Portugaltunas - Tunas de Portugal

 XIX CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas
/5 ( votos)

XIX CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas

O Balanço

A Azeituna apresentou no passado fim de semana o XIX CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas, no Theatro Circo. Nos dias 14 e 15, o CELTA trouxe à cidade de Braga cerca de 400 tunos de algumas das melhores tunas do país. Mais uma vez, o festival distinguiu-se pelo seu carácter temático. Depois do "Cabaret", "Cinema" e "Brasil", o XIX CELTA foi inspirado no "Rock", com o desafio às tunas a incluir elementos deste género musical, já por si irreverente, nas suas actuações.

Com a sala principal do teatro cheia em ambas as noites, os participantes fizeram uso de instrumentos eléctricos e de bateria e interpretaram alguns dos maiores hits da história do rock, o que resultou num espectáculo de tunas especialmente cativante e muito diferente do habitual. Após deliberação do júri, o prémio de melhor tuna foi arrecadado pela TUIST, seguida pela Magna Tuna Cartola de Aveiro em 2º lugar e a TAL em 3º.

Para envolver o público do XIX CELTA no verdadeiro espírito do rock, a Azeituna contou com a participação de um convidado especial no Theatro Circo: Fernando Pereira, também conhecido por "Senhor das Vozes", o cantor português aclamado internacionalmente pela sua incrível capacidade vocal e imitações perfeitas, que 'trouxe' desta forma ao CELTA as maiores lendas da história do rock.

O XIX CELTA assinalou o completar de um ano de parceria entre a Azeituna e Braga 2012: Capital Europeia da Juventude e reafirmou o seu lugar de destaque no panorama nacional de festivais de tunas, pela qualidade dos participantes, pela componente de espectáculo para além das tunas e pela alegria que o público minhoto sempre faz questão de mostrar.

Depois de mais uma edição do CELTA bem sucedida, a Azeituna agradece a todos os que marcaram presença ou contribuiram de alguma forma para a concretização deste grande evento, e prepara-se para entrar no novo ano com os olhos postos em novos objectivos: a edição do livro autobiográfico do grupo e a gravação de um CD de música litúrgica, actividades marcarão o encerramento das comemoraçãoes do vigésimo aniversário do grupo.

 

Aqui ficam os resultados completos de mais um CELTA, este ano na sua 19º edição:
Melhor Pandeireta: Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto
Melhor Bandeira: Tuna Académica de Lisboa
Melhor Solista: Estudantina Universitária de Lisboa
Melhor Instrumental: Tuna Académica de Lisboa
Melhor Tema rock atribuido pelo Júri: Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Melhor Tema atribuido pela Azeituna: Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Tuna Mais Tuna: Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

3.ª Melhor Tuna: Tuna Académica de Lisboa
2.ª Melhor Tuna: Magna Tuna Cartola
Melhor Tuna: Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico

 Foto: Queirós Fotógrafo

 

Parceiros