Portugaltunas - Tunas de Portugal

VIII FITUIFF- A reportagem completa do Festival da Bruna..
/5 ( votos)

VIII FITUIFF- A reportagem completa do Festival da Bruna..

A Reportagem Completa Do Festival E Dos 18 Anos Da Bruna..

Eis que o VIII FITUFF coincidiu com o 18º aniversário da Tuna Bruna, pequenos e graúdos ansiavam pelo início da festa na esperança de assistir a um bom espectáculo.
A festa começou cedo no lindíssimo Teatro da Trindade com uma bela tarde de Serenatas, houve grande adesão por parte da população, enchendo o espaço e acolhendo calorosamente as Tunas participantes.
 
Coube à Tuna Templária de Tomar abrir as festividades, presenteando o público com dois temas "Capas Traçadas" e "Camélias".
 
De seguida subiu ao palco a TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto, brindando os presentes com "Aquella Tarde" e "Anda ver o Douro".
 
O Real Tunel Académico de Viseu foi a terceira Tuna a subir a palco com os temas "Silencio" e "Nostalgia".
 
Para finalizar, a TUB - Tuna Universitária de Beja fecha a tarde de Serenatas com "Cidade ao Luar" e "Menina Estás à Janela".
 
Já no Casino da Figueira, todos esperavam a abertura das portas para o inicio do VIII FITUFF. Uma sala magnífica, repleta de um público fantástico, animado e muito participativo.
 
A apresentação do Festival ficou a cargo de Carlos Lima e de Júnior, "os apresentadores mais lindos, mais fofinhos e mais sexy's do Mundo". Estes brindaram o público com muita animação e informação importante, elucidando os presentes para os melhores empregos existentes no País, tais como Presidente de Juntas de Freguesia, Operador de Caixa numa cadeia de hipermercados e até mesmo Administrador de Bancos, apresentando os pré-requisitos para os conseguir, e nem a Geração à Rasca se esqueceram de mencionar.
 
Coube à Imperial Neptuna Académica da Figueira da Foz ser a primeira a pisar o palco como Tuna extra concurso interpretando "Criatura da Noite" e "Estou Além".
 
A primeira Tuna a concurso foi a Tuna Templária de Tomar, que foi descrita pelos apresentadores como um "grupo de pessoas vestidas de forma semelhante". Abriram a sua actuação com o conhecido tema "A Morte Saiu à Rua", seguido d' "O Charlatão", "É tão Bom", "Adeus Cidade", "Serenata Galante" e terminando com "As Varinas".
 
De seguida, foi a vez da TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto, descrita como "grupo que canta e toca vários instrumentos", subir a palco com os temas "Quero as Estrelas, Quero o Luar", "Estrela da Tarde", "Meu Porto sem Par", seguido de "Capa Negra", "Casa Portuguesa" e terminando com o animado "Raparigas Belas".
 
O Real Tunel Académico de Viseu, um "grupo de músicos com trajes esquisitos", foram os terceiros a pisar o palco, interpretando os originais "Rua Escura 43", homenagem ao cantinho onde esta Tuna nasceu, "Trilhos", "Procurei-te" e "Serenata ao Anjo", continuando a homenagem à sua terra com "Viseu, Terra Nobre" e "Homenagem a Hilário", acabando com as animadas "Borboletas".
 
Para finalizar as Tunas a concurso, foi a vez da TUB - Tuna Universitária de Beja, (a "rapaziada simpática que canta com sotaque"), animar os presentes com "Castelo de Beja", "É tão Bom", a serenata "Cidade ao Luar", seguidamente "Nem às Paredes Confesso", "Meu Alentejo" e terminando com "Maria Lisboa".
 
Terminando as Tunas a concurso foi a vez da Tuna da casa, a Tuna Bruna subir a palco com a "Marcha da Trindade", tema de homenagem ao Teatro da Trindade, sitio que os acolheu e ainda os acolhe com muito carinho, seguindo-se "Versos de Amor","Maria", tema de homenagem à cidade "Canção da Figueira", "À minha Maneira" e por fim "Os teus Olhos Estrelas".
 
E eis que chega o momento dos jurados serem chamados a palco, sendo estes constituídos pela Prof. Isabel Rovira, Directora Conservatório de Música da Figueira da Foz; Prof. Rogério Cruz, professor de música, músico e membro do Quarteto de Saxofones de Coimbra; Paulo Taborda, elemento da Imperial Neptuna Académica da Figueira da Foz e Vitorino, elemento da Real Fortuna - Tuna Académica de Coimbra.
 
Prémios:
 
Prémio Amizade: Jota
Melhor Estandarte: TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Solista: TUB - Tuna Universitária de Beja
Melhor Pandeireta: Tuna Templária de Tomar
Melhor Instrumental: Real Tunel Académico de Viseu
Melhor Serenata: Tuna Templária de Tomar
Melhor Original: TUB - Tuna Universitária de Beja
Tuna Mais Tuna: TUB - Tuna Universitária de Beja
2ª Melhor Tuna: TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Tuna: Real Tunel Académico de Viseu

 

Com o término do Festival, as Tunas foram encaminhadas para um bar onde não faltou animação, convívio e boa disposição, e seguindo depois para uma discoteca onde a festa continuou pela noite dentro.
 
Um muito obrigado à Tuna Bruna pelo fantástico acolhimento e disponibilidade, muitos parabéns pela qualidade do magnífico evento realizado e boa sorte para o próximo FITUFF.

 

Parceiros