Portugaltunas - Tunas de Portugal

VIII Cidade Berço
/5 ( votos)

VIII Cidade Berço

Os Resultados

Realizou-se no passado fim-de-semana a 8ª edição do Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas.

Em vésperas do arranque da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, a Afonsina, tuna anfitriã, deu o tiro de partida para um ano de gala na cidade berço. Das duas cidades nacionais já contempladas com a distinção - Lisboa e Porto, vieram as 4 tunas participantes no concurso.
Da capital, veio a Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa e a TUIST - Tuna do Instituto Superior Técnico. Da invicta, veio a Tuna de Medicina do Porto e a Tuna da Universidade Católica Portuguesa.

Sexta-feira, dia 12, o centro histórico da cidade acolheu a já tradicional noite de serenatas. As honras de abertura do certame estiveram a cargo da Afonsina e da Tun'Obebes.

No Sábado, as atenções viraram-se para a sala de espectáculos do São Mamede.

A primeira tuna a subir ao palco foi a Afonsina, representada apenas pelos seus elementos mais antigos. Vários fundadores e elementos das gerações mais antigas da tuna executaram três temas e protagonizaram um dos momentos mais aplaudidos e emocionantes da noite.

As actuações das tunas a concurso foram intervaladas com intervenções do humorista Hugo Sousa. Momentos de verdadeira histeria varreram os bem compostos balcões e plateia do auditório.

Enquanto o júri reunia, a Afonsina voltou de novo a palco, desta vez com a família completa, para interpretar mais quatro temas. Terá sido, provavelmente, a edição que conseguiu reunir mais afonsinos em palco. Uma verdadeira festa!

Os prémios do VIII Cidade Berço foram atribuídos da seguinte forma:

Melhor Tuna: Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto
2ª Melhor Tuna: Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa
Melhor Solista: Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto
Melhor Instrumental: Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa
Melhor Serenata: Tuna de Medicina do Porto
Melhor Pandeireta: Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto
Melhor Porta-Estandarte: Tuna de Medicina do Porto
Tuna mais Tuna: Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa

O festival encerrou com o hino da tuna da casa e com a certeza que a qualidade do cartaz foi superada em palco por todas as tunas presentes.

Parceiros