Portugaltunas - Tunas de Portugal

XV FITUP: Tunadão 1998 a vencedora
/5 ( votos)

XV FITUP: Tunadão 1998 a vencedora

Decorreu No Passado Fim De Semana Mais Um FITUP


Decorreu no pasado fim de semana mais uma edição do FITUP, em duas noites cheias de festa e animação. No exterior do auditório o espectáculo foi projectado para o publico que quisesse ficar no exterior, com boa qualidade, para lá da trasmissão online via Internet. A sala esteve cheia, com bilheteira esgotada.

A 1ª noite abriu com a Tunalidade, dando o mote para o ínicio do certame. Seguiu-se a Tuna de Medicina da Universidade do Porto, numa actuação regular, que nos trouxe vários temas como "Romeiro ao Lonxe" , "Cumparsita", o fantástico original "Quero" ou ainda o seu Hino, destacando-se na actuação os seus pandeiretas.

Seguiu-se a Tuna de Distrito de Vitória-Gasteiz que nos trouxe directamente do País Basco temas clássicos como sendo "Horas de Ronda" e "Maria Dolores" bem como adaptações de temas Sul Americanos como sendo " Camdomblé Negro José" ou ainda "Estampa Cumanesa", com destaque para o seu Porta-Estandarte, numa actuação dentro do normal.

A fechar a 1ª noite competitiva, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, com entrada em palco numa alusão ao jogo "Tetris", abrindo a actuação com o instrumental "Tico Tico no Fubá", continuando em temas como "Sonho" e "Ilha", finalizando com o clássico "E o Porto é assim", saíndo de palco com uma rábula ao jogo "SuperMário" e um "Quero Beber" de despedida, numa actuação deveras consistente.

A Tuna da casa - Tuna Académica da Universidade Portucalense - finalizou a 1ª noite passando revista a temas como "Nem ás paredes confesso", "Berimbau", "The Typewriter", "Linda Moçoila" e o seu Hino "Quando esta Tuna passa".

Após um Sábado animado, a noite recomeça com a abertura da mesma pela mão da Tuna Feminina da Universidade Portucalense, dado lugar à sessão competitiva pela entrada em palco da Tunadão 1998, que apresentou um espectáculo variado, com um "medley" de temas vários, passando para a "Rua do Capelão" em jeito de swinglow pelo meio, continuando com "Libertango" e terminando numa serenata algo movimentada com tango pelo meio e mais um "medley" de temas de saída com FRÁ, numa boa actuação com destaque para os seus pandeiretas.

Seguiu-se a Estudantina Universitária de Lisboa, a dar início ao espectáculo com o vocal "Amor a Portugal", seguindo-se o instrumental "Bandolinata" e revisitando temas como "Em Viagem", "Desfolhada" e Tourada", numa actuação vocal e instrumental de muita qualidade com destaque para os seus solistas, pese a falta de pandeiretas.

Finalizou a noite competitiva a Tuna Académica do ISEP - vencedora da edição anterior - iniciando como habitualmente com a rábula ao "Alexandrino" em tons "The Final Countdown", seguindo-se os temas "Mulher Tripeira" e "Razon de Vivir", terminando com o instrumental "Perestroika" e finalmente o tema "Mãe Negra" em estreia. Culmina a actuação com "porto, Vinho e Lugar" numa actuação regular, com destaque para o seu estandarte e pandeiretas.

Surge então em palco a recêm chegada Tuna Veterana da Universidade Portucalense, que após agradecimentos públicos homenageia os Tunos já desaparecidos desta instituição, numa actuação de grande qualidade que soube a pouco - apenas dois temas + um juntamente com a Tuna Académica da Universidade Portucalense - mas onde se pôde saborear novamente a voz fantástico do Mário e ver um Porta Estandarte fabuloso - o melhor da noite sem dúvida. A TVUP está aí para durar.

Final de noite com a Tuna anfitriã, que nos brindou com temas como sendo " Berimbau", "Linda Moçoila", "The Typewriter" e  ainda "Rouca vai a campaínha".

Após duas noites, cerca de 50 músicas depois e uma estreia planetária - a Tuna Veterana da Universidade Portucalense - os resultados da XV edição do Festival Internacional de Tunas da Universidade Portucalense - FITUP foram os seguintes:


Melhor Solista: Estudantina Universitária de Lisboa

Melhor Estandarte: Vitoria - Tuna de Distrito Universitário de Vitória-Gasteiz

Melhor Pandeireta: Tunadão 1998 - Tuna do I.Politécnico de Viseu

melhor Instrumental: Tuna de Medicina da Universidade do Porto

Tuna Mais Tuna: Tunadão 1998 - Tuna do I.Politécnico de Viseu

3ª Melhor Tuna: Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto

2ª Melhor Tuna: Estudantina Universitária de Lisboa

Melhor Tuna: Tunadão 1998 - Tuna do I.Politécnico de Viseu

Parceiros