Portugaltunas - Tunas de Portugal

XXI CELTA
/5 ( votos)

XXI CELTA

O Rescaldo

XXI CELTA África
12 e 13 de Dezembro

Mais uma vez a Azeituna garantiu na cidade de Braga o CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas, no Theatro Circo na sua XXI edição, o tema do espétaculo deste ano foi África. Nos dias 12 e 13, o CELTA trouxe à cidade de Braga cerca de 400 tunos de algumas das melhores tunas do país. Mais uma vez, o festival distinguiu-se pelo seu carácter temático. Depois do "Cabaret", "Cinema" e "Brasil", o XXI CELTA foi inspirado em "África", com o desafio às tunas a incluir elementos deste género musical, nas suas actuações.

Com a sala principal do teatro cheia em ambas as noites, especialmente cativante, cheio de ritmo e muito diferente do habitual os participantes fizeram uso de instrumentos característicos da música africana, e interpretaram com elementos do género musical o seu reportório ora do alinhamento habitual ora hits da música africana, , o que resulto num espectáculo de tunas, cenário, músicas e até mesmo as festas numa envolvente que fazia viajar até ao velho continente. Após deliberação do júri, o prémio de melhor tuna foi arrecadado pela Desertuna, seguida pela TEUP em 2º lugar e a TUIST em 3º.
Para envolver o público do XXI CELTA no verdadeiro ritmo Africano, a Azeituna contou com a participação de um convidado especial no Theatro Circo: Bonga, ícone da música Angolana, o cantor aclamado internacionalmente trouxe ao CELTA momentos de grande nostalgia para muitos. Para além de duas participações durante os dois dias com a sua banda, o Bonga interviu num medley de música africana interpretada pela Azeituna. As noites de festas no Populum também foram de grande sucesso, mesmo com o sol já a raiar a festa continuava com um clima de folia e festa.

Depois de mais uma edição do CELTA bem sucedid, a Azeituna agradece a todos os que marcaram presença ou contribuiram de alguma forma para a concretização deste grande evento.

Tunas a concurso:
Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Estudantina Universitária de Lisboa
Tuna Universidade Católica Portuguesa - Porto
Scalabituna
Tunadão 1998 - Tuna do IPV
Desertuna - Tuna Académica da Universidade de Beira Interior
Tuna de Engenharia da Universidade do Porto

Tunas extra-concurso:
Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho
Tuna Universitária do Minho


No final o Júri do XXI CELTA ditou os seguintes premiados:
Melhor Tuna: Desertuna
Segunda melhor tuna: TEUP
Terceira melhor tuna: TUIST
Melhor instrumental: Tunadão
Melhor tema: Scalabituna
Melhor solista:TEUP
Melhor pandeireta: Desertuna
Melhor porta-estandarte: Desertuna
Tuna mais tuna: Scalabituna

Parceiros