Portugaltunas - Tunas de Portugal

XX Noite de Tunas da Queima da Fitas da Universidade de Évora
/5 ( votos)

XX Noite de Tunas da Queima da Fitas da Universidade de Évora

A Reportagem…

Decorreu no passado dia 27 de Maio, a XX Noite de Tunas da Queima da Fitas da Universidade de Évora nos claustros da Universidade de Évora.

A TAUÉ tem vindo a organizar a Noite de Tunas da Queima das Fitas da Universidade de Évora desde há 19 anos. Como tal, sempre se encarregou, fazendo uso da experiência acumulada, de toda a organização dedicada e especializada neste evento. Conseguiu, ao longo do seu vasto percurso, trazer aos Magníficos Claustros do Colégio do Espírito Santo um número considerável de tunas, de várias regiões no nosso país, considerando sempre que os estudantes desta academia mereciam conhecer cada vez mais e melhor o mundo das tunas em toda a sua variabilidade e qualidade, proporcionando-lhes noites inesquecíveis.

Este ano, a AAUÉ decidiu intervir na organização do mesmo, alegando que a noite de Tunas deveria ser organizada pela mesma e restantes grupo e tunas académicas. Não só se ocupou em convidar algumas Tunas, como se encarregou do som e iluminação. Em tom provocatório, e numa tentativa de diminuir quem ao longo dos anos ergueu esta noite emblemática, ainda sobrepôs uma Tarja à que é colocada tradicionalmente pela TAUÉ, alusiva ao seu aniversário, sem consentimento prévio.

As Tunas convidadas Foram:

- TAE – Tuna Académica do Liceu de Évora (convidados pela AEUÉ)
- TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (convidados pelo GAS)
- Tuninfas – Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Portalegre (convidadas pela TAFUÉ)
- Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco (convidados pela AEUÉ)
- Tusófona – Real Tuna Lusófona (convidados pela AEUÉ)
- TAFUL – Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa (convidados pela TAUÉ)
- TUB – Tuna Universitária de Beja (convidados pela TAUÉ)
- GAS – Grupo Académico Seistetos
- TAFUÉ – Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora
- TAUÉ – Tuna Académica da Universidade de Évora

Mais de 3000 pessoas encheram os Claustros da Universidade de Évora, proporcionando um ambiente perfeito para as Tunas. Estas responderam alegrando com qualidade, sem cessar durante mais de 5 horas a grandiosa moldura humana, cabendo á TAUÉ como é tradição ser a última Tuna em palco, abdicando do som, procurando a sinergia perfeita entre os estudantes e a tuna, em particular com os que agora se despedem da academia, como se de uma última actuação se tratasse, dada a intensidade e emotividade posta em palco e transposta para os presentes. E nesse contexto cantou, entre outras músicas, a “Despedida”, uma música que perfura o coração dos estudantes, e em especial dos finalistas, durante a qual muitos, não conseguindo conter as lágrimas, relembram momentos vividos na Universidade de Évora.

Dois Pontos Marcantes desta Noite:

1. O desconhecimento das Tunas convidadas sobre os diferendos entre a AEUÉ e a TAUÉ, o que levou a que a direcção reunisse com todos os responsáveis no sentido de dar uma explicação cabal sobre o que se estava a passar. Os responsáveis de todas as Tunas mostraram-se solidários com a TAUÉ e mostraram-se disponíveis para ajudar a devolver a organização da Noite de Tunas a quem sempre organizou. A TAUÉ agradece assim a todas as Tunas que, em cima de palco de forma desprendida e solidária, manifestaram o seu apoio.

2. A TAUÉ não baixou os braços face aos acontecimentos que estavam a decorrer, que tiveram o seu auge no encobrimento da Tarja comemorativa do nosso 19ºAniversário, por uma outra da AAUÉ (curiosamente com as mesma medidas). Após vários pedidos, diligências, e mesmo conflitos, a TAUÉ conseguiu que tudo voltasse à normalidade, procurando sempre não interferir com as actuações, numa tentativa de não envolver terceiros. Cerca de duas horas após o início das actuações das Tunas, a Tarja de Aniversário da TAUÉ reapareceu, para delírio dos estudantes que enchiam os claustros, e que assistiram ao vigor da TAUÉ na defesa da tradição que é a sua Noite de Tunas, e que alguns já tentaram minimizar, ou mesmo aniquilar.

Mais uma vez, um grande agradecimento a todas as Tunas, estudantes, ex-estudantes, e não estudantes que se deslocaram a Évora para assistir a este evento.


Tuna Académica da Universidade de Évora

Parceiros