VI ENT 2009 em Castelo Branco

21-01-2009

VI ENT 2009 em Castelo Branco
Comunicado da Comissão de Organização do 5º Encontro Nacional de Tunos - Lisboa 2007 / Universidade Lusófona


Assunto: ORGANIZAÇÃO DO 6º ENT-2009


Caros amigos Tunos:

Conforme publicitado oportunamente neste portal, decorreu até ao dia 31 de Dezembro de 2008 o período de Recepção de Candidaturas para a Organização do 6º Encontro Nacional de Tunos, a realizar no ano de 2009.

Foi já tomada a deliberação da atribuição da Organização exarada em comunicado oficial, publicado no Blog do 5º ENT, cujo endereço é

www.5ent.blogspot.com



Saudações Académicas

P'la Comissão de Organização do
5º Encontro Nacional de Tunos - Lisboa 2007 / Universidade Lusófona


J. Cunha
(Tusófona - Real Tuna Lusófona)

--------------------------------------------------------------
Caros Tunos/Tunantes:


Conforme publicitado decorreu até ao dia 31 de Dezembro de 2008 o período de Recepção de Candidaturas para a Organização do 6º Encontro Nacional de Tunos, a realizar no ano de 2009.

A Comissão Organizadora do 5º ENT - Lisboa 2007 /Universidade Lusófona, responsável pela abertura do procedimento de atribuição da Organização, tem a comunicar aos interessados o seguinte:


Ponto 1 - Ainda antes da abertura do período de Recepção de Candidaturas, foram recebidas 3 missivas de grupos tunantes, informando do procedimento de intenção em formalizar uma Candidatura à Organização do 6º ENT-2009.

Ponto 2 - Os grupos que se mostraram motivados para a formalização de Candidaturas, conforme citado no Ponto 1 foram os seguintes: Transmontuna - Associação Recreativa e Cultural (Vila Real), Trovantina de Leiria e Estudantina Académica de Castelo Branco - Associação Cultural.

Ponto 3 - No final do período de Recepção de Candidaturas a Comissão de Organização do 5º ENT tem, efectivamente e apenas, a reportar a recepção da Candidatura Oficial da Estudantina Académica de Castelo Branco - Associação Cultural.




Ponto 4 - Trancreve-se, para conhecimento público tunante, o texto do documento que enforma a Candidatura Oficial da EACB.

(....)

A Estudantina Académica de Castelo Branco está desde a sua fundação
atenta às principais movimentações do mundo tunante Português.
Sabemos reconhecer a importância do Encontro Nacional de Tunos
relativamente ao conhecimento de novas realidades e metodologias acerca das
Tunas Portuguesas, assim como um ponto de encontro de amigos que se interessam por este modo de vida.

Preocupou-nos a notícia de que este ano não iria haver o ENT. Defendemos
a ideia de que este evento devia ter uma periodicidade regular. Sabemos também que é impossível neste momento organizar o Encontro ainda este ano.
Deste modo, vimos apresentar a nossa candidatura oficial à Organização do
6º ENT, na data de 16, 17 e 18 de Outubro de 2009.
Castelo Branco é uma Cidade do interior, mas tem uma Academia bastante
activa e participante, e é acima de tudo uma Cidade que sabe acolher bem que a visita.

Somos uma Tuna que apesar da nossa juventude, temos elementos com
bastante experiência de Tunas anteriores, com experiência suficiente na organização de eventos tunantes, nomeadamente Festivais e Encontros de Tunas.


Somos também uma Associação Cultural/Juvenil, com protocolos firmados
com o IPJ de Castelo Branco, que já se prontificou a apoiar este evento.
Temos as melhores condições para organizar este Encontro, nomeadamente
ao nível de infraestruturas. Contamos com o espaço do IPJ de Castelo Branco, que dispõe de auditórios e salas próprias para palestras e workshops, assim como a Pousada da Juventude, situada no mesmo edificio.


