Portugaltunas - Tunas de Portugal

Coro Antigos Orfeonistas Coimbra
0/5 (0 votos)

Coro Antigos Orfeonistas Coimbra

Portugal / Coimbra > Outros Grupos

Constituído por antigos estudantes da Universidade de Coimbra, apresentou-se pela primeira vez em Dezembro de 1980, por ocasião das comemorações do centenário do Orfeon Académico de Coimbra, onde o Coro foi buscar as suas raízes institucionais.

Com um reportório bastante eclético – música sacra, operática, popular, entre outras – tem dedicado particular cuidado à interpretação coral da canção de Coimbra, tratando temas que foram divulgados pelas vozes de José Afonso, Adriano Coreia de Oliveira ou Luís Góis, acrescentando-lhe por vezes também a riqueza tímbrica da guitarra portuguesa.

Realizou mais de seis centenas de concertos e apresentações, em Portugal e no estrangeiro (Europa, Américas – do Norte e do Sul – África e Oriente), sendo de destacar as actuações em sedes de Organizações Internacionais, nomeadamente, o Parlamento Europeu, o Tribunal das Comunidades Europeias, a Comissão Europeia, a UNESCO e a ONU.

Realizou actuações com grandes nomes da música, tanto a nível nacional como internacional.

Assim, para além de ter gravado um CD com a Orquestra Filarmónica de Londres, o coro actuou com José Carreras, Simone, Rui Veloso, Luís Represas, Sara Tavares, Nuno Guerreiro, Dulce Pontes, Carlos Guilherme, André Sardet, Vitorino, Janita Salomé, Cristina Branco e Mariza.

Conquistou vários prémios em competições internacionais, tendo ganho a Medalha de Prata no XVI Festival de Música de Natal e Advento em Praga (2006) e a Taça de Ouro "Pedro O Grande" no II World Choir Festival de São Petersburgo (2008).

É dirigido pelo maestro Virgílio Caseiro desde 2003.

Agraciado com o grau de Membro Honorário da Ordem de Mérito por Sua Excelência o Presidente da República, o Coro possui a Medalha de Mérito do Ministério da Cultura e a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Coimbra, a Medalha Honorífica da Universidade de Coimbra, a Medalha de Prata e a Taça do Parlamento Europeu.

Mas um dos troféus de que mais se orgulha é da referência que fez ao Coro Sua Santidade o Papa João Paulo II, quando a ele se dirigiu após uma actuação no Vaticano “ Dos anjos diz-se que cantam no Céu. Nós andamos a ensaiar na Terra para cantar um dia com eles no Céu. Mas um pouco do Céu já se ouve quando vós cantais”.

-----------------

URL Portugaltunas: http://www.portugaltunas.com/antigosorfeonistascoimbra

Site oficial: http://www.uc.pt/antorf

Directório

pesquisa alfabética:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Parceiros