Portugaltunas - Tunas de Portugal

Coral Quecofónico do Cifrão - Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
5/5 (3 votos)

Coral Quecofónico do Cifrão - Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Portugal / Coimbra > Tunas

Corria o ano de 1993 quando um grupo de estudantes da FEUC, pertencentes à Tesoural Tertúlia Irmandade das Sombras (grupo de fomento e divulgação das tradições académicas da Universidade de Coimbra na dita Faculdade), que tinham como hábito realizar serenatas às meninas que lhes partiam (e continuam a partir) os corações, decidiram dar um ar mais sério ao grupo, e apresentar os seus talentos musicais a uma outra franja de público que não teria possibilidade de os ouvir até então.

Começaram assim os ensaios regulares daquela que viria a ser a Tuna da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra! O Coral Quecofónico do Cifrão.

Ao reportório habitual das serenatas, constituído por temas populares do cancioneiro Coimbrão e nacional, foram-se juntando, pouco a pouco, composições originais elaboradas por elementos da Tuna, os quais constituem, hoje, a quase totalidade dos temas apresentados nas actuações.

Os convites para as actuações foram surgindo naturalmente. Primeiro foram as participações em festas de Natal e Páscoa nos "lares" de Coimbra, depois as idas a festas populares no "Japão" (para quem não sabe, Japão é todo o território que se encontra fora dos limites da praxe de Coimbra) e a encontros de Tunas.

Em 1997 o Coral esteve presente pela primeira vez no sarau da Latada, na altura realizado no Jardim da A.A.C.

A 2 de Maio de 2003, o Coral toca pela primeira vez, na Queima das Fitas, na noite de Economia, actuando no palco principal. A partir daí tornou-se uma presença constante e assídua nos cartazes das principais festas académicas, tais como a Festa das Latas e a Noite dos Horários.

Desde então o Coral Quecofónico do Cifrão esteve sempre em evolução.
Neste momento, o Coral Quecófonico do Cifrão está numa óptima fase, sendo regulares as grandes assistências nas actuações da Festa das Latas e Queima das Fitas. Está também prestes a lançar o seu primeiro CD e, na Queima das Fitas de 2011, realizará duas actuações, uma no Chá das Cinco e outra no palco principal da Queima das Fitas. É portanto a Tuna de Faculdade mais antiga da Universidade de Coimbra.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/coralquecofonicodocifraotunadafeuc

Site oficial: http://www.coraldocifrao.com/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros