Portugaltunas - Tunas de Portugal

X FITAs
/5 ( votos)

X FITAs

A Reportagem

Castelo Branco recebeu a X Edição do FITAs, organizado pela Castra Leuca - Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Estiveram presentes as seguintes Tunas:

- Tuna de Medicina do Porto
- Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro
- Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
- Copituna d'Oppidana - Tuna Académica da Guarda
- Tuna de Medicina de Badajoz

Na sexta feira, as Tunas foram chegando à Castelo Branco para o que prometia ser um fim de semana de muita festa.

Decorreu na escadaria da Câmara Municipal a Noite de Serenatas, onde as Tunas apresentaram as suas serenatas às donzelas albicastrenses. Estiveram presentes também a animar a noite a TAFIPCB - Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Egitúnica - Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda e as Meninas e Senhoras da Beira - Tuna Feminina da Academia de Viseu.

No dia seguinte, as Tunas dirigiram-se ao Fórum Castelo Branco, para o Passacalles que animou a tarde desse espaço cultural, surpreendendo todos os presentes com a alegria e animação das Tunas Académicas.

À noite todos os caminhos iam dar ao Cine-Teatro Avenida, cheio de um público entusiasta que sabe receber bem as Tunas.

A primeira Tuna foi a anfitriã Castra Leuca que depois de uma entrada à 007 apresentou o seu medley composto por "Srª do Almortão", "Saudades da Beira" e "Maria Faia".

De seguida apresentou-se a Tunadão 1998. Apresentou o seu medley composto pelos originais "Ouvi Cantar", "Estudante de Viseu" e "Valsa da Madrugada", a serenata "Rua do Capelão", o instrumental "Libertango", logo seguido de "Balada do Padeiro", terminando com "Caravelas" e "Menina da Saia Preta". Destacaram-se nesta actuação os excelentes pandeiretas e estandartes assim como a constante variação musical combinada com muita animação, para gáudio do público.

De seguida apresentou-se a Copituna. Apresentaram "Reviver Carlos Paião", "Medley Quinta do Bill", "Domingo à Tarde", "Saudades", "Guitarra de Ilusões", "Menina Caloira" e "Capa ao Ombro". Destacou-se a qualidade dos arranjos e a cuidada apresentação. De referir a empatia com o público, pois as suas músicas eram cantadas em coro pelos presentes.

Seguidamente tocou a Tuna de Medicina do Porto. Apresentou "Romeiro ao lonxe", "Bandolins", "La Cumparsita", "Quero" e "Noites de Ronda". Destacaram-se os excelentes arranjos vocais ao longo de toda a actuação.

Após o intervalo subiu a palco a Tuna de Medicina de Badajoz. "Despedida", "Mormucha", "Maria la Portuguesa", "Poco a poco" e "Que viva España". Destacou-se a típica qualidade vocal das Tunas espanholas assim como o seu humor.

De seguida apresentou-se a Magna Tuna Cartola. Apresentou "A chuva da saudade", "Macho Português", "Serenata nova", "O pescador" e "Triste história de um Cartola". Destacou-se a enorme qualidade nos arranjos e variações musicais assim como a enorme empatia com o público.

Enquanto o júri deliberava os prémios, regressou ao palco a Castra Leuca apresentando "O FITAs faz 10 anos" composto especialmente para o festival, o instrumental "Salada a 3", "Rapsódia" e "Hino à Castra Leuca".

No final, o júri atribui os prémios da seguinte forma:

- Melhor Tuna - Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
- 2ª Melhor Tuna - Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro
- Tuna Mais tuna - Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
- Melhor Solista - Copituna d'Oppidana - Tuna Académica da Guarda
- Melhor Instrumental - Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
- Melhor Pandeireta - Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
- Melhor Porta-estandarte - Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro
- Melhor Pasacalles - Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
- Melhor Serenata - Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro
- Melhor Arranjo Vocal - Tuna de Medicina do Porto
- Melhor Apresentação - Tuna de Medicina de Badajoz


Os parabéns à organização pelo excelente festival que apresentou aos Albicastrenses e que venha o próximo FITAs

Parceiros