Portugaltunas - Tunas de Portugal

VII FESTAFIN – Festival de Tunas Femininas de Idanha
/5 ( votos)

VII FESTAFIN – Festival de Tunas Femininas de Idanha

A Reportagem

Decorreu nos dias 4 e 5 de Dezembro o VII FESTAFIN – Festival de Tunas Femininas de Idanha-a-Nova, organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova em parceria com a Adufótuna – Tuna Feminina da ESGIN.

Este ano a Noite de Serenatas, contou com a presença da Artintuna Copitusa – Tuna Académica da ESART de Castelo Branco, que encantou as donzelas presentes com as suas serenatas.

No dia seguinte decorreu o passacalles pelas ruas de Idanha, pasacalles esses já conhecidos pela “dureza” com que as Tunas são brindadas em terras raianas.

À noite, as Tunas dirigiram-se ao Auditório da ESGIN, onde as esperavam um publico entusiasta.

O Festival iniciou-se com a Carpetuna – Real Tuna Académica da ESGIN, com uma actuação bastante animada onde apresentaram os temas “Caloiro”, “Rapsódia”, “Un simples beso”, “Cenas de um Tuno” e “Hino da Carpetuna”, que pela recepção do público são êxitos em Idanha!

A primeira Tuna a concurso foi a C’a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior, que se apresentaram com os temas “Instrumental Coldplay”, “Movimento Perpétuo Associativo”, “Todas as ruas do amor”, “Menina do alto da serra” e “Casal Garcia”.

Seguiu-se a Tuna Feminina do IPCA de Barcelos, com um medley com as musicas “Sra do Almortão ” e “As 7 mulheres do Minho”, seguido de “Fado do Estudante”, “Menina do alto da serra”, “Todas as ruas do amor” e “Terra da lenda”.

Logo depois vieram as Cavaleiras de Sellium – Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Tomar que apresentaram “Alcácer-Quibir”, “Maria Faia”, “Alecrim”, “Erva-cidreira”, “Ferreiro” e “Noite”.

Para finalizar as Tunas a concurso veio a Dartatuna – Tuna Feminina da ESART de Castelo Branco com “Maria Faia”, “O fado não é mau”, “Por quem não esqueci”, “Tasquinha” e “Cantando”.

Para finalizar veio a Tuna anfitriã, Adufótuna – Tuna Feminina da ESGIN que tocou “Idanha”, “Idanha-a-Nova”, “Rambóia Adufótuna”, “Memórias de um estudante”, “Caloiro”, “Perdição” e “Sra do Almortão”.

No final, os resultados foram:

Melhor Tuna: Cavaleiras de Sellium – Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Tomar
Tuna + Tuna: Tuna Feminina do IPCA de Barcelos
Melhor Pandeireta: C’a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior
Melhor Porta-estandarte: C’a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior
Melhor Solista: Cavaleiras de Sellium – Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Tomar
Melhor Pasacalles: Dartatuna – Tuna Feminina da ESART de Castelo Branco


Os parabéns à AEESGIN e à Adufótuna e até ao próximo FESTAFIN

Parceiros