Portugaltunas - Tunas de Portugal

XXII FITA: A reportagem
/5 ( votos)

XXII FITA: A reportagem

Tuna De Engenharia Vence XXII FITA

Cada vez se torna mais dificil - e ao mesmo tempo tão facil - reportar mais um FITA. Lugares comuns a repetirem-se sucessivamente num certame tão tipico quanto atípico. Nesta XXII edição assistiu-se a uma sucessão repetitiva e quase óbvia daquilo que é o FITA, desde o cartaz de participantes às claques - as inevitáveis de Engenharia, Economia e Medicina, entre outras - passando pelos corredores vazios na 1ª parte à espera de animação, indo desde o cartolado passeando-se pelo Coliseu com a respectiva cartola já semi-desfeita, desde o traidor apanhado em flagrante delito, passando pelas sempre esbeltas finalistas de variados cursos a mostrar orgulhosamente a sua condição derradeira e terminando num corredor já mais composto na 2ª parte muito à custa das Tunas de Engenharia e Medicina. Basicamente pouco ou nada mudou face aos últimos anos, caras conhecidas q.b. e o espectáculo costumeiro, com todas as Tunas dentro do expectável e face ao passado recente.

Noite de FITA marcada essencialmente por um forte sentimento entre os presentes de tristeza, mesmo em plena Queima, por força do desaparecimento de um componente da Tuna da Universidade Católica, revelando a todos, afinal, aquilo que os mesmos esquecem por via de regra, o essencial. Momento particularmente tocante porque vai ao encontro desse mesmo essencial, o proporcionado pela Tuna de Economia quando em introíto ao seu tema "Feiticeira" o dedica precisamente à TUCP e nomeadamente ao seu Tuno desaparecido, elevando o que de facto é mais importante, afinal e que, nos intervalos da vida, nos vamos esquecendo entre prémios, Queimas, rivalidades e afins, reduzindo tudo isto atrás à sua real importância, pequena por sinal.

De resto e quanto ao evento propriamente dito pouco mais haverá a dizer. Todas as participantes - as mesmas dos ultimos anos - estiveram ao seu nivel expectável e habitual, sendo que o Coliseu apresentou-se cheio de público que, apesar de tudo e do ambiente vivido, deixou no ar um cheiro habitual a FITA que não chegou para fazer esquecer o real ambiente vivido.

Fica para a história, em todo o caso, a decisão do Jurado:

Melhor Solista: TUCP
Melhor Pandeireta: TUCP
Melhor Estandarte: TUCP
Melhor Instrumental: TUCP
3ª Melhor Tuna: TAISEP
2ª Melhor Tuna: TUCP
Melhor Tuna: TEUP



Obs:  Agradecimento especial ao Erico da organização deste XXII FITA.

Parceiros