Portugaltunas - Tunas de Portugal

VI Olimpo: Rescaldo
/5 ( votos)

VI Olimpo: Rescaldo

A Reportagem De Mais Um Olimpo

 

VI Olimpo
26 de Março de 2011
Cine-Teatro Avenida

Decorreu no passado fim-de-semana mais um Olimpo - Festival de Tunas Femininas de Castelo Branco, organizado pela TAFIPCB - Tuna Académica Feminina do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

No sábado à tarde decorreu o Pasacalles, que apesar da chuva foi bastante animado e mostrou um pouco do que iria ser o espectáculo da noite.

Às 21:30h teve inicio o Festival no Cine-Teatro Avenida, com uma plateia bem composta.

A noite começou com a TAFIPCB a apresentar 3 temas acompanhados ao piano. Tocaram "Vejam bem" e dois temas franceses devidamente traduzidos para português: "Vois sur ton chemin" e "Carèsse sur l'ocean". Logo de seguida chamaram a palco a convidada especial do VI Olimpo, Daniela Varela, vocalista dos "Flor-de-lis", interpretando em conjunto o tema "Todas as ruas do amor", que mereceu rasgados aplausos do publico. Terminaram depois a primeira parte da sua actuação com "Desfolhada".

A primeira Tuna a concurso foi a Cientuna, que apresentou os temas "Cientuna encanta", seguido do seu "Instrumental", "Fado Xuxu", "Un año de amor", "O meu coração não tem cor" e "Lembranças". Esta actuação fica marcada pela actuação e interacção das suas pandeiretas e estandartes.

De seguida apresentou-se a Encantatuna com os temas "Feiticeira", "Medley de António Variações", "Fado Toninho", "Venham mais cinco", "Relembrando Amália" e "Hino à Encantatuna". De realçar o uso de uma harpa num dos temas, assim como as suas porta-estandartes que estiveram muito bem nas coreografias apresentadas.

Seguiu-se mais uma Tuna, desta vez extra-concurso. Apresentou-se a Tuna da Universidade Sénior Albicastrense que mostraram mais uma vez a sua alegria contagiante nos temas "Rama", "Chapéu Preto", "Moleirinha", "Mulher Gorda" e "Saudades da Beira".

Depois do intervalo apresentou-se novamente a TAFIPCB com os temas "Serenata", "Criaturas da noite", "Irás recordar-me" e "A ti estudante", aproveitando para chamar a palco as Tunantes mais antigas.

O concurso recomeçou com a Tuna Sadina, que apresentou os temas "O futuro o dirá", "Garça perdida", "Abraço a Setúbal", "Cavalo à solta" e "Pensamento Sadino", numa actuação marcada pela interpretação da sua solista, pelas suas pandeiretas e estandartes e pelo humor constante por parte da sua apresentadora.

De seguida apresentou-se a TFIST com uma música criada para o VI Olimpo. De seguida tocaram "Saudade", "Vocês sabem lá", "Medley de Ennio Morricone", "Lisboa Vadia" e "Júlia Florista". Esta actuação fica marcada pela qualidade musical apresentada, assim como as coreografias das suas pandeiretas.

No final do festival, enquanto o júri deliberava, apresentou-se a Castra Leuca com os temas "Academia Albicastrense", "Medley Albicastrense" e "Hino Castra Leuca".

No final, o júri composto por:

- Daniela Varela - Vocalista dos "Flor-de-lis"
- Luisa Correia - Professora da ESART
- Nélio Correia - Elemento da Castra Leuca
- Gabriel Varela - Elemento do Teatro Vaatão
- Joaquim Pires - Professor de Guitarra do Conservatório de Castelo Branco

decidiu atribuir os prémios da seguinte forma:

- Melhor Pasacalles - Tuna Sadina
- Melhor Original - Encantatuna
- Melhor Porta-Estandarte - Encantatuna
- Melhor Pandeireta - Cientuna
- Melhor Solista - Tuna Sadina
- Melhor Instrumental - TFIST
- Tuna + Tuna - Tuna Sadina
- 2ª Melhor Tuna - Encantatuna
- Melhor Tuna - TFIST

A festa continuou pela noite dentro, onde reinou o espírito académico, o convívio, esquecendo assim a chuva!

A TAFIPCB está de parabéns por mais uma excelente organização de um festival que já é um marco na cidade de Castelo Branco.

Parceiros