Portugaltunas - Tunas de Portugal

XX CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas
/5 ( votos)

XX CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas

O Balanço

A Azeituna apresentou no passado fim de semana o XX CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas, no Theatro Circo. Nos dias 6 e 7 de Dezembro, o CELTA trouxe à cidade de Braga cerca de 400 tunos de algumas das melhores tunas do país. Mais uma vez, o festival distinguiu-se pelo seu carácter temático.

Depois de temas como "Brasil" e "Rock", o XX CELTA foi realizado sob o tema "Azeiteiro", um tema inspirado na forma de estar descomprometida e irreverente que acompanha a Azeituna desde a sua génese e que proporcionou no Theatro Circo actuações onde o sentido de humor e capacidade de interpretação das várias tunas foram postos à prova.

Com a sala principal do teatro cheia em ambas as noites, os participantes apresentaram-se num cenário inspirado nos programas de entretenimento televisivo dos anos 90, o que garantiu um colorido ao espectáculo muito diferente do habitual. Após deliberação do júri, o prémio de Melhor Tuna foi arrecadado pela Desertuna, a única tuna estreante no CELTA no alinhamento desta edição, que regressa à Covilhã também com os prémios de Melhor Porta-estandarte e Tuna mais Tuna, sendo este último atribuído pela organização em reconhecimento do espírito demonstrado pela tuna ao longo de todo o fim de semana.

Para assinalar a vigésima edição do festival, pela primeira vez a Azeituna trouxe dois convidados especiais para actuar nas noites do CELTA. Convidados muito diferentes, mas que partilham uma forma de estar muito descontraída que se enquadrou perfeitamente na temática do festival.

Na sexta-feira, dia 6, o espectáculo "Reportório Osório" fascinou o público com as suas narrativas de vários personagens desgostosos, interpretados por um cantor e uma concertinista.

No sábado, dia 7, os convidados foram os "BiróDisco", uma banda jovem com um reportório muito diverso, que levou ao Theatro Circo toda a animação de uma romaria de Verão em pleno mês de Dezembro.

Depois de mais uma edição do CELTA bem sucedida, a Azeituna agradece a todos os que marcaram presença ou contribuiram de alguma forma para a concretização deste grande evento, e prepara-se para entrar no novo ano com os olhos postos em alguns objectivos já delineados: a edição do livro autobiográfico do grupo e a edição do CD de música sacra gravado ao vivo na Sé de Braga no passado mês de Abril.

Aqui ficam todos os prémios:

Melhor Tuna: Desertuna - Tuna Académica da Universidade de Beira Interior

Segunda Melhor Tuna: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto

Terceira Melhor Tuna: Scalabituna - Tuna do Instituto Politécnico de Santarém

Melhor Instrumental: Tuna Académica de Lisboa


Melhor Solista: Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico

Melhor Pandeireta: TEUP - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto

Melhor Porta Estandarte: Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior

Prémio Tema: TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico

Tuna mais tuna: Desertuna - Tuna Académica da Universidade de Beira Interior

Parceiros