Portugaltunas - Tunas de Portugal

Vintage 2015
/5 ( votos)

Vintage 2015

Reportagem

Foi num verdadeiro ambiente de festa e companheirismo que se realizou, nos passados dias 5 e 6 de Junho em Vila do Conde, o Vintage 2015 - Certame Internacional de Tunas Universitárias, numa organização da Tuna do Distrito Universitário do Porto.

A recepção às tunas participantes decorreu ao longo da tarde de 6.ª feira. A noite adivinhava-se fria, mas o público de Vila do Conde foi muito caloroso no acolhimento dos visitantes. Num palco criado para o efeito junto à Nau Quinhentista, as tunas convidadas começaram por brindar o público presente com as suas actuações. Pelo palco passaram a Afrodituna, o Grupo de Fados de Engenharia, a Atituna, e a Gestrintuna sempre num registo bastante alegre e de festa. De seguida, no mesmo local, teve lugar o concurso de Serenatas, onde a Tuna Universitária de Aveiro, a Tuna TS, os Gatunos e a Tuna Universitária de Beja procuraram encantar as donzelas presentes, num excelente aperitivo para a noite seguinte. A festa prosseguiu no Rio Café Bar, num ambiente descontraído, de amizade e companheirismo dos presentes.

O dia seguinte iniciou-se com o almoço na cantina da ESEIG, tendo decorrido durante o resto da tarde o habitual teste de som, sendo o convívio nas imediações do teatro uma constante. Ao final da tarde teve lugar a recepção das tunas na Câmara Municipal de Vila do Conde, com os habituais agradecimentos e a entrega dos prémios de participação. O jantar teve também lugar na cantina da ESEIG e a hora do espectáculo estava próxima.

Pouco depois da hora marcada, com um Teatro ainda a meio-gás, os Gato Vadio tomaram conta do palco e nunca mais o deixaram em mãos alheias. Com música, humor e sobretudo muita descontração, cativaram o público presente, num registo bem agradável e fluido, como se pretende num espectáculo como este.

A primeira tuna a subir a palco foi a Tuna Feminina do Distrito Universitário do Porto. Com 9 elementos em palco, deram início à sua prestação com "Disseram que Voltei Americanizada", seguindo-se o tema "Ó Meu Rio Douro". O tem de solista "Meu Fado" deu lugar à "Casa Portuguesa". De destacar a qualidade sobretudo vocal que apenas 9 elementos conseguiram dar à actuação.

De seguida, a primeira tuna a concurso. Os Gatunos - Tuna Académica da ESEIG, com cerca de 30 elementos em palco, iniciaram a sua prestação com o tema de solista "O Infante", seguindo-se "Estas são as saudades", um tema bem dinâmico e animado. "Te Quiero", também um tema de solista, foi uma das músicas mais aplaudidas desta noite, dando lugar ao original "Sentir a Tradição". "Carvoeiras" fechou a prestação desta tuna, salientando-se positivamente a sua animação e interacção com um público que conhecem bem, bem como os seus esquemas de pandeiretas criativos e arrojados.

A segunda tuna a concurso da noite fez uma longa viagem até Vila do Conde e, na mala, trouxe consigo a representação do Património Imaterial da Humanidade. A Tuna Universitária de Beja, com cerca de 20 elementos em palco, conquistou desde logo o público com "Castelo de Beja", seguindo-se-lhe "É Tão Bom". O tema "Mais Uma Vez" precedeu o instrumental, um medley de temas clássicos, despedindo-se esta tuna com "Maria Lisboa" e com mais uma homenagem ao cante alentejano em "Meu Alentejo". Destaque para os arranjos vocais e execução dos mesmos.

Antes do intervalo, apresentou-se a Tuna de Veteranos "Ciudad de Cristal". Com 8 elementos, iniciaram a sua prestação com "La Bamba" e "Maria, La Portuguesa". "Luna de Miel" foi o tema que se seguiu, bem como "El día que me quieras". Interpretaram ainda temas como "Morena de mi copla", "La Feria de las Flores" e terminaram com "Tico-Tico". Uma excelente prestação, numa sonoridade diferente da escutada até então, e num revisitar de temas bem conhecidos dos aficionados de tunas espanholas.

Após um curto intervalo, a Tuna de Tecnologia de Saúde do Porto apresentou-se em palco com cerca de 30 elementos, iniciando a sua prestação com "Oxalá te Veja" e "Festa da Vida". O instrumental "Heroica" deu lugar a "Incerteza", dois originais, finalizando esta tuna a sua actuação com "Duas Cidades". Uma actuação muito animada e bastante aplaudida, com destaque para os seus pandeiretas e estandartes.

Da Veneza Portuguesa, chegou a última tuna a concurso. Com cerca de 30 elementos em palco, e numa sonoridade que lhe é tão característica, a Tuna Universitária de Aveiro ofereceu aos presentes um mix de temas de Zeca Afonso, seguindo-se um tema de solista, "Fantoches de Kissinger". "Até Quando" foi o instrumental escolhido para preceder "Malagueña", um tema de solista que mereceu um fortíssimo aplauso dos presentes, apenas superado pelo momento que se seguiu: um pedido de casamento de um elemento da tuna à respectiva namorada. Em jeito de festejo pelo "sim", a tuna interpretou "Amor à Beira Mar". Salienta-se a coesão da prestação desta tuna, numa performance vocal e instrumental muito consistente.

Enquanto ao júri cabia a tarefa árdua de avaliar as tunas a concurso para a respectiva atribuição de prémios, a Tuna do Distrito Universitário do Porto festejava, em palco, com o seu público, os seus 10 anos: como presente, e com cerca de 40 elementos em palco, estrearam um novo tema no seu repertório, "Color Esperanza". Com a entrega de alguns prémios pelo meio, a TDUP interpretou "Estrela da Tarde" e "Meu Porto sem Par", além de "Capa Negra" e "La Negra Tomasa". "Vejam Bem" precedeu a entrega final dos prémios que restavam, despedindo-se e encerrando o espectáculo com "Raparigas Belas".

O júri, constituído por:

João Campos - Membro da Tuna do Distrito Universitário do Porto e da Tuna Veterana da Universidade Portucalense
Carlos Martinez Caabeiro - Membro da Tuna Veterana Ciudad de Cristal
Marta Azevedo - Membro da Tuna Feminina do Distrito Universitário do Porto
Armando Pereira - Membro da Tuna Universitária do Porto
Nuno Martins - Músico / Actor profissional e ensaiador da Tuna Feminina do Distrito Universitário do Porto e da ArTuna:

Deliberou: 

Melhor Serenata - Tuna Universitária de Aveiro (Entregue na noite de 6.ª feira)
Tuna mais Tuna - Tuna Universitária de Beja (Entregue pela Organização)

Melhor Pandeireta - Tuna TS
Melhor Estandarte - Tuna TS
Melhor Solista - Tuna Universitária de Aveiro
Melhor Desempenho Instrumental - Tuna Universitária de Beja

2ª Melhor Tuna - Tuna Universitária de Beja
Melhor Tuna - Tuna Universitária de Aveiro

A festa continuou noite dentro, à semelhança da noite anterior, no Rio Café Bar.

Um destaque positivo para a equipa de som que esteve praticamente irrepreensível, quase sempre ao nível (elevado) que um espectáculo destes exige.

O Portugaltunas agradece a disponibilidade e colaboração da Tuna do Distrito Universitário do Porto pela realização de mais uma edição do Vintage, bem como pela comemoração dos seus 10 anos.

Parceiros