Portugaltunas - Tunas de Portugal

XV Trovas
/5 ( votos)

XV Trovas

XV Trovas - O Resumo

Pelo 15º ano consecutivo a Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho presenteou a cidade de Braga com mais um TROVAS perante um Theatro Circo com lotação esgotada, do qual "A Feminina" se sagrou vencedora.

O Festival iniciou-se na sexta à noite, no entanto foi na noite de sábado que as tunas subiram ao palco do Theatro Circo. Apresentadas pelos Jogralhos, uma a uma, as tunas convidadas encheram o palco e mostraram aquilo que valiam perante uma sala repleta de pessoas e um painel de jurados muito atento.

Mas nem só das actuações no Theatro Circo se fez o Festival. Para a noite de sexta-feira as anfitriãs prepararam para as suas convidadas uma festa no Bar Académico (BA) subordinada ao tema "Danças do Mundo". Já a tarde de sábado começou com o tradicional "Pasacalles". As tunas a concurso partiram da Avenida Central e espalharam a sua música até ao Theatro Circo. A Gatuna preparou durante a tarde ainda workshops de percussão, a cargo dos Bomboémia, e de dança tradicional, a cargo dos iPUM, para as tunas e cidadãos bracarenses.


O júri deliberou:


Melhor Tuna - Tuna da Faculdade de Farmácia de Lisboa - A FEMININA
Melhor Estandarte" - Tuna da Faculdade de Farmácia de Lisboa - A FEMININA
Melhor Pandeireta - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST)
Melhor Solista - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto
Melhor Instrumental - Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto
Tuna mais tuna - Tuna da Faculdade de Farmácia de Lisboa - A FEMININA

Durante a noite também a Azeituna e a Gatuna pisaram o palco do Theatro Circo. No ano em que o TROVAS completa o 15º aniversário e regressa ao Theatro Circo, perante uma sala esgotada, a Gatuna juntou em palco mais de 50 elementos, entre elas algumas das fundadoras, o que constitui um motivo de grande orgulho.

Parceiros