Podemos deste já apresentar o programa provisório que propomos para o
“nosso” ENT:


Sexta-feira:

18h00 – Recepção - registo e entrega de documentação aos Tunos participantes
19h30 – Jantar de Recepção (local a designar)
21h30 – Serão Musical;
00h00 – Festa Académica (local a designar)

Sábado:

10h00 – Sessão de Abertura
10h30 – Conferências (20 a 25 minutos cada) – temas a designar
13h00 – Almoço;
14h30 – Mesa Redonda (oradores e debate) – tema a designar
16h45 – Pausa para café;
17h00 – Oficinas de Execução Musical (instrumentos)
20h00 – Jantar
21h30 – Tertúlia Académica (informal, em jeito de balanço):
00h30 – Festa Académica

Domingo:

10h30 – Mesa Redonda (oradores e debate) – tema a designar
11h45 – Oficinas (tema a designar)
13h00 – Almoço
14h30 – Oficinas (tema a designar)
16h00 – Comunicações livres
17h00 –Sessão Plenária de encerramento do ENT (com votação para a escolha da
Organização do VI ENT)


Temos também já contactos estabelecidos relativamente a oradores e temas
para discussão, de modo a que se discuta mesmo o que é importante e não o “sexo dos anjos”, como já se tem visto noutras edições do ENT. O nosso objectivo passa por ouvir a comunidade tunante acerca das suas verdadeiras preocupações e dúvidas, e só depois disso designar os temas a ser debatidos, de modo a que sejam realmente úteis, informativos e de interesse.

Também temos contactos feitos relativamente à diversão nocturna, também
necessária nestes eventos, de modo a garantir que quem vier a Castelo Branco tenha o minimo de despesas.

Neste contexto,decidimos em pedir como preço de inscrição na ordem dos
30/35 €, com a diferença de que este valor já irá incluir, além das refeições ematerial referente ao ENT, bebidas e dormida, sendo que esta ultima é mesmo o nosso cavalo de batalha! Quem vier a Castelo Branco, terá direito a dormida incluída na sua inscrição.

Feita a apresentação oficial do nosso projecto, resta-nos agora esperar que a
nossa candidatura seja aceite. Sabemos que um evento desta envergadura exige
trabalho, mas temos todas as condições para organizar da melhor maneira o
Encontro Nacional de Tunos na nossa Cidade de Castelo Branco. Somos uma Tuna
recente, mas que é reconhecida pela sua capacidade de trabalhar e de se superar. Senos for atribuida a organização do ENT, podem estar certos que tudo será feito para que seja seja um sucesso absoluto.


Ficamos a aguardar uma resposta da vossa parte.
Despedimo-nos com os melhores cumprimentos.
Saudações Académicas desde a Capital da Beira Baixa

P’la Estudantina Académica de Castelo Branco
João “Joni” Afonso





Ponto 5 - Considerandos.

a) Considerando que apenas foi validada Candidatura única à Organização do 6º ENT - 2009;

b) Considerando a vontade férrea em organizar o 6º ENT -2009, manifestada pela EACB, alicerçada em apoios de Instituições Locais, e na sua capacidade organizativa já patente noutros eventos por si organizados;

c) Considerando que o Programa Provisório mantém o modelo organizativo já estabelecido e confiando na capacidade de desenvolvimento de conteúdos temáticos a abordar no ENT, que mantenham a continuidade da vertente formativa e informativa à comunidade tunante;

d) Considerando a oportunidade e a importância da prossecução do Encontro Nacional de Tunos, como espaço temporal de discussão/debate/formação/informação/convívio do movimento tunante, seja em retrospectiva, perspectiva actual ou perspectiva futura;


Assim,

A Comissão de Organização do 5º ENT - Lisboa 2007 deliberou, no uso das competências que lhe foram delegadas, pela Assembleia de Participantes do 5º ENT, na Sessão Plenária Final, atribuir a organização do 6º Encontro Nacional de Tunos-2009, à ESTUDANTINA ACADÉMICA DE CASTELO BRANCO



Ponto 6 - Conforme praxe instituída, cessa desta forma a validade do foro e das competências da Comissão de Organização do 5º ENT - Lisboa 2007 /Universidade Lusófona, organizado pela TUSÓFONA - Real Tuna Lusófona, transferindo-as para a EACB.


"Habemus ENT" ! Ámen!


Ao Campo Grande, em Lisboa, da Universidade Lusófona, no Décimo quarto dia do mês de Janeiro do ano de dois mil e nove.

P'la Comissão Organizadora do
5º ENT - Lisboa 2007 /Universidade Lusófona

J. Cunha
TUSÓFONA - Real Tuna Lusófona