Portugaltunas - Tunas de Portugal

VIII ENT Bragança
/5 ( votos)

VIII ENT Bragança

A Reportagem Completa...

Decorreu na bela cidade transmontana de Bragança, VIII Encontro Nacional de Tunos, com organização a cargo da Real Tuna Universitária de Bragança. Esta edição contou com a presença de Tunos de várias zonas do país: Viseu, Porto, Vila Real, Coimbra, Aveiro, Guarda.

 
Na sexta-feira após o jantar, decorreram 3 momentos musicais com vários grupos distintos:
 
 • Xibinhas: grupo de música tradicional portuguesa, composto por elementos da Infantuna Cidade de Viseu;
• Double: Mafalda Rosa e José Mota, dueto de piano e voz;
• Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
 
A festa continuou por vários bares e discotecas da cidade, sempre com muita animação.

 

Sábado amanheceu por volta da hora de almoço, seguindo para uma tarde repleta de sabedoria. 

Após a abertura oficial do Encontro Nacional de Tunos, o Grupo CoSaGaPe (Eduardo Coelho, Jean Pierre Silva, Ricardo Tavares e João Paulo Sousa) fez o lançamento do livro Qvid Tvnae? A Tuna Estudantil em Portugal. Após investigação de alguns anos, o grupo enriquece o mundo tunante português com o primeiro livro sobre o fenómeno, baseado em factos.

Seguiu-se um workshop prático, sob orientação de André Varandas, focando direcção vocal, direcção musical, composição e ensaio. Bastante educativo, com ideias inovadoras, na base da musicalidade das tunas portuguesas e com dicas bastante práticas.

Após o jantar realizou-se tertúlia aberta sobre vários assuntos, dando oportunidade a todos de expressarem a suas opiniões. Terminou ao som da bossa nova com o grupo Chorinhos, composto por elementos da Estudantina de Braga. 

 

Domingo foi palco de discussão sobre instrumentos tradicionais portugueses e por consequência, o rumo da música tradicional do nosso país, com António Pacheco, professor no Instituto Politécnico de Bragança. Os intervenientes tiveram oportunidade de visualizar um vídeo realizado da oficina de Domingos Machado, em Braga, sobre a construção e evolução dos vários instrumentos tradicionais.

 Por volta da 17h teve lugar a Sessão plenária de encerramento do ENT, durante a qual não houve candidaturas para a realização do evento no próximo ano.

 

Um agradecimento a todos os que estiveram presente e em especial à RTUB pela organização do VIII Encontro Nacional de Tunos, foi deveras um verdadeiro encontro de amigos, ao jeito das gentes de Bragança, onde nada faltou, nem o Favaios.

 

 

Aqui estão as reportagens que saíram na comunicação social sobre o evento:

 

RTP  - 15'

http://www.rtp.pt/play/?tvprog=19455&idpod=64023&fbtitle=RTP+Play+-+PORTUGAL+EM+DIRETO&fbimg=http%3A%2F%2Fimg.rtp.pt%2Fmultimedia%2Fscreenshots%2Fportdirecto%2Fptdirecto_1_20111010.jpg&fburl=http%3A%2F%2Fwww.rtp.pt%2Fplay%2F%3Ftvprog%3D19455

Local Visão - Bragança

http://www.facebook.com/pages/ENT-Encontro-Nacional-de-Tunos/182102591813672 

 

 

Parceiros