Portugaltunas - Tunas de Portugal

VI Serenatas ao Berço
/5 ( votos)

VI Serenatas ao Berço

TFIST Conquista A Capital Europeia Da Cultura 2012

No passado dia 17 de Março de 2012, o Berço da Nação foi palco do VI Serenatas ao Berço, Festival de Tunas Femininas, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, organizado pela Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho.

Este ano, ano em que a cidade de Guimarães é Capital Europeia da Cultura 2012, a Tun'Obebes, em parceria com a Afonsina, candidatou-se com o projeto "Cidade Académica" ao Programa Associativo - Tempos Cruzados. Um dos objetivos do projeto é a interação entre a comunidade Vimaranense com a cultura e espírito académico, havendo a promoção de intercâmbios culturais e recreativos com outras instituições e, ainda, o incentivo do turismo à cidade através de espetáculos de elevada qualidade da cultura académica. O VI Serenatas ao Berço é a primeira atividade deste projeto. Mas, decorrerão ao longo do ano outras atividades, como é exemplo, noite de Serenatas à Cidade, o festival dos rapazes, o IX Cidade Berço - Festival de Tunas Académicas e Workshops de Música Tradicional Portuguesa.

O VI Serenatas ao Berço contou com a participação de quatro Tunas a concurso, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro, FTuna - Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda, Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico e Tuna Feminina Universitária de Beja.
Com o dia soalheiro, as Tunas convidadas conquistaram o coração da cidade que acolhe as meninas da Tun'Obebes enquanto estudantes, com serenatas realizadas no Largo da Oliveira.

À noite, e com a casa cheia e os corações da CEC2012 a iluminar o palco, a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico foi a grande vencedora desta edição, levando para a Capital os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Instrumental, Melhor Serenata e o Melhor TUNA. A Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro levou para a Terra da Ria o prémio de Melhor Porta-Estandarte e a FTuna - Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda conquistou os prémios de Melhor Solista e, ainda, já noite dentro o prémio Tuna + Tuna.

O VI Serenatas ao Berço foi ainda presenteado com a participação especial da Afonsina - Tuna de Engenharia da Universidade do Minho, como Tuna extraconcurso, e na apresentação, vindos da Guarda, os "À Meia Noite nas Eólicas" que foram recebidos com muitas gargalhadas e palmas pelo público vimaranense. Para terminar o espetáculo, subiu a palco a Tuna anfitriã, a Tun'Obebes, brindando como é hábito todos os presentes com uma espetacular atuação.

A Sexta edição elevou as espectativas, sendo assim digno de se dizer "e venha o VII Serenatas ao Berço!".

Parceiros