Portugaltunas - Tunas de Portugal

X ForTuna - Festival de Tunas Mistas da FEUNL
/5 ( votos)

X ForTuna - Festival de Tunas Mistas da FEUNL

Reportagem E Resultados

Realizou-se na passada sexta-feira, 24 de Abril, a décima edição do festival da nossa tuna! O evento contou com 5 tunas a concurso - Sempert'unos, Tuna Económicas, TAISCTE, escstunis, EnfTuna - e ainda a nossa colega da U. Nova como convidada - a anTUNiA.



Por volta das 18 horas, os primeiros tunantes chegaram ao Campus de Campolide, o pessoal da Tuna Económicas. Foram chegando aos poucos, juntamente com membros das restantes tunas, e foram-se acumulando num agradável convívio no pátio frente ao anfiteatro onde iriam decorrer mais logo as actuações. Ainda se davam os últimos retoques organizativos quando as tunas começaram a marcar presença no pátio. Após os primeiros ataques aos barris de cerveja, serviu-se o jantar na cantina do campus, dentro da qual já se vivia um ambiente muito festivo e alegre, com a anTUNiA e a TE a impulsionarem as restantes tunas a fazer a festa com músicas típicas de convívio tunante começando assim a deixar as tunas já preparadas para a grande noite que se seguiria.



O vento e o frio pareciam estar a impedir o público de acorrer a Campolide. Com as tunas a fazerem barulho cá fora no pátio e a viver-se o verdadeiro ambiente de festival, num misto de alegria tunante e demonstração musical, deu-se início ao X ForTuna com a actuação da tuna convidada, mantendo assim a tradição da ForTuna de ter uma tuna masculina de grande renome no seu cartaz. Seguiram-se a TE, os Sempert'unos e a escstunis, antes do intervalo. Depois, a nossa tuna madrinha TAISCTE, seguida da EnfTuna que havia chegado atrasada ao evento. Chegou a actuação da ForTuna, com o anfiteatro Caixa Geral de Depósitos a abarrotar de amigos, familiares, colegas, tunantes e não-tunantes, prontos mais uma vez a apoiar a nossa tuna.



A atribuição dos prémios:

Melhor Tuna - EnfTuna

Melhor Instrumental - TAISCTE

Melhor Original - EnfTuna

Melhor Solista - EnfTuna

Tuna + Fado - Tuna Económicas

Melhor Estandarte - escstunis

Melhor Pandeireta - EnfTuna

Tuna + Tuna - Tuna Económicas


A atmosfera vivida no anfiteatro era contagiante, tal a vontade do público em receber a tuna organizadora nos seus braços. Desde o incansável apoio da velha guarda da ForTuna, que não parou de nos incentivar, de puxar por aplausos e gritar por nós, aos gritos de aclamação pelo Beja, o membro mais carismático da tuna para muitos. Foi uma actuação inesquecível, por todo o carinho que sentimos durante a mesma e por todo o prazer que foi actuar em casa para o nosso público. Quanto ao festival em si, o grande vencedor foi a EnfTuna de Portalegre, que confirmou o seu valor e, apesar de ter chegado atrasada ao evento, valeu a pena esperar por eles, tanto pela grande actuação, como pelo espírito que demonstraram.



Foi mais uma edição do ForTuna, que nos deixou a todos orgulhosos, e esperamos continuar a manter este festival em pé por muitos anos, cruzando gerações de tunantes e mantendo o espírito académico sempre presente! Como diria o meu amigo Beja, um grande "bem haja" a todos os que compareceram no festival, e também para os que ajudaram à execução do mesmo!!



Somos ForTuna e não paramos!

Parceiros