Portugaltunas - Tunas de Portugal

XIII Moura Encantada
/5 ( votos)

XIII Moura Encantada

A Reportagem

A Feminis Ferventis, realizou o XIII Moura Encantada - Festival de Tunas Femininas no Algarve, que decorreu nos dias 13 e 14 de novembro na cidade de Faro.

As tunas a concurso para a XIII edição deste festival foram: TUFEMED - Tuna Feminina de Medicina do Porto; TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra; TUnice - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico. Ainda podemos contar com duas tunas extraconcurso: TUFES - Tuna Feminina Scalabitana da Escola Superior de Educação de Santarém e a Versus Tuna - Tuna académica da Universidade do Algarve.

No dia 13, realizou-se a noite de serenatas, num largo bastante acolhedor para o momento, na parte da Cidade Velha junto ao bar - Tertúlia Algarvia. A Versus Tuna abriu a noite, seguida da TFIST, TUFEMED, TFMUC e TUnice. A festa continuou noite dentro no bar - Guess Club, com bastante animação por parte das tunas convidadas.

No dia seguinte, as tunas foram brindadas com a atuação da TUFES na hora de almoço, e durante a tarde foram convidadas a realizar diversas atividades pelas ruas emblemáticas, desta cidade algarvia. A organização proporcionou atividades, tais como: demonstração e aprendizagem de algumas danças folclóricas da região, nomeadamente o corridinho algarvio, pela parte do Rancho Folclórico da Associação C.R.D. Nexense. Foi uma tarde bastante animada, existindo diversas interações com o público que passava, deixando a cidade de Faro com mais brilho e cor durante este fim-de-semana.

O ponto alto do festival foi obviamente a noite em que as tunas subiram ao palco do Grande Auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, no qual a plateia se encontrava bastante composta, dando lugar a uma maravilhosa noite.

A noite iniciou-se com a atuação da Versus Tuna a qual interpretou diversos temas, entre as quais três originais e uma adaptação da "Barata Tonta" de António Zambujo.

Deu-se então inicio ao "concurso" a TUnice - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - com 16 meninas em palco, iniciando a sua atuação com a música "Luzias" da sua autoria, seguida do seu instrumental intitulado de "Tempus Fujit". Deram seguimento com a música de Simone do Oliveira "Desfolhada", e o solo "Minho Encantador" de tradição popular. Destacou-se a música "Minha terra é Viana" eternizada por Amália Rodrigues, a qual teve bastantes aplausos por parte do público, e finalizaram a atuação com um "cheirinho" dos sons minhotos através da percussão de bombos.

A segunda tuna que deu continuidade ao espetáculo, vinha da capital: TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico. As 16 raparigas começaram com "Lisboa vadia" letra original e música de Sara Tavares, o seu medley instrumental intitulado de "Morricone". De seguida o seu original "Saudade" e o solo "Ó gente da minha terra" de Mariza. Para finalizarem a sua brilhante atuação interpretaram "Júlia florista" de Amália Rodrigues.

A terceira tuna a concurso, vinda diretamente da cidade dos estudantes: TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, brindou o público com uma atuação magnífica de originais. Iniciou a sua atuação com "Tuna", seguida de "Caloiro" e "Encontrar Coimbra". Seguiu-se o instrumental denominado de "Pau de Estrelas", e o solo "Feitiço de amor", finalizaram com a música "Em pedaços", a qual retrata uma das tradições mais importantes de Coimbra "O rasganço". Sublinha-se uma a boa disposição em palco das 25 meninas, vindas de Coimbra.

Para finalizar as tunas a concurso, o público recebeu as 21 meninas pertencentes à TUFEMED - Tuna Feminina de Medicina do Porto. Iniciaram a sua atuação com "Palomitas" música popular da América do Sul, seguida do solo "Te tengo miedo" de Adriana Mezzadri. Abrilhantaram a noite com o seu instrumental "Farruca em ré" de Paco Peña e John Williams, e "Madalena" letra e música popular brasileira com arranjo feito pela Tuna Universitária do Porto. Remataram a sua atuação com o seu original "Porto de histórias".

Por fim, antes do encerramento do "XIII Moura Encantada" subiram a palco as 31 meninas da tuna anfitriã, Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve, interpretando diversos temas, entre os quais: o seu solo "Despedida" um original; o seu instrumental de Gustavo Santaolalla; o "Hino da tuna"; "Musiquinha" dos Deolinda; finalizando com outro original "Canto à cidade".

Ficaram então atribuídos os prémios deste festival, da seguinte forma:

- Melhor Serenata: TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra
- Melhor Estandarte: TUnice - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Melhor Pandeireta: TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra
- Melhor Solista: TUFEMED - Tuna Feminina de Medicina do Porto
- Melhor Original: TUFEMED - Tuna Feminina de Medicina do Porto
- Melhor Instrumental: TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico
- Tuna Mais Tuna: TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra
- Melhor Tuna: TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico

Parabéns à organização "Feminis Ferventis" e a todos aqueles que participaram e colaboraram para a realização deste magnífico evento. Até ao XIV Moura Encantada!

 

Parceiros