenda-se) de Letras pelo país e pelo Mundo. Pisámos palcos míticos de Macau à Irlanda, passando por palcos, para nós com maior importância, do Minho ao Algarve, com um salto de pandeireta até às Ilhas.

E prémios?  pergunta o futuro discípulo.

Ui, meu caro! Também os temos.  responde humilde e orgulhoso o grande Tuno. Temos de tudo! Melhor Tuna, Melhor Pandeireta, Melhor Estandarte, Melhor Instrumental, Tuna mais Tuna e Melhor Claque, ganhos em diversos festivais, e algumas vezes todos ao mesmo tempo! Mas, jovem, não é só de grandes prémios que este mundo tunístico é feito. Orgulhamo-nos de todos eles, mas é tão ou mais importante contribuir para a comunidade que nos rodeia. Desde festas de Natal a instituições de caridade social, passando por festas tradicionais, onde tocamos e cantamos desgarradas com as gentes deste país até a angariações de fundos para organizações de âmbito social. Para nós, ver um sorriso na cara de quem assiste às nossas actuações é, de longe, o melhor prémio.

E e estou com vergonha
As Senhoras, rapaz?

SIM, gaijas!!!

Haja respeito, Caloiro!!! As donzelas hmmm... não estão na Tuna. Mas estão connosco, tal como nós estamos com elas. Tal como diz o ditado atrás de um grande Homem está uma grande Mulher. Agradecemos, do fundo do coração, todo o apoio que sempre nos deram todas as mulheres, em especial as de Letras. 
Por isto tudo, meu petiz, se queres aprender o que é uma parte da vida académica, junta-te a nós, toca umas guitarradas, diverte-te, ganha responsabilidades e VIVE!






Ad Gloriam
C.U.C.A.  Cancioneiro Universitário do Campo Alegre  Tuna de Letras do Porto

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/cucatunaletrasuniversidadeporto

Site oficial: www.tunadeletrasporto.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000357413737
Youtube: http://www.youtube.com/user/tunadeletrascuca
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros