Portugaltunas - Tunas de Portugal

VI CAPOTE - Festival de Tunas Femininas de Bragança
/5 ( votos)

VI CAPOTE - Festival de Tunas Femininas de Bragança

A Reportagem Completa

VI Capote - Festival de Tunas Femininas de Bragança.


Realizou-se a 5 de Março o VI CAPOTE, organizado pela TÔNA TUNA (Tuna Feminina Universitária de Bragança).

O evento teve lugar na cidade de Bragança, e contou com a presença das seguintes tunas: Tôna Tuna (tuna anfitriã), a Real Tuna Universitária de Bragança (como tuna convidada) a TUNAFE - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia do Porto, a K´rica tuna - Tuna Feminina do ESECVPOA de Oliveira de Azemeis, Tuna feminina do ISCAP e a Tunice - Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

As tunas fizeram inicialmente um pasecalles pela cidade animando os locais com as suas músicas e actuações, no fim reuniram-se na cantina do Instituto Politécnico de Bragança para o jantar / convívio.

Depois do jantar, teve inicio o festival no Teatro Municipal de Bragança.
A primeira tuna a subir a palco foi a RTUB que animou o público com o "Boémio de Bragança", "Caçador de raposas", a bela serenata "Acredita" e "Malefício", terminando com a mítica "Amigos para sempre" num sentido e emocionado coro por parte do público.

De seguida iniciaram-se as actuações das tunas a concurso, com a TUNAFE, que interpretou temas como "Hora de fechar", "O que faz falta" do grande Zeca e "Hino de Tunafe", trazendo para o palco muita alegria, com um show de pandeiretas e estandartes muito bem sincronizados.
Seguiu-se a K´RICA TUNA, que apresentou o tradicional "O Ferreiro", "Chuva" de Mariza, um instrumental baseado na banda sonora do filme Piratas das Caraíbas, o Grito Académico e por fim um medley de musicas portuguesas.
A terceira Tuna a concurso foi a Tuna do ISCAP, que nos brindou com "Tiro ao Álvaro", "Aconteceu" de Ana Moura, "Moda das tranças pretas", "Dá-me lume" de Jorge Palma, e ainda "silêncio e tanta gente" numa recordação aos melhores temas do Festival Eurovisão da Canção, e "Cá vai a tuna" numa apresentação ritmada e com alegria.
A última tuna a concurso que subiu a palco foi a TUNICE com temas como: "Barco negro" num solo que emocionou a plateia, "Sol de inverno" e "A minha terra é Viana", num actuação que transmitiu muita alegria e interacção com o público.

Por fim a actuação da aniversariante, a Tôna Tuna (tuna anfitriã) com muita alegria e emoção entre os seus elementos; seguida da entrega de prémios:
Tuna Mais Tuna - TUNICE
Pasacalles - K ´Rica Tuna
Instrumental - TUNAFE
Estandarte - TUNICE
Solista - TUNICE
Pandeireta - TUNAFE
Melhor Tuna - TUNAFE

E "..pelos bares da cidade até de madrugada, aproveitando a mocidade..." seguiram os participantes do evento num ambiente cheio de animação e alegria
Este festival tem sido cada vez mais uma revelação positiva a cada edição que passa, com excelente organização por parte da Tôna Tuna, contando com o apoio da cidade de Bragança, o que só mostra que a gentes Brigantinas sabem acolher como ninguém.
Venha mais um no próximo ano!


 

Parceiros