Portugaltunas - Tunas de Portugal

As Fans - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra
5/5 (2 votos)

As Fans - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra

Portugal / Coimbra > Tunas Femininas

Corria na Universidade de Coimbra o mês de Fevereiro do ano de 1989…
A pausa, após as frequências do ano, prometia, além de um merecido descanso, algum tempo para relaxar ao som da bonita música Coimbrã, que se podia ouvir um pouco por toda a cidade…
A sede da Falange de Apoio Negro – Fans (claque de apoio à Académica Organismo Autónomo de Futebol) era o ponto de encontro de duas amigas da Faculdade de Letras que, resolvendo participar mais activamente no meio académico, fundam a primeira Tuna Feminina da história da Universidade de Coimbra e segunda de Portugal… Convidam mais quatro amigas e surgem, então, “As Fans dos Fans”.
Dezoito anos passados, o grupo cresceu! São agora cerca de 30 jovens, alunas dos mais variados cursos da Academia de Coimbra e apenas conhecidas pel’As Fans. Esta tuna é, em suma, um pequeno grupo de amigas que assumem como particular empenho e prazer, o espírito e irreverência tão próprios da Academia Coimbrã. Fazem-no em cada ensaio, em casa composição, em cada tema original acabado, em cada espectáculo, isto é, em cada encontro entre os seus elementos e, entre estes e aqueles que as ouvem.
Têm brio no trabalho desenvolvido nestes anos de existência, encarando o futuro com constante preocupação na qualidade, que pretendem sempre crescente e a que já habituaram o seu público.
Com efeito, As Fans são presença habitual, desde o seu nascimento, em todas as actividades culturais de índole musical da Associação Académica de Coimbra ao longo de todo o ano académico, nomeadamente nos Saraus e Encontros de Tunas, nas Latadas e Queima das Fitas.
Têm percorrido, ao longo dos anos, o país de Norte a Sul, assim como os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Em 2000, cruzaram fronteiras em direcção a Hannover (Alemanha), onde participaram nas Comemorações do Dia de Portugal na Expo 2000. Um ano depois, encontravam-se em Itália e em 2002 recebem e aceitam a proposta para irem a Madrid. Também têm animado arrais e romarias, importantes jantares e recepções oficiais, honrosos espectáculos de solidariedade, destacando com especial carinho as actuações directamente ligadas à AAC-OAF. Foram ainda, por diversas vezes, a presença Coimbrã em Festivais de Tunas Nacionais e internacionais, onde tiveram a alegria e a honra de serem distinguidas com diversos prémios (Melhor Tuna, Tuna mais Tuna, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Passe Callas e Menção Honrosa), que não só as orgulham como as impelem a mais e melhor fazer.
Foi o gosto, a vontade e a motivação que levaram As Fans a embarcar num arrojado projecto que traduz um sonho antigo: a gravação do primeiro CD de originais “Sonho a preto e branco” – repertório que conta e canta Coimbra, suas gentes e tradições.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/asfans

Site oficial: http://www.asfans.net/
Email: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Telefone: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)
Fax: ****** (visível apenas a users registados/autenticados)

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros