Portugaltunas - Tunas de Portugal

X FITUMIS – Festival Internacional de Tunas Mistas
/5 ( votos)

X FITUMIS – Festival Internacional de Tunas Mistas

A Reportagem

Nos passados dias 25 e 26 de Maio decorreu em X FITUMIS, Festival Internacional de Tunas Mistas organizado pela Instituna, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Leiria.
Este Festival contou com a presença das seguintes Tunas a concurso:
* Estatuna, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
* Estudiantina Trueba de Barakaldo (Escola António Trueba Barakaldo - Bilbao)
* Tuna Médica de Lisboa, Tuna da Faculdade de Medicina de Lisboa e Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
* Tuna UPRA, Tuna da Universidad de Puerto Rico en Arecibo

Este X FITUMIS teve início na 6ª feira 25 de Maio com a noite de serenatas enquanto que o passa calles decorreu na tarde de sábado dia 26. O Festival propriamente dito decorreu na noite de sábado, tendo como palco o tradicional Castelo de Porto de Mós e teve início por volta das 22h com uma modesta assistência.

A Instituna abriu a noite com uma pequena encenação enquadrando a mística do Castelo de Porto de Mós com a própria história da Instituna, apresentando ainda o seu original "Segredos de Leiria".

A primeira Tuna a concurso a pisar o palco foi a Estatuna que iniciou a actuação com "Prima da Chula" dos Trovante na voz do solista "Pêpas", seguido de "Marília Ausente", adaptação musical de poema de Bocage, "O que faz falta" de "Zeca" Afonso uma vez mais na voz do solista "Pepas". Apresentaram ainda "Canção de Embalar" de Zeca Afonso, terminando com "Estatuna (hino)". A saída de palco foi feita ao som de"Azar na Praia".

A segunda Tuna a concurso pisar o palco foi a Estudiantina Trueba de Barakaldo que iniciou a sua actuação com "Agua del Pozo" na voz da solista Marta, seguido de "Amor Canario". Apresentaram ainda o instrumental "Gigantes y Cabezudos", "Carnavalito/Hoy estoy Aqui", terminando com "Mar y Cielo" na voz do solista Lony.

Após o intervalo, subiu a palco a Tuna Upra de Porto Rico que apresentou "Hechizo Boringuento", seguido de "Obou Moin", "Capullito da Aleli", "Soñando com Puerto Rico" na voz da solista Raieliz que se emocionou durante a sua interpretação. Terminaram com o instrumental "Años en la Tuna".

A última Tuna a concurso a actuar foi a Tuna Médica de Lisboa que iniciou a sua actuação com "Adeus da Primavera" na voz da solista "Crias" que infelizmente não se fez ouvir devido a um problema no microfone. Seguiu-se o instrumental "Barbeiro de Sevilha", Lisboa à noite" na voz da solista Joana Gato "Carlisabel", original "Cachopa" na voz dos solistas "Branquinho" e "Chupa Cabras". Terminaram com o "Medley da Canção de Lisboa" na voz dos solistas "Crias", "Carlisabel", "Cupa Cabras" e "Quedas".

A noite prosseguiu com a actuação da anfitriã Instituna que apresentou os originais " A Nossa Cidade" e "Até o Amor não mais poder" na voz dos solistas Tiago Rodrigues e Catarina Domingues. Apresentaram ainda o "Instistrumental", o original "Acordes Apaixonados", terminando ao som de "A Pilinha".

 

Procedeu-se de seguida à entrega dos prémios:
* Melhor Serenata: Estudiantina Trueba de Barakaldo
* Melhor Passa Calles: Estatuna
* Melhor Porta-Estandarte: Estatuna
* Melhor Pandeireta: Tuna Médica de Lisboa
* Melhor Original: Tuna UPRA
* Melhor Instrumental: Tuna Médica de Lisboa
* Melhor Solista: Tuna UPRA
* 2ª Melhor Tuna: Tuna Médica de Lisboa
* Melhor Tuna (Gran Prémio Dom Fuas): Tuna UPRA

 

 

Pela noite dentro foram ainda entregues os seguintes prémios:
* Tuna mais Bebedoura: Estatuna
* Tuna mais Tuna: Tuna UPRA
* Prémio Jogos Tradicionais: Tuna UPRA

 

Relativamente às condições técnicas, nota positiva para a iluminação que se enquadrava com o cenário do Castelo de Porto de Mós; razoável qualidade do som com utilização de um PA adequado à emissão de som ao ar livre embora com alguns problemas pontuais em microfones e uma equalização muitas vezes um pouco abaixo do exigido. As condições meteorológicas foram relativamente favoráveis para a realização do evento apesar da fresca brisa que se fez sentir, causando algumas baixas com o decorrer da noite.

 

Parabéns à Instituna por ter atingindo a marca importante dos 10 festivais e às Tunas presentes pelo espetáculo proporcionado.
Até ao XI FITUMIS ...

 

Vincent Domingos - Colaborador PTunas

Parceiros